Como fazer Inbound Sales? Saiba aqui!

Como fazer Inbound Sales? Saiba aqui!

O primeiro passo para aprender como fazer Inbound Sales é entender um pouco sobre o seu conceito e o que diferencia esse método dos meios tradicionais de trabalhar com vendas. Enquanto o padrão, para a maioria das empresas, é chegar até o cliente, seja por meio de malas diretas, envio de e-mails sem o consentimento do usuário, panfletagem ou telefonemas, no Inbound Sales, o objetivo é atrair os clientes de modo natural.

A razão pela qual a sua empresa deve começar a implementar estratégias de Inbound Sales é que, sem essa adequação ao momento em que estamos vivendo — em que a informação vem sendo mais difundida do que nunca —, todos que se apegam aos métodos tradicionais estão perdendo muitas vendas!

Entenda a seguir como sua empresa pode aumentar as vendas com o Inbound Sales e como fazer essa migração.

Vantagens proporcionadas pelo Inbound Sales

Se levarmos em conta as despesas geradas com materiais impressos, deslocamento de vendedores, o próprio tempo gasto, entre outros fatores, o custo por aquisição de clientes será tão alto que somente um altíssimo índice de vendas compensaria o investimento.

Mas como o Inbound Sales pode solucionar esses problemas? A geração de inbound leads é, por si só, um meio de filtrar qualitativamente os seus potenciais clientes. Isso porque boa parte dos leads é formada por internautas potencialmente interessados no produto ou solução de sua empresa — e a outra parte costuma ser formada por curiosos, estudantes e profissionais da área.

Portanto, o time de vendas tenderá a apresentar resultados muito melhores devido ao fato de estarem contatando leads propensos a comprar. O marketing, por sua vez, cumpre um papel mais incisivo nacaptação de potenciais clientes e, também, na educação dos leads que ainda não estão preparados para a conversão — concluir uma compra.

Como fazer Inbound Sales: entenda como capacitar a sua equipe

De nada adianta utilizar de estratégias Inbound se a sua equipe de vendas não compreende, de fato, como os leads chegaram até eles. Analisando pela perspectiva de um consumidor, isso é como notar que a empresa adotou uma abordagem diferenciada para atraí-lo, porém, ao entrar em contato com o departamento comercial, deparou-se com o mesmo atendimento “robotizado” ao qual infelizmente está acostumado.

Leads trabalhados com uma estratégia de Inbound bem estruturada esperam um atendimento personalizado. Entretanto, contrariando o que muitos vendedores têm como princípio, o atendimento personalizado não significa apenas chamar o cliente pelo nome e seguir um script de acordo com o seu estado de espírito.

A equipe de vendas precisa conhecer melhor cada lead

Para que se tenha êxito, os vendedores precisarão estar alinhados com o marketing, tendo pleno conhecimento sobre cada lead — saber quais são os problemas vividos por cada um, pelo quê o lead demonstrou mais interesse, qual a “linha do tempo” percorrida por ele do primeiro contato até então etc.

Se o cliente é uma outra empresa (B2B), além de estarem a par dessas informações, os vendedores deverão ter pesquisado tudo sobre o seu modus operandi, com a finalidade de entender suas necessidades e expectativas. Isso é muito importante, pois o período de negociações pode ser mais prolongado para esse tipo de vendas.

Dessa forma, a comunicação será muito mais inteligente e absolutamente personalizada, sem truques de venda ou abordagens treinadas. Na verdade, cada contato de vendas será encarado como uma conversa franca, substituindo o apelo comercial pela proposta de soluções. Ou seja, dar ao cliente o que realmente o interessa é o que podemos considerar a melhor maneira de fazer Inbound Sales.

O nosso conteúdo foi útil para você entender como fazer inbound sales? Deixe o seu comentário!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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