Datas Comemorativas: 5 acertos que sua empresa deveria fazer na internet para lucrar mais

Datas Comemorativas: 5 acertos que sua empresa deveria fazer na internet para lucrar mais

Vamos ser francos: Querendo ou não, todos acabamos gastando um pouco mais nas datas comemorativas. É inevitável o apelo do marketing nessas datas para a maioria da população brasileira, aquecendo o mercado seja offline ou online. Em tempos de crise principalmente, esses períodos especiais surgem como grandes oportunidades para empresas alavancarem as vendas e gerar receita.

No marketing digital não é diferente. Enquanto para e-commerces certos períodos do ano são cruciais para manter as vendas em alta, para as outras empresas, em geral, também é um período importantíssimo para fazer branding com seu público e se manter presente com um approach oportuno.

O fato é que, independente do motivo, datas comemorativas são sempre excelentes oportunidades para melhorar as finanças e a imagem da sua empresa no mercado.

Mas tudo isso provavelmente você já sabe. O que vamos fazer aqui é lhe ajudar a recolher o máximo de resultados do calendário de eventos deste ano!

1. Planejamento é tudo! Programe suas ações com antecedência.

Quando escrevo este artigo, o Dia das Mães está a menos de um mês de distância. Neste caso, vale aqui a pergunta: Sua empresa já sabe como atingir o seu público nesta data?

Como o título já diz, planejamento é tudo e antecipar um calendário de ações em datas comemorativas é a chave para não deixar sua estratégia para a última semana. Utilize alguma ferramenta de calendário (o próprio Google Agenda é gratuito e ótimo) para desde já ir se programando nas próximas datas com a sua equipe e sempre ter um plano de ação definido quando a data estiver chegando.

Caso você precise de ajuda, neste link aqui você pode baixar um calendário pronto com dezenas de datas comemorativas para ir se preparando desde já. Usamos ele por aqui e ele funciona que é uma beleza!

2. Não ignore o óbvio, mas também saia do mainstream.

É simples, o mercado possui cinco datas comemorativas principais: o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e o Natal (sendo esta última, a mais importante do ano). Para o e-commerce, também temos datas digitais como a Black Friday, que movimenta grandes valores todo ano. Estas e outros menores - como a Páscoa - são períodos obrigatórios onde a maioria das empresas (incluindo a sua) precisa realizar alguma ação para engajar seu público (seja comercialmente ou mesmo para branding).

Entretanto, como todo o mercado investe agressivamente nestas datas, o custo para se destacar nestes períodos costuma ser elevado para empresas pequenas. São períodos concorridos onde a sua promoção ou mensagem terá de disputar a mesma caixa de e-mail ou rede social com todos os outros concorrentes do mercado.

Embora seja importantíssimo não ignorar estas datas, empresas pequenas devem se preocupar em se destacar também em datas menos concorridas e mais oportunas com seu público.

Como exemplo, temos a Santíssimo Empório, que é uma loja de cervejas importadas, localizada em Salvador e cliente da Sigu. Nossos amigos da Santíssimo sabem explorar muito bem o seu calendário de eventos, realizando promoções em datas menos concorridas para se destacar e fazer um excelente trabalho de branding (e ainda impulsionar as suas vendas):

 

A verdade é: A gente adora uma gelada. Mas com toda essa chuva em Salvador, nada mais justo do que esquentar o seu final...

Posted by Santíssimo Empório on Sexta, 10 de abril de 2015

No link do calendário que passamos no último tópico, também se encontram diversas datas fora do mainstream que a sua empresa pode explorar, como "Dia do Beijo", "St. Patrick's Day", dentre outras. Uma vez dentro do seu segmento de atuação, são excelentes motivos para você se aproximar do seu público com uma promoção ou mesmo uma mensagem especial.

