Vamos ser sinceros: Às vezes, trabalhar com Marketing Digital, Gestão de Tráfego e/ou Marketing de Performance pode te sobrecarregar de tarefas recorrentes. Entre criar campanhas, analisar dados e tentar acompanhar zilhões de plataformas, é fácil olhar para a pauta e achar que ela não tem fim. A lista de tarefas nunca acaba, e a pressão para entregar resultados só aumenta. Isso não só desafia sua criatividade, mas também consome seu tempo e recursos como um buraco negro.

Nessas horas, surge um recurso salvador, que promete não apenas te dar mais tempo, como também reduzir a chance de erros em larga escala: A automação de marketing. Sim, essas ferramentas mágicas que prometem facilitar sua vida, ajudando você a fazer mais com menos esforço. Parece bom demais pra ser verdade, né? Mas será que a automação é realmente tudo isso que falam?

Para tirar essa dúvida, a gente reuniu algumas estatísticas incríveis sobre automação de marketing, extraídas de um artigo super bacana do Jeff Bulas, que recomendamos a leitura. Se você está pensando em dar esse passo e incluir automação na sua estratégia, esses números vão abrir seus olhos para o que é possível alcançar. Bora conferir? ????


Como o mercado vem enxergando a automação de marketing:

1. A automação de marketing está crescendo rapidamente

A indústria global de automação de marketing deve gerar 8,23 bilhões de dólares em receita em 2024. As projeções indicam que esse número mais que dobrará até 2032, ultrapassando 21 bilhões de dólares. Esse crescimento reflete a crescente dependência das empresas em automação para otimizar operações.

2. A automação é amplamente adotada

Cerca de 75% das empresas já utilizam automação de marketing, destacando sua aceitação como uma ferramenta essencial para o marketing moderno. Isso são dados de um estudo extraído da base do Hubspot, que é - atualmente  - uma das maiores empresas no ramo de automação global, com 35% do mercado.

Para quem é de humanas, isso representa 3 a cada 4 empresas! Sua capacidade de melhorar a eficiência e entregar resultados mensuráveis a torna indispensável para se manter competitivo.

3. Confiança nas estratégias de automação está aumentando

De acordo com uma pesquisa da Ascend2, 28% dos profissionais de marketing acreditam que a automação apoia melhor seus objetivos, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Além disso, 69% relatam algum nível de sucesso com seus esforços de automação, enquanto apenas 3% consideram a automação ineficaz.

4. A demanda por automação continua crescendo

Entre 2020 e 2022, 91% dos profissionais de marketing relataram um aumento na demanda por automação dentro de suas equipes. Isso reflete a busca por eficiência e escalabilidade em um cenário de trabalho cada vez mais intenso.

5. Investimentos em automação estão em alta

Mais da metade (54%) dos profissionais de marketing planejam aumentar seus orçamentos para automação no próximo ano, enquanto apenas 11% esperam reduzi-los. Isso demonstra o reconhecimento do valor da automação em impulsionar eficiência e ROI, mesmo em tempos de restrições orçamentárias.

Como a Automação Está Sendo Usada

6. Automação de e-mails

Em fevereiro de 2024, 58% dos líderes de marketing relataram usar automação em campanhas de e-mail, tornando essa a área mais automatizada. Redes sociais (49%) e gestão de conteúdo (33%) vêm em seguida. A automação de e-mails permite escalar comunicações personalizadas e economizar tempo.

Aqui na Sigu Ads, através de nosso parceiro, o RD Station, vemos com frequência, a utilidade e importância de configurar sequências automatizadas de disparos de e-mail para conversões personalizadas. Ao contrário do pensamento popular de “ninguém abre e-mail”, a maioria de nossas listas tem uma taxa de abertura média entre 25 a 35%, o que é excelente para prolongar o contato e com um custo consideravelmente baixo de manutenção. 

7. Integrações são cruciais

94% dos profissionais de marketing destacam a importância de integrar plataformas de automação de marketing com sistemas de CRM. Isso mostra que a conectividade de dados é essencial para o marketing moderno. E anota essa dica do pinguim aqui: Integrar dados de ponta a ponta entre marketing e vendas é o grande segredo para apresentar um resultado real, mensurável e escalonável para o seu cliente. 

8. Identificar clientes ideais é a principal prioridade

Quase 47% dos profissionais de marketing priorizam identificar clientes ideais como o principal objetivo da automação, um aumento significativo em relação aos 34% do ano anterior. Isso reflete o impacto crescente de ferramentas de IA que ajudam a analisar dados, qualificar leads e identificar insights precisos.

9. Jornada do cliente ainda não está totalmente automatizada

Cerca de 41% dos tomadores de decisão afirmam que suas jornadas de cliente estão totalmente ou quase totalmente automatizadas. Isso significa que 59% ainda estão parcialmente ou nada automatizadas, destacando desafios na integração completa da automação em todos os pontos de contato.

Enxergue isso como uma grande oportunidade de entregar um diferencial mais do que poderoso para sua clientela em 2025!

10. IA está ganhando espaço na automação de e-mails

Atualmente, 39% das empresas utilizam IA ou aprendizado de máquina em suas campanhas de e-mail automatizadas, e 25% planejam adotar essas tecnologias no próximo ano. Isso demonstra o reconhecimento do potencial da IA para melhorar a personalização e a eficiência. 

Mas fica o nosso alerta! É importante ter uma dose de cuidado e sempre avaliar com calma as sugestões oferecidas pela IA neste departamento. Algumas sugestões como “melhor horário para disparo” ou mesmo de texto, podem desconsiderar fatores externos à base de conhecimento da Inteligência Artificial, como sazonalidade, hábitos do cliente e dados do mercado. Use com moderação!

