Entenda como o marketing digital pode ajudar sua equipe de vendas

Entenda como o marketing digital pode ajudar sua equipe de vendas

Entenda como o marketing digital pode ajudar sua equipe de vendas

O marketing digital é aliado para a melhoria das vendas de empresas. Para que alcance os resultados desejados, entretanto, a equipe de vendas deve conhecer as estratégias que devem se desenvolver e saber, de fato, como elas podem ser utilizadas.

Continue nos acompanhando e confira mais sobre o assunto! 

Marketing digital e equipe de vendas

Por algum tempo, muitos profissionais acreditavam que marketing digital e vendas “disputavam” o mesmo espaço. No entanto, atualmente, sabe-se que ambas equipes têm funções distintas, mas devem atuar conjuntamente para que os resultados possam ser potencializados.

Diversas estratégias de marketing digital, ainda que executadas pela equipe de marketing, devem ser conhecidas dos vendedores, pois agregam ao setor e otimizam os processos.

Conheça algumas das soluções!

Geração de leads

O primeiro benefício de uma estratégia digital sólida é a maior capacidade da empresa de gerar leads mais qualificados.

A criação de um blog corporativo para atração de visitantes, assim como a produção de conteúdo próprio, auxiliam a gerar mais leads. Isso é possível já que toda a estratégia é desenvolvida com base na buyer persona do negócio.

Além do aumento do tráfego, o conteúdo auxilia no melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. Sendo uma estratégia que apresenta resultados de médio a longo prazo, o marketing de conteúdo permite consolidar a presença online da empresa e aumentar a visibilidade da marca

Qualificação de leads

Após ogerar os leads, é necessário qualificá-los. Visando poupar os esforços da equipe de vendas e preparar o potencial cliente para fechar o negócio, a qualificação de leads consiste no processo de, por meio de informações e conteúdos relevantes, mostrar para o lead os benefícios da compra oferecida.

Muitas vezes, um potencial cliente realiza um primeiro contato com a empresa, mas, por diversas razões, ainda não está pronto para fechar o negócio. Com a qualificação, as informações chegam a esse cliente no tempo adequado, mostrando aos poucos como aquela solução pode ser útil para o problema que ele possui.

Links patrocinados

Os links patrocinados consistem em anúncios online que são voltados para usuários que já estão prontos para realizar uma compra, pois têm uma abordagem diretamente comercial.

Dessa forma, esta pode ser considerada uma solução que oferece resultados de curto prazo e pode rapidamente converter um contato em uma venda.

Automação de marketing

Para poupar tempo tanto da equipe de marketing quanto da equipe de vendas, existe a estratégia de automação de marketing.

Já que diversos conteúdos são produzidos e vários leads convertem-se, a automação permite que alguns processos sejam feitos automaticamente, deixando os profissionais livres para o desenvolvimento das estratégias.

O e-mail marketing, por exemplo, peça fundamental para realizar a qualificação de um lead, passa a seguir um fluxo pré-definido que possui determinados gatilhos — considerados os momentos determinantes da jornada de compra do cliente.

Por meio da automação de marketing, o lead é qualificado com mais eficiência, todo o processo é otimizado e leva para a equipe de vendas um lead mais preparado e com uma experiência prévia mais positiva.

Informações do cliente

Todo o processo de geração e qualificação do lead por meio de conteúdos próprios, e-mail marketing, criação de relacionamento com o cliente, etc, permite que mais informações sejam coletadas.

Com isso, o cliente chega ao final da jornada de compra com um histórico que pode ser usado pelo vendedor para realizar uma abordagem mais assertiva e direcionada para as necessidades dele.

O processo também permite delimitar com mais detalhes as buyer personas, fundamentais para uma estratégia mais eficiente de marketing e vendas.

E aí, quer continuar a saber mais sobre como melhorar os resultados de sua empresa? Então confira também 4 estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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