Marketing nas redes sociais: veja as 5 melhores estratégias

Marketing nas redes sociais: veja as 5 melhores estratégias

Marketing nas redes sociais: veja as 5 melhores estratégias

O marketing digital conta com diversos canais de comunicação que podem trazer ótimos resultados para qualquer estratégia. Nesse contexto, as redes sociais são especialmente essenciais pela sua grande audiência e flexibilidade na publicação de conteúdo.

Para atingir os seus objetivos nesses canais, porém, é preciso ser cuidadoso e fazer um planejamento adequado, conhecendo ainda as funcionalidades que cada plataforma tem a oferecer. Depois, é chegada a hora de considerar os tipos de conteúdo que você pode publicar e quais são os mais indicados para impactar o seu público-alvo.

Como as possibilidades são vastas, sua prática pode causar certa confusão ou indecisão no início. Quer entender melhor como definir sua estratégia? Confira agora as 5 melhores práticas para incrementar o seu marketing nas redes sociais!

1. Conheça os interesses do seu público

O conhecimento profundo acerca do público-alvo é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing nas redes sociais (e também fora delas).

Isso significa entender as motivações, desejos, medos e opiniões da maioria das pessoas que você pretende atingir. Assim, fica muita mais fácil produzir conteúdos que estejam alinhados a esses interesses.

É possível se basear em pesquisas de opinião ou observar métricas de atuações anteriores da sua empresa, analisando o que realmente funcionou. Leve esses pontos em consideração na elaboração de um planejamento detalhado.

2. Utilize a identidade visual apropriada

O perfil da marca nas redes sociais atua como um legítimo representante da instituição nesse universo. Portanto, deve também estar em harmonia com o aspecto visual adotado nos materiais gráficos, lojas físicas e logotipo, por exemplo.

Tal medida proporcionará identificação imediata com o seu público. Use as cores, fontes e demais elementos de maneira correta, de modo que os seus clientes sejam capazes de reconhecer o seu conteúdo. Mantenha uma unidade de identidade visual que reforce a sua marca.

3. Publique vídeos

O formato audiovisual permite o consumo fácil e rápido de qualquer tipo de informação e pode se encaixar perfeitamente à sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Leve em consideração os interesses do seu público para detectar de quais maneiras você pode aproveitar um vídeo para impactá-lo. Pronto: agora é só iniciar o processo de produção audiovisual.

Esse material não só pode ter sucesso no YouTube como também é admitido em outras plataformas, como o Facebook e o Twitter.

4. Adote o user-generated content

Além de utilizar o conteúdo de autoria da sua empresa para realizar o marketing nas redes sociais, você também pode contar com a ajuda do seu próprio público para isso.

Utilizar user-generated content (UGC) significa incentivar essas pessoas a publicarem fotos usando seus produtos, postarem depoimentos sobre seus serviços e o que mais se encaixar às possibilidades do seu negócio.

Ao receber este material, você pode republicá-lo, com o intuito de gerar proximidade com o seu público e investir em marketing espontâneo.

5. Acerte no call-to-action

Qual o seu objetivo com o marketing nas redes sociais? É o aumento de vendas? Ou quer melhorar a força da sua marca?

Seja qual for o foco da sua campanha, é importante que, ao publicar seus posts, você execute a estratégia correta. Utilize chamadas para ação (CTAs) adequadas, que levem os seus visitantes à efetivamente realizarem a ação que você deseja.

Por exemplo, se você quer vender mais, precisa criar o hábito de publicar links de materiais ricos, que direcionarão o internauta para as landing pages, ou página de captura de e-mails, apropriadas.

A partir dessas dicas, você já possui diversos caminhos possíveis para trilhar quando for colocar em prática o seu planejamento de marketing nas redes sociais.

Faça experimentos e, a partir dos resultados obtidos, refine cada vez mais a sua estratégia. O planejamento não deve ser imutável, pois o público e o mercado se transformam com muita frequência e demandam alta capacidade de adaptação das empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja nossas 6 dicas para impulsionar as redes sociais da empresa!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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