O potencial do Instagram Stories para empresas e como isso pode afetar o seu negócio

O potencial do Instagram Stories para empresas e como isso pode afetar o seu negócio

O potencial do Instagram Stories para empresas e como isso pode afetar o seu negócio

O potencial do Instagram Stories para empresas e como isso pode afetar o seu negócio

Em uma época marcada pelo boom das redes sociais, é bastante comum que as plataformas invistam no lançamento de funcionalidades para proporcionar experiências ainda mais incríveis aos usuários.

Mas a verdade é que muitas dessas inovações são tão bem-sucedidas que extrapolam o campo do entretenimento e se transformam em oportunidades de negócios.

Será que a sua empresa está aproveitando todo o potencial dos novos recursos? Hoje o Pinguim explica como o Instagram Stories pode ser integrado a sua estratégia de marketing, contribuindo para o engajamento do público.

O que é o Instagram Stories?

Lançado em 2016, o Instagram Stories é um recurso que permite aos usuários compartilharem momentos do seu dia, por meio de textos, fotos, vídeos curtos ou transmissões ao vivo.

O grande diferencial é que essas histórias permanecem visíveis por apenas 24 horas, embora possam ser salvas para aparecer em destaque no feed. No entanto, durante esse período, é possível enriquecer essa interação com filtros e emojis, entre outras possibilidades.

Por que utilizar o Instagram Stories?

Para as empresas, essa é uma excelente oportunidade para se aproximar do público e, assim, conhecer melhor as preferências e os desejos de sua persona, além de poder avaliar a receptividade aos seus produtos, serviços e a própria marca.

As reações dos seguidores também acabam se tornando um termômetro para avaliar a qualidade de seus produtos, serviços e atendimento. Também permite que os usuários sejam redirecionados para outras páginas.

A seguir, aprenda como aproveitar todo o potencial dessa ferramenta.

Faça transmissões ao vivo

São várias as vantagens de se realizar uma live no Instagram Stories: a primeira delas é a oportunidade de conversar com os consumidores em potencial sobre o seu produto ou serviço, além de aumentar sua visibilidade online.

Você pode apresentá-lo ao seu público, detalhando funcionalidades e diferenciais em comparação com outros do mesmo segmento. Aproveite o momento para tirar dúvidas e, acima de tudo, ouça o que eles têm a dizer: esse feedback pode ser o ponto de partida para melhoramentos em novas versões.

Sob o ponto de vista técnico, convém ressaltar que as transmissões ao vivo aparecem em destaque na página do seguidor, que também recebe uma notificação de que uma live está acontecendo naquele momento.

Permita que o seguidor conheça todo o processo

As características do Instagram Stories fazem dele o espaço ideal para a divulgação de momentos que não alcançariam tanta repercussão em postagens convencionais.

Nas histórias, não apenas o produto finalizado merece destaque. Aqui, vale o registro de todo o processo – antes, durante e depois. Sua empresa está organizando ou participando de um evento badalado em sua área de atuação?

Utilize o stories para mostrar o making of – ou então o que acontece quando as cortinas se fecham – aos seus seguidores. Esta, aliás, é uma maneira bastante eficiente de envolvê-los.

Acompanhe o passo a passo da criação de um produto: uma boa estratégia é postar prévias de lançamentos, sem, no entanto, revelar todos os detalhes, com o propósito de aguçar a curiosidade da audiência, assim como fazem os grandes estúdios nos meses que antecedem a estreia de um filme.

Mostre a eles o dia a dia de sua empresa

Uma dica importante é deixar a formalidade de lado. Ao invés de roteiros prontos, seja natural e deixe de lado a busca pela perfeição. Como parte dessa proposta, leve o seu seguidor para dentro da empresa.

Mostre a eles como são as dependências e instalações da sede da sua empresa. Nesse contexto, até mesmo a irreverência é permitida. Vale o registro de diversos momentos do cotidiano, incluindo, por exemplo, flagras da equipe em seus horários de lazer.

Esse tipo de iniciativa é importante porque pode inclusive transformar a visão que o consumidor tem da sua marca, diminuindo até mesmo uma eventual resistência ao seu produto.

Explore os recursos de edição e interatividade

O Instagram disponibiliza diversas funcionalidades para tornar as histórias ainda mais atraentes. Antes mesmo da publicação de fotos ou vídeos, você pode editá-los ou então inserir efeitos de vídeo, para que eles consigam traduzir seus objetivos e valores com exatidão.  

Assim, você tem liberdade para definir o alinhamento ou a tipografia mais adequada para o seu propósito. Do mesmo modo, a inserção de efeitos de vídeo pode ajudar a aumentar o engajamento da sua publicação. Vale divertir ou até mesmo

Da mesma maneira, lembre-se que a essência das chamadas redes sociais é promover a interação entre os usuários. Assim, você enquanto empresa, deve buscar maneiras de estimular os seguidores a reagir ao seu conteúdo. O próprio Stories oferece a possibilidade de criação de enquetes.

As votações são essenciais para que o seguidor perceba que possui algum poder de decisão. Ele pode escolher entre algumas opções de nome para batizar um novo produto, os assuntos que devem ser abordados em seu blog ou os próximos produtos que entrarão em promoção.

Anuncie no Instagram Stories

Quase no fim, é importante ressaltar que o Instagram Stories também dá às empresas a possibilidade de patrocinar publicações, o que faz com que elas alcancem um número maior de usuários.

Se, da maneira convencional, essa é uma estratégia que vale a pena, o investimento pode ficar ainda mais atraente com a incorporação do formato carrossel, termo utilizado para definir uma publicidade na qual são exibidas três fotos ou vídeos consecutivos.

A novidade começou a ser testada por grandes empresas nos Estados Unidos – como Coca-Cola e Netflix – desde fevereiro, quando foi anunciada oficialmente. Espera-se que os anunciantes aproveitem as novas possibilidades para elaborar conteúdos ainda mais aprofundados e criativos.

Por último, tão importante quanto você diversificar suas estratégias e canais de comunicação com o seu público, é desenvolver o hábito de monitorar a concorrência: a observação da maneira como outras marcas se beneficiam dessa funcionalidade vai ajudá-lo a aprimorar sua estratégia.

Viu só como o Instagram Stories pode ser útil para alavancar o potencial da sua empresa? Nós da Sigu podemos assessorá-lo com o seu planejamento de marketing. Para falar com o Pinguim é bem simples (você não precisa ir até o polo norte!): entre em contato pelo nosso formulário!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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