6 estratégias fantásticas para aumentar seu engajamento nas mídias sociais

6 estratégias fantásticas para aumentar seu engajamento nas mídias sociais

Para os usuários, a participação em uma rede social rende momentos divertidos, onde ele pode interagir com os amigos e familiares e buscar informações sobre temas de seu interesse. As empresas, por sua vez, têm em mãos excelentes oportunidades de negócio.

Por outro lado, não basta marcar presença em uma rede. É preciso fazer isso do jeito certo. O grande desafio que se impõe às organizações é encontrar maneiras para aumentar o seu engajamento nas redes sociais e, depois, fidelizar clientes.

Na prática, isso significa criar um conteúdo envolvente, que seja interessante o suficiente para fazer com que eles reajam a publicação. Não sabe como fazer isso? Preste atenção as dicas do Pinguim!

1. Descubra os melhores horários para postar

A primeira dica é que, nenhuma postagem nas redes sociais deve ser aleatória. Antes de publicar qualquer conteúdo, é preciso elaborar um planejamento, que deve considerar, inclusive, os melhores horários e a frequência ideal para postagens.

Em outras palavras, você deve se aproveitar do instante em que mais pessoas estão online para publicar um novo conteúdo. No Facebook, por exemplo, você pode ter acesso a essa informação ao visitar o painel de controle.

De posse dessas estatísticas, programe suas atualizações para os horários de maior audiência. O ideal é considerar as variáveis que afetam o seu negócio, mas, a título de curiosidade nós revelamos que, a partir de uma análise do resultado de 23 diferentes estudos, chegou-se a conclusão de que as publicações feitas às quintas, sextas, sábados e domingos apresentam melhores resultados.

2. Faça enquetes e crie maneiras para estimular a participação

Outra estratégia eficaz para aumentar o engajamento é aproveitar-se de situações que estimulem a participação de seus seguidores. Nesse contexto, vale apostar, por exemplo, na criação de enquetes.

Um restaurante, por exemplo, pode sugerir algumas opções de pratos e pedir qual deles será comercializado com desconto durante determinado período de tempo. Um e-commerce de roupas, pode questionar os internautas sobre qual modelo eles usariam em uma situação específica.

Para tirar melhor proveito dessa estratégia, porém, é preciso prestar atenção as respostas dos usuários. Leve em consideração os feedbacks espontâneos que você recebe em ações dessa natureza e não tenha medo de experimentar, até encontrar a linguagem mais adequada ao seu negócio.

E, mesmo quando julgar que entendeu qual é o formato ideal para suas publicações, continue testando novas abordagens. Uma das maneiras de melhorar o seu engajamento é surpreender os seus seguidores.

3. Não deixe seus seguidores sem resposta

Como dissemos no tópico anterior, a interação com os seguidores é essencial para aumentar os seus seguidores: não basta que eles curtam as suas publicações, você espera que eles compartilhem e se posicionem sobre elas.

Todavia, este é um cenário de mão dupla: quando o seguidor aceitar o seu convite e comentar em suas publicações, você não deve deixá-lo sem resposta. E essa política vale para todas as manifestações, sejam elas elogios, dúvidas ou críticas.

No primeiro caso, você deve agradecer ao comentário positivo, ainda que brevemente. Essa reação faz com que o internauta se sinta importante e facilita a criação de empatia com a marca. É válido, inclusive, recorrer aos populares emojis.

Na outra ponta, ao se deparar com uma dúvida ou reclamação, você precisa manter a cordialidade, ainda que o seguidor dê sinais de exaltação ou extrema insatisfação. Via de regra, o ideal é indicar algum outro canal de comunicação para que ele possa dar mais detalhes sobre o episódio.

4. Poste conteúdos em vídeo

Já de algum tempo, se concluiu que as imagens ajudam a ampliar significativamente o alcance de uma post. Além das fotos, que são registros estáticos, comece a produzir vídeos.

Recursos como o Instagram Stories, por exemplo, são ideais para mostrar os bastidores da sua empresa. É válido, inclusive, apostar em situações mais informais, que não se ajustam a proposta de outros canais de comunicação.

Como parte dessa estratégia, invista também nas transmissões em ao vivo. Essa estratégia pode ser útil às vésperas do lançamento de um produto ou serviço. Durante a live, você pode apresentar os novos recursos e funcionalidades, além de fazer algum mistério, para aguçar a curiosidade dos espectadores.

Considere também criar um canal oficial no Youtube. Essa é uma estratégia que não demanda um alto investimento: basta um celular com uma câmera de boa qualidade. Mas fique atento as condições técnicas: a menos que isso seja condizente com a proposta do vídeo, tome cuidado para tudo não parecer amador demais.

5. Transforme os seus seguidores em divulgadores

Diz um velho ditado que a propaganda é a alma do negócio. E, em tempos onde as redes sociais e a internet estão cada vez mais populares, o consumidor não se contenta com as informações disponíveis nos canais oficiais da empresa.

Também importa – e muito – a opinião que as outras pessoas tem sobre o seu negócio. Por isso, é válido pensar em mecanismos para transformar seus seguidores em agentes de divulgação espontânea. Este pode até se tornar um diferencial competitivo.

Assim, crie promoções ou concursos cuja participação esteja condicionada ao uso de uma #hashtag ou ao envio de uma foto com o seu produto. Uma empresa de ração pode pedir para os tutores registrarem um flagra de seus pets se alimentando, em que a embalagem fique visível. Em troca, eles podem receber um brinde ou concorrer a um prémio.

Outra estratégia é abrir espaço para mostrar como o seu produto foi integrado ao dia a dia das pessoas. Uma indústria de alimentos, por exemplo, pode convidar o consumidor a compartilhar receitas que tenham o seu produto como ingrediente principal.

6. Atente ao que faz sucesso na internet

Nossa última dica para aumentar o engajamento é incorporar aos seus conteúdos elementos que fazem sucesso entre os internautas, como os já tradicionais memes. Se for possível fazer uma associação positiva entre eles e o seu produto, vá em frente.

Postagens bem-humoradas são sempre bem-vindas, mas tenha bom senso ao adotar uma linguagem mais descontraída: antes disso, tenha a certeza que essa é uma postura condizente com os valores e o público-alvo de sua empresa. Nas redes sociais da Sigu, eu Pinguim, sou o encarregado dessa missão (corre lá para ler minhas análises).

Entendeu como você pode, na prática, aumentar o engajamento aos seus perfis? Tem outras boas experiências nesse assunto? Compartilhe conosco nos comentários e até a próxima!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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