Minha memória costuma ser uma porcaria, mas eu me lembro com algum detalhe do mês de Setembro de 2020. Era a chegada do iOS 14 e eu havia recém migrado da plataforma Android para a Apple (depois de anos sendo um fiel consumidor da Samsung).
Eu lembro, porque meu presente de boas vindas dado pela maçã, foi uma belíssima facada nas costas.
Veja, para um gestor de tráfego, a nova versão do iOS chegou quase com ares apocalípticos para quem anuncia na internet.
Eu não vou entrar em detalhes sobre o que era essa a atualização (você pode saber mais aqui), mas era a Apple basicamente dizendo que a gente (anunciante) só poderia coletar os dados dos seus usuários se eles autorizassem nas configurações do celular (e ninguém faz isso).
"Vai parar de aparecer anúncio para quem tem iPhone!",
"O Facebook não vai anunciar mais para nenhum dispositivo da Apple",
"Vai mudar tudo! Fu@#$!". ??????
E como a maioria dos receios apocalípticos que costumamos ter, a realidade mostrou que houve um certo exagero de nossa parte.
Sim, o iOS14 mudou as coisas para quem anuncia, mas foi algo relativamente tranquilo de lidar (e fez parte de uma tendência global de proteção de dados).
Eis que nos encontramos quase 2 anos após esta data e a maçã nos apronta uma nova em sua próxima versão do iOS: O Private Relay, que também pode impactar a forma como é entregue a publicidade na internet.
E você pode entender mais sobre esse assunto logo no primeiro artigo desse rolê.
Pode não ser o apocalipse, mas é no mínimo bíblico ver uma maçã atrapalhando a felicidade de pobres mortais. ??
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