3. Conheça seu público.

Se o seu público é essencialmente masculino, normalmente não é a melhor ideia investir pesado em uma ação de marketing comemorando o Dia da Mulher. Da mesma forma que, se seu público for composto essencialmente de homens, datas comemorativas envolvendo futebol (ex. Início do Campeonato Brasileiro) são excelentes oportunidades para engajar o seu público.

Conhecer o que seu público gosta e deseja é essencial para o marketing de qualquer empresa. Saber utilizar as nuances do dia-a-dia de seu público para surpreendê-los com uma ação ultra segmentada, demonstra um nível de atenção e personalização que são sempre muito bem vindos.

Seu público é jovem? Porque não fazer uma ação para comemorar a estreia daquela série que todo mundo está falando?

Seu público é mais velho? Abuse dos aniversários, eventos, bandas e acontecimentos da época de quando eles eram mais jovens. Certamente a nostalgia irá atingí-los em cheio.

Resumindo: Quanto melhor você conhecer o seu público, mais haverão oportunidades de se criar datas comemorativas sobre detalhes do cotidiano dos mesmos. O fator surpresa será sempre bem recebido.

4. Saiba quando começar a fazer a sua comunicação.

Em datas comemorativas o timing é um fator importante. Da mesma forma que promoções não podem ser anunciadas em cima da hora, não faz sentido enviar uma mensagem de Feliz Dia dos Pais duas semanas antes da data. Utilize a primeira dica que demos aqui para se preparar junto com a sua agência digital e realize a divulgação de acordo com a ação que tenha planejado.

Abaixo, cito alguns momentos onde é cabível e costumeiro realizar a comunicação com o seu público. Quais você irá utilizar, entretanto, depende exclusivamente da sua ação.

Save the date: Embora seja mais voltado para promoções, pode também pode ser usado para informar sobre eventos. É recomendado ser enviado um pouco antes da data (ex. 1 semana) para a sua base de alvos em um e-mail marketing. O objetivo é preparar seu público para uma condição exclusiva e criar a sensação de expectativa.

Também é ideal para evitar que seu público gaste seu orçamento com outros concorrentes, uma vez que ele irá aguardar a sua promoção.

Esse tipo de disparo também pode ser feito para medir a eficácia de sua promoção: Peça para o seu público informar o interesse com um Call To Action bem aplicado em seu e-mail e você será capaz de medir quão relevante está sendo esta oferta para o seu público.

Pré-Data: Normalmente é enviado após o Save the Date também para ações comerciais, cerca de dois dias antes da data comemorativa. A peça tem, em seu objetivo, reforçar a comunicação com o público bem como revelar (no caso de um teaser no Save the Date), a condição em questão. É importante também para manter sua lista aquecida, além de garantir que sua mensagem seja lida antes que as pessoas viajem ou estejam ocupadas demais no dia em questão.

E-Mails deste tipo também podem ser enviados apenas se o seu alvo clicou no "Tenho Interesse" do Save the Date. Neste caso, é necessário utilizar uma ferramenta de e-mail marketing com a função de programar a sequência de disparos.

Data Comemorativa: Sem nenhuma surpresa aqui. Será a comunicação a ser feita no dia, seja para anunciar promoções ou para simplesmente desejar uma mensagem de felicitação (branding). Importante ser enviada em um horário que não conflite com a enxurrada de e-mails e mensagens em redes sociais enviadas pelas outras empresas. Explore horários alternativos para garantir que sua mensagem não fique misturada a 10 outras similares na caixa de entrada do seu público.

Pós-data: Importante para ações de queima de estoque ou mesmo para agradecer o comparecimento a algum evento da empresa. Normalmente enviado 2 dias após o período comemorativo.

5. Saiba como fazer a sua comunicação.

Bem, se vamos planejar uma ação de marketing para o Feriado X, que façamos de uma maneira bem feita, correto? Embora pareça óbvio, muitas empresas acabam se esquecendo disso na Hora H.

Campanhas de e-mail marketing disparadas da forma errada e no momento errado, posts de Facebook não impulsionados, promoções sem links patrocinados e outros erros básicos acabam por arruinar todo o esforço de marketing para aquele dia importante no calendário da empresa.

