Conheça e aprenda a interpretar as principais métricas de redes sociais

Conheça e aprenda a interpretar as principais métricas de redes sociais

Nos dias de hoje, toda empresa precisa incorporar o ambiente online a sua estratégia de marketing. Possuir uma página própria – que apresente um a boa performance e seja atualizada regularmente – e marcar presença nas redes sociais são ações essenciais em uma época marcada pelo boom tecnológico.

Na contramão, de nada adianta reconhecer essa necessidade e começar a implementar ações sem ter certeza de que elas são eficazes. Quando decisões são tomadas de maneira aleatória, desprezando indicadores e resultados, há o comprometimento da estratégia de marketing e o desperdício de investimentos.

Para alavancar o potencial do seu negócio, portanto, é essencial que você utilize as principais métricas de redes sociais e interprete adequadamente as informações que elas fornecem. Aprenda a fazer isso na prática!

No Facebook

As empresas que mantém uma página no Facebook podem se utilizar do Facebook Insights, uma ferramenta gratuita, acessível a partir da aba Informações. A home traz estatísticas referentes aos acessos que aconteceram nos últimos sete dias.

Confira, a seguir, alguns indicadores a que você deve prestar atenção:

Curtidas

O total de curtidas que uma página recebe é um dos parâmetros básicos para mensurar o crescimento de uma página. Todavia, é importante ponderar que, isoladamente, o percentual de curtidas, não agrega muito a sua estratégia, sendo considerada uma métrica de vaidade.

No extremo oposto, é preciso prestar atenção ao total de descurtidas, que se refere aos usuários que deixaram de seguir a sua página. Fazendo uma análise dos gráficos, é possível identificar quais foram os conteúdos rejeitados e, dessa maneira, reposicionar a sai estratégia.

Alcance

O alcance é a métrica que indica quantas pessoas visualizaram suas publicações em algum momento. É possível comparar o alcance orgânico (espontâneo) – que vem observando uma tendência de queda em virtude de mudanças no algoritmo – e de posts promovidos.

De novo, é importante reiterar a importância de considerar as reações negativas, observando os conteúdos sinalizados como spam. Dessa maneira, você consegue quantificar os usuários que demonstraram desagrado as suas publicações e em que momentos foram registrados os picos de insatisfação.

Publicações

No texto sobre engajamento, nós explicamos a importância de fazer um planejamento das postagens, priorizando os horários em que há mais usuários online. É essa informação sobre o alcance – em que dias e horários as publicações são mais visualizadas – está disponível nesta aba;

Em outra funcionalidade, é possível fazer uma triagem com os parâmetros sobre os quais se deseja mensurar o desempenho. Assim, é possível selecionar informações sobre a taxa de envolvimento, bem como o percentual de reações, comentários e compartilhamentos.

No Twitter

O Analytics do Twitter também se destaca por suas diversas funcionalidades: para acessá-lo, clique no avatar do seu perfil e depois em “Estatísticas”. Já na home page, o usuário encontra informações sobre as pessoas que visitaram o seu perfil.

Outro indicador importante a quantidade de menções, incluindo aquela de maior destaque, ou seja, o tweet que cita o seu nome de usuário que alcançou a melhor impressão.

Uma das métricas das redes sociais a ser consideradas é a aba públicos, que traz informações que ajudam a identificar características e preferências de seus seguidores. Para traçar esse perfil, é possível, inclusive, saber qual a operadora de celular mais utilizada entre os seus seguidores.

As informações também ajudam a determinar a variação de faixa etária e também os principais interesses das pessoas que acompanham o seu perfil. Como uma funcionalidade adicional, é possível estabelecer um comparativo entre o seu público e os seguidores de seus concorrentes diretos, para identificar uma possível compatibilidade de interesses.

Quer conhecer o desempenho individual de cada uma de suas publicações? Na aba Tweets você tem uma análise sobre o alcance de cada conteúdo, seja ele orgânico ou pago.

Instagram

Nos dias de hoje, é quase impossível que uma empresa tenha perfis oficiais em uma única plataforma. Por isso mesmo, as métricas de redes sociais também são úteis para quem utiliza o Instagram, rede de compartilhamento de fotos e vídeos.

Nesta rede, também é possível traçar um perfil de seus seguidores, aplicando filtros como gênero e idade e região de origem. Os indicadores também permitem avaliar as interações com seu perfil, destacando-se as visitas ao perfil ou acesso a páginas por meio de links.

Com relação ao Stories, é possível visualizar o total de contas impactadas com as histórias, bem como a quantidade de pessoas que abandonaram a visualização de sua história ou, no extremo oposto, os usuários que avançam para a o próximo vídeo ou foto.

O que considerar ao analisar métricas de redes sociais?

Ao analisar métricas de redes sociais, é preciso diferenciar os indicadores que são realmente essenciais, e precisam ser monitoradas com frequência, das chamadas métricas de vaidade, assim batizadas por causarem um impacto positivo ao nosso ego, mas que não necessariamente se refletem para o bom desempenho do negócio.

Dessa maneira, na sua lista de prioridades, você deve incluir o alcance, que é a representação de quantas pessoas são atingidas pela sua publicação. Faça essa análise diariamente.

Uma vez por mês é recomendável que você analise sua taxa de conversão. Essa métrica sinaliza quando o usuário realiza alguma ação pretendida por você. Nesse sentido, o ideal é que as redes sociais sejam utilizadas para atrair seus usuários para seu site ou trabalhar na coleta de dados, por meio do preenchimento de formulários. Em outras palavras, esse indicador representa o total de usuários que se interessam por estreitar uma relação com sua empresa.

É importante também analisar o engajamento, que é o quanto o usuário se envolve com seus conteúdos. Quantitativamente falando, essa informação pode ser obtida pela análise da quantidade de likes, comentários e compartilhamentos de cada postagem. A sua evolução merece ser recortada em diferentes períodos: compare seu desempenho por dia, semana ou mês.

Por último, a combinação de várias dessas métricas – como o engajamento, associado a base de seguidores e tráfego – permite mensurar, efetivamente, o crescimento do canal.

Entendeu a importância das métricas em redes sociais? A partir da análise desses dados, você consegue identificar quais de suas ações são bem-sucedidas e quais precisam de ajustes para render os resultados esperados.

Não quer entrar em uma gelada quando o assunto é marketing de conteúdo? Entre em contato conosco e conte com a orientação dos especialistas da Sigu. Se você não fala pinguinês, meus amigos humanos terão prazer em ajudá-los! Até a próxima!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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