6 princípios para criar um site espetacular

6 princípios para criar um site espetacular

As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas. O que poderia ser uma boa notícia, no entanto, acaba se convertendo em um grande desafio para quem mantém uma página no ar: disputar a atenção do usuário com milhões de outros sites.

Na prática, isso significa que não basta ter um bom conteúdo. Uma série de fatores pode fazer com que o usuário abandone a sua página e parta para o próximo resultado da pesquisa. Por isso, nós damos algumas ideias para criar um site espetacular ou renovar o antigo. Continue a leitura!

1. Potencialize a experiência do usuário (UX)

A primeira orientação para quem planeja criar um site espetacular é levar em consideração a experiência do usuário (em inglês, user experience, UX). Nesse sentido, o objetivo é transformar a navegação em um momento memorável e encantador.

Nesse contexto, textos, gráficos e demais recursos interativos não devem ser um amontoado de informações aleatórias. Deve haver um planejamento para que todos esses elementos não apenas despertem o interesse, mas também mexam com as emoções de quem está do outro lado da tela, a ponto de induzi-los a fazer o que você espera.

Assim, mais do que atender aos pedidos e sugestões dos diferentes setores de uma empresa, um site deve estar sempre alinhado aos desejos e necessidades das pessoas. Só assim será possível conquistar a confiança dos clientes em potencial.

2. Entenda quem é o seu público e o que ele deseja

Partindo desse pressuposto, você deve encomendar pesquisas para conhecer quem é o seu público e saber o que ele deseja. Essas informações serão bastante úteis na etapa de desenvolvimento da interface.

Nesse contexto, outra estratégia que pode ser útil é analisar o site de concorrentes do mesmo segmento. Fique atento a aspectos como cores, layout, estilos e demais recursos que são utilizados.

Depois de ter uma noção exata do que funciona e não funciona, você não deve copiar, mas se inspirar em estratégias bem-sucedidas. Sempre que possível, procure dar um passo a frente, acrescentando algum elemento novo ou aperfeiçoando uma funcionalidade que não vem sendo bem explorada.

Paralelamente a busca por novidades, não abra mão de utilizar recursos com os quais o seu público já está familiarizado. Uma vez que o site finalmente esteja no ar, considerar o feedback fornecido pelos usuários e fortalecer os canais de sugestões pode se revelar uma estratégia eficaz.

3. Forneça as respostas que o usuário procura

Toda vez que o visitante faz uma pesquisa na internet ele está buscando respostas. Para criar um site espetacular, você precisa se preocupar em fornecê-las rapidamente, pois bastam poucos segundos para que o usuário faça uma avaliação do design e do conteúdo de uma página.

Em outras palavras, você dispõe de um intervalo de tempo extremamente pequeno para chamar a atenção de quem está do outro da tela. No que diz respeito ao design, objetividade é a palavra-chave. É preciso ser competitivo na internet.

Ao invés de vários botões espalhados pela página inicial, atraia a atenção do usuário para a ação que você realmente deseja que ele realize. Não há problemas em fazer atualizações constantes, sempre com o intuito de facilitar a navegação do usuário.

Simultaneamente, o ideal é que o layout se ajuste a preferência dos usuários, dando-lhes a opção de exibir ou ocultar determinados recursos, sem que eles fiquem fixos na tela o tempo todo. A opção por um design clean, dispensando funcionalidades e recursos desnecessários, mostra-se uma boa estratégia.

Quanto ao conteúdo, abandone o medo de compartilhar informações relevantes, que devem ser facilmente localizáveis. Essa recomendação se aplica inclusive, ou principalmente, no que diz respeito a exibição de preços. Dessa maneira, você conseguirá aumentar o tráfego orgânico em seu site.

4. Valorize a hierarquia de informações e destaque o que é mais importante

Como dissemos no tópico anterior, o internauta deve identificar logo de cara quais são os elementos mais importantes de uma página. E o design pode ser utilizado como uma ferramenta para alcançar esse objetivo.

Há uma maneira extremamente eficaz de chamar a atenção, dando a esses itens o devido destaque: faça-os maiores, permitindo que eles ocupem boa parte do espaço disponível na tela.

5. Mantenha a aparência familiar

Criatividade e inovação são aspectos sempre bem-vindos em qualquer estratégia, mas, durante a concepção da interface de um site, é prudente adotar certa cautela. Isso porque é muito importante manter um layout que seja familiar ao usuário.

Como exemplo, podemos citar a indicação de links com um sublinhado ou uma cor de texto diferente. Obedecendo a essa mesma lógica, o botão de login deve sempre estar posicionado no canto superior direito da tela. As categorias e menus devem ser batizados pelos nomes com que são popularmente conhecidos.

A dica é: no caso de elementos que são padronizados, não tente reinventar a roda e fazer diferente. O excesso de criatividade pode ser prejudicial a usabilidade de um site. O grande desafio, portanto, é buscar um ponto de equilíbrio entre essas duas características.

Na prática, ao inserir URLs e botões de posicionamento, você deve deixar a preocupação com o design momentaneamente de lado para priorizar a chamada usabilidade. Uma vez concluída essa etapa, aí sim você pode dar um pouco de asas à sua imaginação.

6. Aposte em imagens e na tradição para ganhar confiança

Por último, nós destacamos o diferencial que os elementos visuais agregam a qualquer site. O público tende a demonstrar maior interesse em conteúdos ilustrados por fotos e vídeos.

Mas seja absolutamente criterioso ao fazer essa escolha: nosso conselho é que você permita que as fotos contem a sua história. Bancos de imagens são bastante úteis, mas, sempre que possível, prefira o registro de situações e pessoas reais interagindo com a sua marca.

Por último, é válido manter uma página com depoimentos de clientes e parceiros. Em tempos de internet, testemunhos de terceiros sobre a sua trajetória adquiriram uma importância crucial para a concretização de um negócio.

A mesma recomendação é aplicável às conquistas e premiações que a sua empresa recebe: o consumidor só compra de quem confia. Tenha em mente também que a manutenção de um site é apenas uma das estratégias para que a organização alcance mais visibilidade online.

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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