Embora cada caso seja único, listo abaixo as ferramentas mais eficazes para entrar em contato com o seu público durante datas comemorativas:

E-Mail Marketing (para todas as empresas): Indubitavelmente a ferramenta mais utilizada durante este período. Uma peça bem criada, com um texto matador e um Call to Action bem posicionado podem fazer maravilhas para a sua campanha. Resta apenas garantir que seu público vá ler este e-mail. Para isso, um título cativante e um e-mail produzido em HTML são importantíssimos para maximizar seus resultados.

Landing Pages (para promoções): Além de possuir uma ferramenta profissional para disparo de e-mail (que lhe permita monitorar os resultados), outro ponto importantíssimo é também saber selecionar a lista de alvos que receberão esta comunicação. Uma vez que não recomendamos de forma alguma que você realize ações de spam, é crucial que você tenha uma lista de e-mails que já conhecem e aceitam receber comunicações de sua empresa.

Para aumentar esta base de uma maneira rápida, efetiva e em um curto prazo, recomendamos que você desenvolva uma Landing Page do produto/serviço que pretende realizar a promoção na data comemorativa.

Neste artigo, explicamos com muito mais riquezas de detalhes o incrível poder das Landing Pages e como elas podem se tornar verdadeiras máquinas de gerar negócios para a sua empresa em um curtíssimo prazo.

Redes Sociais (para todas as empresas): Você já deve estar cansado de ler sobre a importância de sua empresa estar em redes como o Facebook e Instagram, correto? O tom mais informal das redes sociais ainda lhe permite variar a sua comunicação para um tom mais leve e mesmo algumas brincadeiras são bem vindas durante o dia comemorativo.

Ah, e não se esqueça de realizar anúncios no Facebook para garantir que a sua mensagem atinja o público correto e não apenas aqueles curtindo a sua fanpage, ok?

Redes Sociais Fechadas (para todas as empresas): Você já pensou em enviar sua mensagem de boas festas ou divulgar o seu "mega saldão" para uma lista do Whatsapp? Para empresas que possuem telefones no banco de dados, pode ser uma estratégia simples e com bons resultados. Entretanto, muito cuidado para a sua comunicação não parecer invasiva demais e o tiro acabar saindo pela culatra! Sempre solicite a permissão de seu público antes de impactá-los através de um novo canal!

Links Patrocinados (para promoções): Google Adwords, Facebook Ads, YouTube Ads, Rede Display... as opções de divulgação são variadas e devem ser exploradas a depender do seu orçamento e da ação em questão. O importante é aproveitar estas mídias para fazer com que sua promoção chegue ao máximo número de pessoas dentro da sua segmentação. Não se esqueça de usar Landing Pages para garantir que cada clique tenha uma boa chance de ROI!

Hotsites (promoções): Para empresas maiores, uma boa estratégia para otimizar seus resultados durante datas especiais é investir na criação de um site exclusivo para sua ação na data comemorativa. Este tipo de estratégia lhe garante mais liberdade em desenvolver interações dos visitantes com seu produto, permitindo uma melhor experiência de usuário e garantindo mais conversões, por tabela.

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Seguindo estas cinco dicas, sua empresa terá muito mais performance e resultados ao disparar comunicações durante as próximas datas comemorativas.

Independente do seu foco ser branding ou vendas, o mais importante é se fazer presente durante as datas mais importantes do ano para o seu público. Afinal, esta provavelmente será a estratégia do seu concorrente e você não quer ficar para trás, certo?


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Autor:

Atua na área de Design, voltada para publicidade e marketing desde 2005, tendo seu foco voltado nos 6 últimos anos para a área de Internet, Websites e mídias sociais. Sócio e Diretor de Criação e Mídias Sociais da Sigu Marketing Digital, desenvolvendo interfaces gráficas e estratégias de comunicação integradas para internet e gestão de redes sociais. 

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