Como Saber se a sua Empresa Precisa de um Site Novo?

Como Saber se a sua Empresa Precisa de um Site Novo?

Se você é empreendedor, dono de um pequeno ou grande negócio, ou tem um produto ou serviço que precisa ser divulgado, então sabe a importância que os sites têm.

Atualmente, a internet tem sido um dos maiores meios de comunicação e divulgação de produtos e serviços.

Os sites estão cada vez melhores e mais modernos, com mais recursos e ferramentas. Você pode usar seu site como portifólio, portal de vendas, ou simplesmente como meio de divulgação de suas ideias, como acontece com os blogs pessoais.

Portanto, é extremamente importante que seu site esteja bem otimizado e ajustado, com um ar contemporâneo e dinâmico.

Entretanto, com o decorrer do tempo e avanço da tecnologia, os sites tendem a ficar desatualizados e obsoletos. Por conta disso, o posicionamento de muitos sites no Google é ruim.

Há diversos aspectos técnicos que tornam seu site “fora dos padrões”. São sobre estes aspectos que falaremos neste post. São eles:

  • Problemas Para Abrir o Site em Smartphones e Outros Dispositivos
  • Falta de Otimização do Site Para SEO
  • Problemas de Velocidade

Problemas Para Abrir o Site em Smartphones e Outros Dispositivos

Por conta da facilidade e da mobilidade, muitas pessoas preferem utilizar smartphones e tablets em detrimento de computadores e notebooks.

Entretanto, muitos sites não estão preparados e não possuem um bom desempenho em telas menores, o que faz com que tenham um baixo posicionamento no Google e, além disso, a experiência que o usuário tem é insatisfatória, e o Google vem exigindo cada vez mais que os sites ofereçam uma boa experiência de uso para seus visitantes.

Isso acontece pois antigamente os sites eram feitos apenas para computadores, com telas de 14 polegadas ou mais. Então, quando as telas começaram a ficar menores (6 polegadas ou menos) estes sites começaram a apresentar diversos problemas.

Estes problemas também acontecem quando são abertos em monitores maiores com resoluções maiores, como televisores ou computadores com monitores de grande porte.

Se o seu site apresenta um mau funcionamento em diversas resoluções, então você deverá investir em design responsivo!

Trata-se de um design que consegue se adequar ao tipo de tela utilizado. Dessa forma, não importa em qual resolução seu site for aberto, ele sempre será suportado e funcionará normalmente, seja em computadores, notebook, tablets, celulares ou até mesmo televisores.

Falta de Otimização Para Mecanismos de Busca (SEO)

Se você ainda não sabe o que significa SEO, então você precisa correr, pois este conceito é de vital importância para que seu site tenha um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

SEO é um conjunto de estratégias e técnicas para otimização de páginas na internet. Portanto, suas técnicas de SEO devem estar atualizadas e devem ser eficientes. Agora, mostraremos algumas dessas técnicas, para que seu site tenha uma melhor indexação no Google.

Conteúdo de Qualidade e Otimizado

É primordial que seu conteúdo seja relevante e de qualidade. Seus textos devem estar bem escritos e devem possuir um bom conteúdo.

Portanto, tenha palavras-chave poderosas e saiba distribuí-las no decorrer do texto. Palavras-chave fracas normalmente não trazem relevância ao texto e não auxiliam a indexação do seu site em mecanismos de busca como o Google e o Bing.

Não pense também que um texto cheio de palavras-chave fará seu site ficar otimizado. A repetição exagerada dessas palavras muitas vezes é mal vista pelo Google, deixando seu texto em uma situação pior ainda. Use e abuse de sinônimos e termos relacionados às palavras-chave principais.

Você deve ter boas palavras-chave e usá-las com sabedoria!

Links Internos e Externos

Os links são ferramentas direcionadoras, ou seja, ao clicar em um link você será direcionado para uma página.

Essa página pode ser do seu próprio blog ou site, chamados de links internos, ou pode ser de outro site, chamados de links externos.

De qualquer maneira, os links são de extrema importância para que seu site seja relevante e otimizado. Há diversos cursos e estratégias sobre link building, que é a arte de criar links poderosos e coerentes.

Portanto, é importante que você se especialize na criação de links, tanto externos quanto internos, e comece a aplicar seus conhecimentos em seus textos e páginas.

Imagens Otimizadas

Algumas pessoas acreditam que imagens não são importantes na otimização de um site para mecanismos de busca, mas elas estão totalmente erradas. As imagens geram muito mais resultados do que você imagina!

Para que sua imagem seja relevante, é importante que ela tenha, pelo menos, um um texto alternativo e uma legenda.

É recomendado também que, em todos esses aspectos, ela tenha a palavra-chave em questão. Assim, ela ajudará na otimização do texto e da página como um todo.

Problemas de Velocidade

O Google preza muito pela experiência do usuário desde a realização de uma pesquisa até a navegação no destino final encontrado na busca, portanto o seu site deve estar perfeito e funcionando normalmente.

Sites que são lentos e demoram muito para carregar suas páginas não costumam ter uma boa reputação, e podem até mesmo deixar de aparecer no Google!

Há diversos motivos que podem causar a lentidão em seu site. Alguns dos motivos mais comuns são fotos e arquivos muito pesados, códigos desnecessários e sites hospedados em infraestruturas ruins.

Experimente fazer a compressão de todas as imagens, deixando-as mais leves. Otimize o código-fonte do seu site  e remova tudo o que não for essencial para o bom funcionamento dele.

Se, após fazer estes processos, seu site continuar apresentando problemas de velocidade, recomendamos que você procure uma empresa ou profissional especializado para realizar uma análise mais apurada do seu site e propor melhorias.

Conclusão

Agora, com todos esses problemas apresentados, você já pode verificar se seu site necessita de um reformulação ou não.

Além disso, você possui todas as soluções em mãos e já sabe tudo que precisa ser feito, basta correr contra o tempo e ajustar tudo que precisa ser ajustado.

Invista em boas técnicas de SEO e em um design responsivo agradável, para que seu site possa se adequar a diversas situações.

Tome cuidado também se seu site estiver apresentando qualquer tipo de lentidão, lembre-se que apenas 1 segundo pode fazer toda a diferença!

Faça todas as alterações necessárias e mantenha sempre o seu site atualizado, dessa forma você otimizará o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca da internet.

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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