Google Analytics - Entenda a importância de analisar os resultados do seu site

Google Analytics - Entenda a importância de analisar os resultados do seu site

De que adianta divulgar a sua empresa e não mensurar os resultados obtidos?

Uma das mais importantes atitudes que deve-se ter em qualquer tipo de campanha de marketing é a análise dos resultados. Executar uma campanha de divulgação utilizando outdoors, panfletos, site ou qualquer outra ferramenta, e não identificar os benefícios gerados é desperdício de dinheiro. Acredito que você não tem interesse de jogar o dinheiro da sua empresa fora, tem?

Mesmo na internet, onde existem várias ferramentas para monitorar os resultados de cada ação de marketing, é fundamental termos uma estratégia bem definida para entender melhor o que cada campanha propicia em termos de resultados. Quantas compras foram realizadas durante a campanha? Quantas pessoas se cadastraram na promoção? Quantas vezes o seu site foi acessado através do link do email marketing? Todas essas informações podem ser obtidas através de diversas ferramentas e softwares de análise.

Google Analytics

Uma das ferramentas mais completas para analisar resultados na internet é o Google Analytics. Serviço gratuito disponibilizado pelo Google que pode ser implementado em qualquer site da internet com objetivo de mapear os dados de acesso.

O Google Analytics permite a análise de diversos dados que podem auxiliar a sua empresa a ter melhores resultados com marketing digital. É possível, por exemplo, saber quantas pessoas acessaram o seu site em determinado período, conhecer o tempo de permanência dos visitantes no site, a quantidade de páginas acessadas por visita, as principais áreas acessadas (produtos, serviços, etc.), como os visitantes estão descobrindo o seu site (redes sociais, email marketing, busca do Google, link em outro site, etc.), quais as principais palavras-chave no Google que geraram visitas para o seu site, quantas vezes o formulário de contato foi preenchido e muito mais.

O Google Analytics pode ser facilmente agregado ao site da sua empresa, basta efetuar o cadastro através do link: http://analytics.google.com. E seguir o passo a passo sugerido pelo próprio Google:

Etapa 1: inscreva-se em uma conta.

Acesse o website do Google Analytics para se inscrever em uma nova conta. Clique no botão Acessar o Google Analytics e siga as instruções na tela.

Etapa 2: configure propriedades da conta.

O Google Analytics é flexível e compatível com diferentes configurações de conta, mas sua configuração afeta a exibição de dados nos relatórios. Para ajudar a planejar sua configuração, consulte o artigo em nossa visão geral de contas, usuários, propriedades e visualizações.

Se você estiver configurando o Google Analytics para acompanhar um aplicativo, consulte nossas práticas recomendadas para a configuração do Mobile App Analytics.

Etapa 3: configure seu código de acompanhamento.

Inclua o ID e o código de acompanhamento do Google Analytics em seu website ou aplicativo para celular a fim de coletar e enviar os dados de uso para sua conta do Google Analytics. Você pode acompanhar várias propriedades na mesma conta, mas é necessário que cada propriedade seja configurada individualmente. Siga processos diferentes para configurar o acompanhamento na Web e configurar o acompanhamento de aplicativo para celular.

Para mais informações acesse: https://support.google.com/analytics/answer/1008015?hl=pt-BR

Não negligencie a tarefa de analisar os resultados do seu site. Essa análise é muito importante para entender o comportamento do seu consumidor. Acompanhando as métricas do seu site você poderá identificar tendências (avaliando os produtos ou serviços mais acessados), esclarecer melhor informações que estejam pouco claras (se houver um alto índice de dúvidas sobre uma mesma página), identificar e otimizar áreas do seu site que estejam com baixo rendimento e muito mais. O processo de monitoramento e análise colabora para melhorar o ROI das suas ações de marketing na internet.


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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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