Entenda o Índice de Qualidade do Google Adwords

Entenda o Índice de Qualidade do Google Adwords

Entenda o Índice de Qualidade do Google Adwords

Quer saber como melhorar a posição dos seus links patrocinados no Google? Então você precisa entender sobre o índice de qualidade e como ele afeta os seus anúncios.

Junto com seu lance no leilão do Google Adwords, o índice de qualidade pode ajudar a definir a posição em que seu anúncio é exibido na página de resultados, bem como o valor que você paga por cada clique.

diversos fatores que podem interferir em seu índice de qualidade. No artigo de hoje, abordaremos os seguintes tópicos:

  • Leilão de Palavras-Chave no Google
  • O Que é o Índice de Qualidade?
  • Porque é Importante Ter o Maior Índice de Qualidade Possível?
  • Como Alcançar o Melhor Índice de Qualidade Possível?
  • Variações nos CPCs Com Base na Faixa do Índice de Qualidade

Leilão de Palavras-Chave no Google

Toda vez que alguém realiza uma pesquisa no Google é feita uma filtragem de resultados, onde o Google define se anúncios serão exibidos, quais anúncios serão exibidos e em que ordem eles serão exibidos.

Portanto, a cada busca o Google avalia as empresas anunciantes e analisa as palavras-chave de cada uma das campanhas que poderiam exibir anúncios para aquela pesquisa, colocando na balança o lance máximo por clique, a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência na página de destino.

Anúncios com a melhor combinação de fatores, consequentemente, ficarão nas primeiras posições.

Normalmente, quando você cria um anúncio, o Google pede para você fornecer um valor, que indica o quanto você está disposto pagar por um clique em seu anúncio. Este é seu lance!

Porém, há outro fator determinante que é o índice de qualidade. Mas, afinal, o que é o índice de qualidade?

O Que é o Índice de Qualidade?

Índice de qualidade é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Anúncios de melhor qualidade podem resultar em preços mais baixos e melhores posições de anúncio.

Depois que essa avaliação é feita, é atribuída uma nota à seu anúncio, que pode variar de 0 a 10.

Lembre-se que o índice de qualidade não é o único fator determinante, mas ainda assim é muito importante.

Você pode verificar o índice de qualidade de seus anúncios em sua própria conta do Adwords na aba “Palavras-Chave”.

Porque é Importante Ter o Maior Índice de Qualidade Possível?

Como já foi dito antes, o índice de qualidade é um dos fatores que podem fazer com que seu anúncio tenha um melhor posicionamento na página de resultados do Google.

Além do bom posicionamento que seu índice de qualidade pode gerar, também é importante deixar claro que você poderá pagar menos pelo seu anúncio, o que torna mais vantajoso ainda investir em um conteúdo de qualidade!

Você pode reduzir seus gastos com anúncios pela metade, caso ele esteja em com o maior índice de qualidade possível. Até mesmo seu lance pode ser mais barato!

Além disso tudo, existem algumas extensões que o Google disponibiliza apenas para anúncios com um alto índice de qualidade, como localidade e classificação de estrelas.

Como Alcançar o Melhor Índice de Qualidade Possível?

Para saber como alcançar o melhor índice de qualidade possível, primeiro você deve entender como é feita a avaliação.

Afinal, o que o Google leva em conta no momento de avaliar se um anúncio tem ou não um bom índice de qualidade?

Há diversos critérios para definir o índice de qualidade de seu anúncio, porém, basicamente, podemos considerar 3:

  • CTR
  • Relevância do Conteúdo
  • Landing Page

#1 - Taxa de cliques esperada (CTR)

O CTR é o fator de avaliação mais importante para o índice de qualidade de seu anúncio. O CTR é a taxa de cliques de seu anúncio. Para calculá-lo, basta fazer a simples conta:

CTR = Número de cliques / Número de impressões

Portanto, quanto maior a taxa de cliques de seu anúncio, maior será seu índice de qualidade e, consequentemente, mais vantagens você terá.

#2 - Relevância do Anúncio

Esses status indica a relevância de sua palavra-chave com relação à mensagem de seus anúncios. Por exemplo, se alguém pesquisar sua palavra-chave e seu anúncio for exibido, ele parecerá estar diretamente relacionado à pesquisa?

#3 - Experiência na página de destino

Suas páginas de destino devem ajudar as pessoas a encontrar aquilo que elas estão procurando, e o Google analisará esse quesito.

Sua landing page deve ter conteúdo relevante, de fácil navegação e de carregamento rápido.

Além disso, sua landing page também deve ser confiável, e não transmitir nenhum risco ao usuário!

Variações nos CPCs com Base na Faixa do Índice de Qualidade

Ao mesmo tempo que o Google quer ganhar dinheiro, ele também quer que seus anúncios tenham um alto índice de qualidade, portanto, eles encontram esse equilíbrio na variação de CPC.

A lógica é bem simples: quanto maior for seu índice de qualidade, menor será seu CPC, ou seja, você pagará menos pelo seu anúncio.

De acordo com algumas métricas do Google, se seu índice de qualidade for 10, você terá um desconto de 50% no preço de seu anúncio. Em contrapartida, se seu índice de qualidade for 1, você pode sofrer um acréscimo de 400%!

Conclusão

Entendeu por que o índice de qualidade é tão importante? Ele pode fazer com que seu anúncio tenha uma ótima posição nas buscas, além de fazer você gastar menos com seus anúncios.

Portanto, aumente a qualidade de seu anúncio para que seu conteúdo possa ser considerado relevante e para que seu índice qualidade seja cada vez mais alto.

Acompanhe como está o índice de qualidade de seus anúncios em sua conta do Google Adwords.

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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