O marketing digital tem evoluído com tanta velocidade que muitos profissionais da área têm dificuldade de acompanhar instantaneamente todas as mudanças e conceitos do setor. Entre esses termos, que muitas vezes causam confusão, estão o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.
Para uma estratégia de sucesso é importante conhecer as peculiaridades de cada conceito, por isso abordaremos essas diferenças a seguir. Confira:
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital com o objetivo de engajar o público-alvo de um negócio utilizando conteúdos relevantes e interessantes. Isso permite envolver e gerar valor, melhorando a experiência do potencial cliente com a marca.
Ao informar o cliente sobre o setor, as vantagens de um determinado produto, como ele pode ser útil, em vez de apenas realizar uma oferta comercial, o cliente terá melhores condições de avaliar os benefícios daquela compra e realizá-la com mais consciência.
O que faz parte do Marketing de Conteúdo?
A forma mais precisa de compreender como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing se diferenciam é compreender no que eles consistem. Por exemplo, ao detalhar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, chegaremos às seguintes táticas:
- Postagens em blog;
- E-books;
- White papers;
- Estudos de caso;
- Checklists;
- Vídeos;
- Infográficos;
- Manuais etc.
Dessa forma, podemos entender que o Marketing de Conteúdo consiste em quais tipos de conteúdo serão utilizados para impactar o potencial cliente para convertê-lo efetivamente num consumidor da marca. É entender quais conteúdos são mais relevantes em cada momento da jornada do comprador e direcionar esse conteúdo.
Também fazem parte da estratégia de Marketing de Conteúdo as técnicas de divulgação e mensuração. Por exemplo, em quais canais serão divulgados, com qual frequência, qual a taxa de abertura ou de download etc.
O que é Inbound Marketing?
Diferentemente do Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing é uma estratégia que pode ser traduzida como marketing de atração, sendo o oposto do Outbound Marketing. O objetivo desse novo marketing é atrair potenciais clientes para o blog, site ou mídias sociais e criar um relacionamento com este usuário, mostrando quais os benefícios do negócio a partir do conteúdo, visando o aumento das vendas.
Podemos entender o Marketing de Conteúdo como uma das táticas que são realizadas dentro da estratégia de Inbound Marketing para alcançar os objetivos de atrair, converter, fechar e fidelizar o cliente.
Quais as táticas que compõem a estratégia de Inbound Marketing?
Como vimos a decomposição de Marketing de Conteúdo, faremos o mesmo com o Inbound Marketing para tentar compreender quais as diferenças entre ambos. São elas:
- Mídias Sociais;
- Marketing de Conteúdo;
- E-mail Marketing;
- CRM;
- Links patrocinados;
- Landing Pages;
- Site etc.
Pode-se entender assim que o Inbound Marketing é um conjunto de táticas que, por si só, são capazes de dar os resultados digitais desejados pela empresa, pois envolve um planejamento mais completo da atuação on-line.
Quais as diferenças entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?
O Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing completam-se enquanto estratégias de marketing, sendo que é possível fazer Marketing de Conteúdo sem executar uma estratégia mais ampla de Inbound, mas não é possível realizar o segundo sem o conteúdo, pois é por meio deste que os usuários são levados adiante na jornada do comprador.
Ao compreender em que consiste cada uma das estratégias e quais são as diferenças entre elas, é possível se beneficiar do que elas, conjuntamente, podem oferecer, como:
- Melhor relacionamento com o cliente;
- Aumento do engajamento com a marca;
- Expansão da visibilidade da marca;
- Auxílio no aumento das vendas;
- Melhora no pós-venda da empresa, aumentando a fidelização.
Os benefícios do Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing executados conjuntamente são imensos, compreender as diferenças para melhorar a realização das estratégias também é importante.
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