Vale a pena anunciar na Rede de Display do Google?

Vale a pena anunciar na Rede de Display do Google?

A incorporação da internet ao cotidiano das pessoas é um fenômeno irreversível. As novas tecnologias transformaram os hábitos de milhões de cidadãos no mundo todo, facilitando a pesquisa e o compartilhamento de informações.

Frente a essa tendência, é natural que anunciantes queiram se aproveitar do alcance do ambiente virtual para divulgar seus produtos e serviços e alavancar as vendas. Mas será que você conhece todos os mecanismos que tornam possível atingir seu objetivo?

Neste post, nós vamos apresentar a Rede de Display do Google, bem como apresentar as vantagens da adesão a este serviço. Preste atenção nessa dica do Pinguim!

O que é a Rede de Display do Google?

A Rede de Display é formada por mais de dois milhões de sites (próprios ou parceiros) do Google, que, de acordo com projeções, conseguem alcançar 90% dos usuários da internet em todo o planeta.

Ela representa a oportunidade de envolver os usuários com formatos de anúncios mais atraentes, que não se resumem ao texto. A ele, são acrescidas imagens, vídeos, áudios e animações.

Outra vantagem importante é a possibilidade de segmentação. Em termos práticos, isso significa que a sua mensagem será estrategicamente exibida para clientes em potencial, no lugar certo e no momento adequado. Mais adiante, nós vamos detalhar melhor como isso funciona.

Qual a diferença entre Rede de Display e Rede de Pesquisa?

Antes de prosseguirmos, é importante pontuar a diferença entre Rede de Display e Rede de Pesquisa. Campanhas em redes de Display exibem banners em sites próprios ou parceiros do Google, oferecendo um conteúdo relevante. Aqui, o anunciante determina em quais sites a publicação será exibida.

Os anúncios em redes de pesquisa, por sua vez, possuem formato de texto e são exibidos no mecanismo de busca do Google, para usuários que estejam pesquisando pelo produto ou serviço que você oferece.

Nada impede que ambas as estratégias sejam utilizadas simultaneamente, mas é importante que você entenda a finalidade de cada uma delas para obter um retorno mais preciso.

Via de regra, anúncios em redes de pesquisa tendem a proporcionar melhores resultados para quem deseja aumentar a sua taxa de conversão, uma vez que são atingidos os consumidores que já estão buscando pelo produto ou serviço que o anunciante oferece.

Já a rede de display, por sua vez, se destaca por sua capacidade de atração de novos usuários, uma vez que ela tende a impactar pessoas que ainda não começaram a pesquisar por determinado produto. São, portanto, indicadas para quem deseja ampliar a visibilidade da sua marca.

O que você precisa saber para começar a utilizar a Rede de Display?

Entre os preceitos básicos que norteiam a utilização de uma rede de display destacamos a flexibilidade. Essa é uma estratégia que costuma trazer bons resultados para empresas de todos os portes e segmentos. A essa altura, você deve estar se questionando por onde começar.

O primeiro passo é ter ou criar uma conta no Google Adwords. Logo no começo, é prudente delimitar a verba disponível para investimento. Em seguida, você deve definir quais são os seus interesses e outras informações importantes, para dar início ao processo de segmentação.

Para ser mais preciso, o anunciante ganha a liberdade de definir em quais sites ou páginas os seus anúncios serão veiculados, horário em que os usuários verão a publicidade, e até mesmo as regiões geográficas que são mais interessantes para a sua estratégia, além de outras variáveis, como palavras-chave.

Também é importante ressaltar que as alterações feitas em uma campanha não são imediatas. Levam, em média, entre 12 e 24 horas para serem publicadas. Portanto, é fundamental que você tenha cautela na hora de planejar suas ações e interpretar os resultados.

Vale a pena anunciar na rede de Display do Google?

Precisa de mais motivos para convencê-lo a anunciar na rede de Display do Google? Ou quer conhecer melhor as dicas que esse recurso oferece? O Pinguim da Sigu explica por que esse investimento não é uma gelada.

Anúncios contextualizados e relevantes

A Rede de Display do Google permite que você associe o seu produto ou serviço a um determinado conteúdo.  Isso significa, por exemplo, que se você atua no segmento de tecnologia, pode ter o seu conteúdo publicado em uma página que repercuta as principais inovações da área. Com isso, o seu produto estará inserido em um contexto familiar ao usuário.

Ampliação das oportunidades de segmentação

A importância da segmentação não pode ser menosprezada em uma estratégia de marketing. Isso significa que, quanto mais você souber acerca de seus consumidores em potencial, melhor. Na rede de Display, essas informações podem servir como parâmetros para que você consiga priorizar os canais com mais influência sobre a sua persona. Assim, você pode delimitar a sua publicidade a uma determinada região de uma cidade, por exemplo.

Ações de remarketing

A rede de display também possui configurações que comprovam sua eficácia para a prática do remarketing, que consiste em estratégias para tentar atrair de volta o usuário que visitou o seu e-commerce, mas não finalizou uma compra. Nesse sentido, são exibidos anúncios relacionados aos produtos visualizados.

Exploração de novos nichos

Outra vantagem da rede de display é a de que ela permite alcançar nichos de mercado pouco explorados. Utilizando métricas como palavras-chave de cauda longa, você pode se dar conta de que vale a pena expandir suas atividades ou então alterar, ainda que parcialmente, o seu planejamento inicial, para atender a uma demanda que não é coberta por seus concorrentes diretos.

Panorama do mercado

Por último, não podemos deixar de mencionar que a rede de display também é uma valiosa fonte de informação. Com base na análise dos resultados, você consegue identificar quais são as estratégias mais eficazes para o seu negócio, incluindo, por exemplo, o formato ideal de anúncio, além de um panorama da sua área de atuação.

Entusiasmou-se com a rede de Display do Google? De nada adianta investir em divulgação se o seu site estiver desatualizado. Veja se é a hora de investir em uma página nova.


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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