Conheça as 5 principais tendências para mídias sociais em 2019

Conheça as 5 principais tendências para mídias sociais em 2019

Se, para as pessoas, navegar pelas mídias sociais é um momento de descontração, para as empresas, essas plataformas podem se converter em valiosas oportunidades de negócio.

Todavia, para se beneficiar de todo o potencial dessas plataformas, é preciso reavaliar constantemente suas estratégias. Esse cuidado é necessário para entender as características de cada uma dessas mídias e também identificar as necessidades e mudanças de comportamento dos usuários.

Uma boa maneira de alcançar tal objetivo é prestar atenção às tendências para mídias sociais. É preciso apurar o seu olhar para que as suas táticas sejam realmente eficazes. Continue a leitura para descobrir o que promete fazer sucesso neste ano!

1) Reforçar a proteção de dados

Vamos abrir este guia que destaca as tendências para as mídias sociais com um alerta: o reforço dos mecanismos de proteção de dados é um elemento essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing.

Em meio aos recentes escândalos que noticiaram a violação de perfis de milhões de usuários do Facebook, a segurança da informação se transformou em uma prioridade.

Gradativamente, as marcas estão reconhecendo a importância de estabelecer uma relação de confiança com o usuário, pautada, acima de tudo, pelo compromisso com a transparência. Nesse sentido, o ideal é informar com que finalidade as informações coletadas são utilizadas, assim como qualquer alteração nesse mecanismo, bem como investir em ações de segurança para impedir o acesso não autorizado.

2) Apostar em transmissões ao vivo e conteúdos audiovisuais

Manter um blog continuará sendo um canal de comunicação eficaz em 2019 para interagir com a sua persona. Por outro lado, é preciso diversificar a maneira como a mensagem é contada para encantar os usuários: transforme a internet em um diferencial competitivo para o seu negócio.

Assim, o ideal é intensificar as transmissões ao vivo e apostar em vídeos e podcasts. Incentivada pelas próprias plataformas, essa é uma estratégia que vem ao encontro do interesse do público.

Como exemplo prático, nós podemos destacar a popularização do Youtube nos últimos anos, simultaneamente a criação do IGTV. Destacam-se ainda as alterações realizadas no algoritmo do Facebook para que publicações em vídeo sejam exibidas com mais frequência no feed dos usuários.

E o melhor: há vários formatos que podem ser explorados, com destaque, por exemplo, para os vídeos curtos, com legenda, que podem ser veiculados em qualquer uma dessas plataformas. Outra vantagem é que são acessados sem grandes transtornos por dispositivos móveis.

No outro extremo, também vale o investimento em vídeos longos. Basicamente, o segredo para manter o público envolvido para além de alguns segundos é contar uma boa história. O ideal é recorrer a personagens reais que tiveram a vida transformada positivamente pela marca, seja utilizando um produto ou fazendo dela uma inspiração para realizar um sonho ou resolver um problema.

Por meio das chamadas lives, é possível fazer a cobertura de eventos, além de apresentar um produto ao seu público. Já as stories do Instagram, por sua vez, são o espaço ideal para explorar conteúdos que não teriam tanto destaque em outras plataformas, como os bastidores ou o passo a passo do processo de criação. Aqui, é permitido, inclusive, apostar em uma abordagem mais descontraída.

3) Invista nos canais de comunicação mais relevantes para o seu negócio

Na nossa lista de tendências para mídias sociais, nós também aconselhamos que você priorize os canais de comunicação que são realmente relevantes – e trazem bons resultados – para o seu negócio.

Na prática, isso significa que você não precisa marcar presença em uma plataforma apenas para copiar uma ação dos seus concorrentes, se tal iniciativa, efetivamente, pouco agrega à sua estratégia.

Em outras palavras, é um acerto concentrar seus esforços nas mídias sociais em que você apresenta melhores desempenhos. Para tomar essa decisão, o ideal é fazer uma criterioso levantamento a partir das métricas. É desta maneira, com base em análise e cruzamento de dados, que você consegue identificar o que, de fato, funciona. Não decida nada na base do impulso.

O passo seguinte é a definição de metas. Mas é extremamente importante que você seja realista ao traçar tais objetivos a serem conquistados em um determinado intervalo de tempo: tenha a certeza de que eles são realizáveis. Ou, em outras palavras, que você conseguirá cumpri-los.

4) Explore os aplicativos de mensagem

Uma das tendências das mídias sociais para 2019 está diretamente relacionada a uma mudança de patamar: para além das mensagens públicas, as empresas também voltam as suas atenções para a comunicação privada com usuários.

Nesse contexto, a compreensão de como as pessoas usam os aplicativos de mensagens – como o WhatsApp, Messenger ou Viber – pode ajudar a alavancar a chamada taxa de engajamento.

Gradativamente, essas plataformas estão incrementando novas funcionalidades, de modo a ampliar as possibilidades utilizadas pelas empresas e facilitar a sua interação com os usuários, que passam a maior parte de seu tempo conectados a tais aplicativos.

Como um exemplo prático, podemos destacar os bots automáticos (chatbots) para atendimento ao cliente, passando pelas atualizações com notícias, sem deixar de lado os próprios Stories.

Em outras palavras, os aplicativos de mensagens permitem personalizar experiências. Tamanho grau de customização, por uma série de restrições, não consegue ser praticado em outras plataformas.

5) Incorpore a realidade aumentada a sua estratégia de marketing

Última de nossas tendências para mídias sociais, a realidade aumentada é um mecanismo que tem sido incorporado às redes sociais com mais regularidade, com o objetivo de potencializar a experiência do cliente.

Em outras palavras, a proposta é utilizar a realidade aumentada como um recurso capaz de ampliar o envolvimento do usuário, dando-lhe um novo significado. É possível, por exemplo, experimentar determinado produto, como um par de óculos, antes de adquiri-lo.

Ao encontro dessa tendência, o Facebook tem realizado constantes investimentos na incorporação da realidade aumentada aos anúncios, prova de que a rede já entendeu qual o impacto desse novo recurso e está se empenhando para tornar os conteúdos mais atraentes.

Empolgou-se com as tendências para as mídias sociais em 2019? Siga nosso perfil no Instagram para receber, em primeira mão, as atualizações deste pinguim que vos escreve. Nossa equipe está preparada para ajudá-lo a conquistar os objetivos que você tanto planejou. Um grande abraço e até a próxima!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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