Benefícios e Retorno sobre Investimento (ROI) da Automação

11. Automação oferece ROI impressionante

Empresas relatam um retorno médio de $5,44 para cada $1 investido em automação de marketing nos primeiros três anos, um ROI de 544%. Além disso, a maioria recupera o investimento inicial em menos de seis meses. Essa escalabilidade tende a ser ainda maior com o aprendizado da máquina e integrações cada vez mais eficientes no processo, tornando a adoção de automações um caminho necessário e sem volta para a maioria das verticais do mercado. 

12. Melhor segmentação é o principal benefício

60% dos profissionais de marketing apontam a segmentação aprimorada como o maior benefício da automação. Outros destaques incluem:

  • Maior eficiência e ROI (41%)
  • Experiências melhores para os clientes (39%)
  • Aumento no número (34%) e na qualidade (33%) de leads.

Nós por aqui ainda destacamos alguns fatores super importantes que sentimos ao usar automações em nosso processo de marketing, algumas já cobertas acima, mas que são importantes de frisar, como:

  • Redução no tempo de resposta entre a conversão e o primeiro contato
  • Eliminação de erros humanos no processo de automação
  • Capacidade de manter o processo estável, mesmo escalando números em curto prazo.

13. Economia de tempo é altamente valorizada

49% das empresas Suíças destacam a economia de tempo em tarefas repetitivas como o principal benefício da automação, enquanto 45% apontam a eficiência aprimorada e o ROI como vantagens significativas. Nesses casos, onde tempo literalmente é dinheiro, investir em automações garantem uma economia extremamente sensível já a médio prazo, quando o processo está todo desenvolvido e funcionando. 

14. Estratégias mais eficazes

Profissionais que utilizam automação têm 46% mais chances de relatar estratégias de marketing eficazes. A automação simplifica tarefas complexas, garante consistência e fornece insights baseados em dados.

15. Aumento na produtividade

Empresas que utilizam automação de marketing experimentam um aumento de 20% na produtividade, segundo a Nucleus Research. Isso não apenas economiza tempo, mas também melhora a operação geral do negócio.

Segundo a Nuclear Research, a automação também aumenta a produtividade de vendas em 14,5% enquanto reduz os custos de marketing em 12,2%. Esse duplo benefício destaca a capacidade da automação de liberar recursos e melhorar o desempenho, tornando-a um ativo valioso para quem busca aumentar a receita e reduzir despesas.

16. IA melhora significativamente o desempenho de campanhas

Mais de 34% dos profissionais de marketing relataram grandes melhorias em campanhas graças à IA, que processa grandes volumes de dados e toma decisões em tempo real. Isso facilita não apenas a tomada rápida de decisões pontuais (aumento de lance, pausa de criativo, etc), como permite que o seu time de gestores possa ter acesso a mais insights, padrões e oportunidades do que jamais seria possível, fazendo apenas uma análise manual periódica. 

17. E-mails automatizados geram resultados

Segundo dados da Omnisend de 2022, cerca de um terço dos clientes que abriram um e-mail automatizado realizou uma compra, e esses e-mails representaram 31% de todos os pedidos, apesar de representarem menos de 2% do total de e-mails enviados (!!!!).

Ainda não está impressionado? Ainda de acordo com a Omnisend, os e-mails automatizados apresentam 84% mais taxas de abertura, 341% mais taxas de cliques e um impressionante aumento de 2.270% nas taxas de conversão em comparação com os e-mails regulares. 

18. A automação aprimora a criação da jornada do cliente

Os profissionais de marketing estão reconhecendo cada vez mais o valor da automação na elaboração de jornadas do cliente cada vez mais eficazes. 

A automação simplifica o processo de construção de interações personalizadas e em múltiplos pontos de contato, aumentando o engajamento e fortalecendo os relacionamentos ao longo do funil de vendas. 

Desafios da Automação de Marketing

Apesar dos benefícios, a automação de marketing apresenta desafios, especialmente na implementação.

19. Coleta de dados de qualidade é um obstáculo

52% dos profissionais de marketing enfrentam dificuldades para coletar dados de qualidade, enquanto 47% têm problemas para criar uma estratégia coesa de automação. Dados confiáveis são essenciais para experiências personalizadas e jornadas eficazes.

Não há uma automação confiável, sem uma base de dados sólida que costure uma estratégia de ponta a ponta. Ter apenas dados de um pedaço da jornada, pode levar, inclusive a um aprendizado equivocado da máquina, desconsiderando contextos e agentes externos importantes, que podem pivotar indicadores. 

20. Falta de expertise e recursos

Quase 49% dos profissionais de marketing sentem que a falta de expertise é uma barreira para aproveitar totalmente a automação. Se isso não aponta uma oportunidade enorme para você, enquanto profissional de marketing, você está dormindo no ponto! Outros desafios incluem:

  • Recursos humanos insuficientes (43%)
  • Problemas de usabilidade (35%)
  • Falta de estratégia (31%)
  • Dados insuficientes sobre clientes (28%).

Conclusão

O marketing hoje em dia pede criatividade, personalização e uma profunda compreensão da jornada de compra do seu target. E as estatísticas não mentem: a automação de marketing não é só uma modinha, é uma necessidade real! Empresas do mundo todo estão aproveitando ferramentas para otimizar processos e alcançar resultados escaláveis e concretos.

Agora é a sua vez de entrar no jogo! Pense em uma área do seu marketing que poderia se beneficiar da automação e comece a explorar as ferramentas que estão por aí. Com um investimento pequeno, você pode transformar aquelas tarefas repetitivas em resultados que realmente fazem a diferença e dar um upgrade na sua estratégia!

Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco que nossos pinguins tem muita expertise nesta área para te auxiliar!