Google Meu Negócio: Sua Empresa em Destaque no Google

Google Meu Negócio: Sua Empresa em Destaque no Google

Google Meu Negócio: Sua Empresa em Destaque no Google

Atualmente, a concorrência no mercado é gigantesca, não importa em qual segmento você atua. A pergunta é: como posso destacar e divulgar minha empresa de forma eficiente?

O Google disponibiliza diversas plataformas de divulgação para empresas e afins, e uma delas é o Google Meu Negócio.

Nesse artigo você aprenderá o que é o Google Meu Negócio e como ele pode ajudar sua empresa a alcançar um número maior de pessoas na internet e também a facilitar a vida de possíveis clientes.

O Google Meu Negócio além de ajudar na divulgação, também permite que sua empresa torne o contato com o cliente mais fácil e mais rápido, tornando a experiência do cliente mais dinâmica.

A seguir, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O Que é o Google Meu Negócio?
  • Quais São as Vantagens e Por Que Devo Me Cadastrar?
  • Passo a Passo: Faça Você Mesmo o Cadastro
  • Perguntas Frequentes

O Que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, também conhecido como Google Business, é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, lançada em 2014.

Essa ferramenta é muito efetiva, e ajuda empresas a se divulgarem ainda mais nos resultados orgânicos de pesquisa e também no Google Maps.

Já percebeu que, ao realizar uma pesquisa no Google, nos resultados de busca, às vezes, encontramos uma janela no lado direito da tela que contém diversas informações como endereço, website, fotos, avaliações, horários de funcionamento, dentre outras sobre a empresa que foi pesquisada?

Essa janela e todas essas informações são gerenciadas através da plataforma Google Meu Negócio. Muito interessante, não é mesmo?

Quais São as Vantagens e Por Que Devo Me Cadastrar?

Há inúmeras vantagens de usar o Google meu Negócio que podemos citar aqui.

A primeira delas é que mantendo as suas informações atualizadas fica mais fácil para que as pessoas lhe encontrem no Google. Precisa ajustar os horários da sua empresa no feriado? Adicionar um novo número de telefone ou WhatsApp? Com o Google Meu Negócio você pode atualizar as informações sobre a sua empresa sempre que precisar e os dados serão atualizados rapidamente nas páginas de busca.

Outra possibilidade é que você pode transformar fotos em vendas!  É possível divulgar fotos de seus produtos ou do seu estabelecimento e encantar potenciais clientes a conhecerem melhor a sua empresa. Ah, e você pode adicionar quantas fotos quiser.

Você também pode estabelecer uma relação de confiança com o seu público através dos comentários do Google Business. Os comentários são uma conversa entre você e seus clientes. Seja o primeiro a saber quando um novo comentário for inserido para que possa responder imediatamente.

Passo a Passo: Faça Você Mesmo o Cadastro

Se interessou pelo Google Meu Negócio? Agora, vamos ensinar o passo a passo de como se cadastrar nessa plataforma.

Primeiro, entre no site da plataforma e clique em “Comece Agora”, um botão verde no canto superior direito da tela.

Seu login será realizado através de uma conta de usuário do Google (GMail ou outro serviço), portanto, se você já estiver logado em sua conta do Google, a plataforma irá carregar automaticamente.

Uma aba chamada “adicionar seu negócio” se abrirá logo após esse procedimento ser realizado. Nessa aba, preencha todos os campos com os dados da sua empresa, como localização, telefone, entre outros.

Ao confirmar esses dados, a plataforma irá solicitar para que você confirme que tudo está realmente correto.

Após ser feita a confirmação, insira o número de seu celular para que seja enviado um código. Coloque o código que foi enviado ao seu aparelho no site e pronto, agora você já pode começar a utilizar a plataforma normalmente.

Perguntas Frequentes

Agora responderemos algumas perguntas que são muito frequentes entre os usuários do Google Meu Negócio. As perguntas serão:

  • Quanto custa o Google Meu Negócio?
  • Qual é a diferença entre o Painel de controle do Google Meu Negócio, do Google Places para empresas e das Páginas do Google+?
  • Preciso do Google Meu Negócio se eu já tiver um website?
  • O que eu preciso para criar um website comercial?
  • Posso usar o Google Meu Negócio se eu não tiver uma loja física?
  • Como faço para verificar minha empresa?

#1 - Quanto custa o Google Meu Negócio?

Qualquer um pode usar o Google Meu Negócio gratuitamente. Não há custos.

#2 - Qual é a diferença entre o Painel de controle do Google Meu Negócio, do Google Places para empresas e das Páginas do Google+?

Se você já usou o Painel de controle do Google Places para empresas ou das Páginas do Google+ para gerenciar suas informações comerciais, foi feito um upgrade automático da sua conta para o Google Meu Negócio.

#3 - Preciso do Google Meu Negócio se eu já tiver um website?

O Google Meu Negócio complementa o website que você já tem, dando ao negócio uma identidade pública e presença com uma ficha cadastral no Google. As informações fornecidas sobre o negócio podem aparecer na Pesquisa Google, no Google Maps e no Google+.

#4 - O que eu preciso para criar um website comercial no Google Meu Negócio?

Apenas da sua ficha cadastral do Google. O criador de websites gratuito da plataforma usa as informações da sua ficha cadastral para gerar automaticamente um site simples. Você também pode adicionar fotos ou escolher um dos diferentes designs para personalizar seu website gratuito de acordo com sua empresa.

#5 - Posso usar o Google Meu Negócio se eu não tiver uma loja física?

Com certeza. Se sua empresa é em casa ou em uma área de serviços, você pode optar por exibir seus detalhes no Google com ou sem um endereço.

#6 - Como faço para verificar minha empresa?

Para a maioria das empresas, a verificação significa a solicitação, o recebimento e a leitura de um cartão postal de verificação do Google. Há também outras opções de verificação por e-mail ou telefone. Saiba como verificar sua empresa.

Conclusão

Se você tem uma empresa, não importa o tamanho nem o segmento, saiba que o Google Meu Negócio é uma ótima opção para que você possa ter um alcance maior e atender melhor seus clientes.

Além disso, as informações que serão disponibilizadas ajudarão possíveis clientes a encontrar sua empresa mais facilmente e entrar em contato mais rapidamente. Você mesmo é quem gerencia sua conta e as informações que aparecerão na página de resultados.

Faça um teste e realize seu cadastro hoje mesmo e depois deixe um comentário aqui neste artigo contando sua experiência com a plataforma.


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

Comentários: