4 estratégias de marketing digital para sair na frente da concorrência

4 estratégias de marketing digital para sair na frente da concorrência

A estratégia de investir em múltiplos canais de comunicação para promover sua marca e estreitar o relacionamento com consumidores ou pessoas potencialmente interessadas em seus produtos e serviços é antiga.

Todavia, a evolução constante dos recursos tecnológicos ampliou significativamente as possibilidades de interação, além de representar um novo desafio: o de conquistar clientes que passam boa parte do seu tempo conectados.

E, em meio a uma infinidade de concorrentes com propostas semelhantes, o caminho para o reconhecimento passa, necessariamente, pelo investimento em estratégias de marketing digital. Veja o que você deve fazer para sair na frente da concorrência!

Posicionamento no Google

Quem já cogitou investir em uma estratégia de marketing digital certamente já foi alertado sobre a importância do SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de orientações para a otimização da sua página.

Em outras palavras, o objetivo é melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google. Na prática, a obediência das regras de SEO – que, incluem, por exemplo, a seleção de palavras-chave mais relevantes para o seu negócio – é decisiva para aumentar o número de visitantes orgânicos de seu site, que chegam até o seu produto espontaneamente. Conquistar resultados, porém, leva tempo.

Ao mesmo tempo, é válido investir em links patrocinados, uma estratégia que garante que o seu anúncio apareça em posição de destaque sempre que o internauta pesquisar por uma palavra-chave relacionada ao seu produto ou serviço. Diferentemente do SEO, o retorno dessa estratégia é percebido rapidamente.

Nesse contexto, uma ferramenta bastante popular é o Google Ads (antigo Google Adwords), que possibilita ao anunciante escolher entre vários formatos de anúncio – em texto, em vídeo, gráficos ou para aplicativos. Além disso, é possível delimitar o alcance de cada publicação (se serão impactadas pessoas próximas a empresa ou todo o país).

Também é possível acompanhar as estatísticas de seus anúncios, monitorando, por exemplo, o número de visualizações em cada anúncio ou a quantidade de acessos ao seu site. Outros benefícios são a oportunidade de ajustar o orçamento ou cancelar a campanha a qualquer momento, sem a obrigação de arcar com uma taxa de cancelamento.

Diálogo nas redes sociais

A popularização das redes sociais transformou a maneira como empresas e clientes se comunicam. Uma das estratégias de marketing que podem ajudar a sair na frente da concorrência é explorar as novas possibilidades de interação, incluindo, por exemplo, a criação de comunidades virtuais.

Em uma época em que as pessoas se desdobram para dar conta de seus vários compromissos, não há tempo a perder. Por isso, a primeira regra é ser ágil na hora de responder aos questionamentos dos usuários. Afinal de contas, ninguém gosta de se sentir ignorado.

Por outro lado, é muito importante se preocupar em oferecer um atendimento humanizado. Evite respostas padronizadas: o diferencial está em fazer com que cada cliente se sinta especial.  Em outras palavras, o ideal é que a sua equipe de atendentes seja capaz de demonstrar empatia.

Falando nisso, é importante esclarecer que, nem todos os feedbacks serão positivos. Do mesmo modo, além de uma investigação rápida sobre a causa do problema, é necessário ter cautela para lidar com a situação: mantenha a calma e procure assumir o controle, ainda que o cliente demonstre visíveis sinais de insatisfação.

Landing Pages

Outra estratégia de marketing digital para sair na frente da concorrência é investir na criação das chamadas landing pages. O propósito dessa ação é lançar uma isca para atrair os usuários quando eles pesquisam por um produto ou serviço na internet.

Basicamente, a landing page deve ser planejada para despertar a curiosidade dos clientes em potencial, oferecendo-lhes uma oportunidade para conhecer melhor os diferenciais dos itens que você comercializa.

Para isso, você deve apostar em um título chamativo e uma descrição atraente, que enalteça as principais vantagens das quais o consumidor irá se beneficiar ao ao adquirir o seu produto.

Entre os principais elementos que compõem uma landing page está o call to action, isto é, um botão, imagem ou banner que funcione como um estímulo para o cliente realizar alguma ação. A quantidade de cliques será uma métrica para avaliar se a repercussão de sua página atende aos padrões esperados.

Outro elemento comum é a presença de um formulário, inserido com o objetivo de coletar os dados do usuário, com o objetivo de iniciar um contato. Tome cuidado, porém, com o excesso de informações solicitadas, pois isso pode fazer o internauta desistir do preenchimento.

E, como contrapartida ao fornecimento dos dados, é válido oferecer uma recompensa, por exemplo, a liberação do link para download de um material rico, como um e-book. Isso vai ajudá-lo a conquistar o reconhecimento como autoridade. Mas este é o tema do nosso próximo tópico.   

Criação de conteúdo relevante para reforço de autoridade

Por fim, nós destacamos o fato de a internet assumiu um papel importante enquanto fonte de informação: hoje em dia, as pessoas podem pesquisar por qualquer assunto diretamente de seus smartphones.

Explorando esse potencial, as pessoas buscam ampliar seu conhecimento sobre qualquer tema de seu interesse, recorrendo a prática de procurar referências, inclusive antes de tomar uma decisão de compra. E, em meio a tantos conteúdos – alguns de procedência bastante duvidosa – leva vantagem a empresa que consegue se tornar como uma autoridade em seu nicho de atuação.

Na prática, isso vai muito além de um status. A conquista desse reconhecimento é um indício de que sua organização é confiável e tem um compromisso com a inovação, contribuindo para o desenvolvimento e adoção de melhores práticas em sua área de atuação, que vão beneficiar o público-alvo e quem sabe, toda a sociedade.

E o caminho para se tornar uma referência passa, necessariamente, por uma mudança de foco: o seu objetivo principal deixa de ser o sucesso de uma operação de vendas. Essa será a consequência. Mas, para isso, é preciso, primeiro, oferecer conteúdo relevante para a persona, como parte do processo de fidelização de clientes.

Em outras palavras, a ideia é que os especialistas de sua empresa antecipem tendências de mercado, em paralelo ao fornecimento de soluções para as necessidades do cliente. O ideal é que tudo o que você afirma possa ser validado por fontes idôneas. Da mesma maneira, é válido investir em pesquisa e colocar os seus profissionais a disposição de veículos de comunicação renomados.

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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