Saiba como e por qual razão monitorar seus concorrentes na internet

Saiba como e por qual razão monitorar seus concorrentes na internet

Saiba como e por qual razão monitorar seus concorrentes na internet

A internet tornou-se um novo ambiente de disputa de atenção dos consumidores, e as empresas com atuação online já identificaram a importância de buscar diferenciais para se consolidarem neste cenário.

Ao monitorar concorrentes, é possível identificar tendências e encontrar novas oportunidades de negócios. Mas por que?

Por que monitorar concorrentes?

Ao iniciar uma estratégia com o objetivo de monitorar os concorrentes na internet, o primeiro cuidado a se tomar é saber que imitar o que as demais empresas têm feito não é eficiente enquanto estratégia de marketing digital.

O monitoramento dos concorrentes deve ser usado com a intenção de identificar tendências de atuação e, dessa forma, desenvolver soluções que se distinguem das demais. Com tal acompanhamento, é possível otimizar a estratégia digital e aprimorar a presença online da empresa, tornando-se mais relevante para os clientes.

Além de diferenciais de atuação, o monitoramento permite prever algumas situações que podem ser prejudiciais para a empresa. Entre elas, destacam-se uma forte investida de um concorrente nas mídias online, a entrada de uma empresa internacional no mercado, uma baixa brusca nos preços, promoções agressivas, entre outras situações.

A partir de um monitoramento e análise das informações, realizados continuamente, é possível identificar algumas ameaças rapidamente e desenvolver respostas eficientes em pouco tempo. Conforme a estratégia torne-se mais eficiente, é possível prever algumas situações e reduzir os riscos de uma investida com parte da concorrência.

Como monitorar concorrentes?

Para monitorar os concorrentes, é possível utilizar ferramentas eficientes que já possuem esse objetivo. Também é necessário uma equipe profissional que saiba analisar e transformar as informações coletadas em oportunidades de negócios.

Atualmente, existe uma série de ferramentas disponíveis no mercado, sejam opções gratuitas ou pagas, que podem ser usadas com o objetivo de monitorar e analisar a atuação dos concorrentes na internet. Conheça algumas das principais ferramentas utilizadas para este objetivo:

SemRush

O SemRush é uma ferramenta desenvolvida especificamente para monitorar a concorrência. A partir da URL do site concorrente, é possível encontrar diversos dados, como as palavras-chave orgânicas e ranqueamento desses termos, palavras-chave utilizadas em anúncios, tráfego obtido por termo etc.

Os principais benefícios da ferramenta para é a possibilidade de identificar palavras-chave usadas e aprimorar os termos trabalhados pela própria empresa, aumentando a visibilidade online.

Keyword Planner

O Keyword Planner do Google não é uma ferramenta desenvolvida especificamente para a análise de concorrentes, mas apresenta diversas informações que podem ser usadas com este fim.

É possível pesquisar palavras-chave utilizadas e grupos de anúncios que podem servir de ideia para as campanhas desenvolvidas pela empresa. A ferramenta também dá acesso a um histórico de estatísticas, assim como o desempenho dos termos.

SocialMention

O SocialMention é uma ferramenta que permite o monitoramento de uma palavra-chave ou empresa, encontrando todas as informações relacionadas a busca tanto em blogs, vídeos e redes sociais.

É possível identificar quantas vezes e a frequências com que o termo foi utilizado em diferentes meios, além de poder assinar um feed de RSS e receber uma notificação sempre que o termo for mencionado.

Alexa

O Alexa é voltado para o monitoramento de concorrentes, o que permite oferecer um panorama mais amplo sobre o que as demais empresas do segmento têm feito. Entre as informações rastreadas pela ferramenta, podem-se destacar dados sobre os links, tráfego, palavras-chave, entre outras.

Google Alerts

Por fim, o Google Alerts permite acompanhar tudo o que tem sido dito sobre as empresas concorrentes e sobre a própria empresa. Diferentemente do SocialMention, ele não inclui plataformas sociais, ainda assim é uma ferramenta útil para conhecer o cenário do segmento na internet.

Podem ser definidos termos e palavras-chave e sempre que houver uma publicação utilizando a expressão de busca, o Google manda um e-mail para o contato cadastrado.

As ferramentas podem ser usadas isoladamente ou cruzando as informações de várias delas, traçando um cenário mais detalhado sobre a atuação da concorrência.

O essencial é que, ao monitorar concorrentes, os dados adquiridos sejam corretamente analisados e se transformem em soluções que visem melhorar o planejamento estratégico e a presença online da empresa.

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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