Como criar um diferencial competitivo para a sua empresa na internet

Como criar um diferencial competitivo para a sua empresa na internet

Como criar um diferencial competitivo para a sua empresa na internet

Hoje em dia, para a sua empresa se destacar na internet e possuir um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, não basta apenas ter um site. É essencial desenvolver outras estratégias no ambiente online para diferenciar-se, e até mesmo competir com empresas maiores.

A quantidade de informações encontradas na internet é extremamente grande, portanto é necessário definir quais estratégias de marketing digital sua empresa vai investir para alcançar seu o público-alvo.

Para ajudar, listamos a seguir 3 ações que sua empresa deve investir para criar um diferencial competitivo na internet. Confira!

Crie conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo deve ser utilizado para atrair e engajar seu público-alvo ou, mais especificamente, sua persona. Essa estratégia se baseia em criar conteúdos relevantes e personalizados para essas pessoas, com a intenção de fidelizar para, posteriormente, converter em vendas de seus produtos ou serviços.

Criar um blog no seu site é a melhor opção para desenvolver e publicar seus conteúdos. Por meio do blog, além dos benefícios já mencionados, você vai impulsionar sua estratégia de SEO, aumentando as chances de sua empresa ser encontrada através da busca orgânica no Google e, consequentemente, passará a receber mais visitas em seu site.

Esteja presente nas redes sociais

Utilizar as redes sociais de forma estratégica não é nenhuma novidade no meio corporativo. Cada vez mais fica evidente a importância de estar presente nas mídias sociais, mas para criar um diferencial competitivo nessas plataformas você deve sair do lugar comum e abusar da criatividade.

De forma alguma sua empresa deve utilizar as redes sociais somente para fazer postagens relacionadas a venda. Esse é um dos principais erros da maioria das empresas presentes nessas mídias.

Seguindo o mesmo conceito apresentado no tópico anterior, você deve utilizar as mídias sociais para divulgar os conteúdos do blog da sua empresa, bem como desenvolver conteúdos específicos para esses canais. O foco deve ser sempre o relacionamento.

As redes sociais também devem ser utilizadas como canal de atendimento ao cliente. Com a utilização das mídias de forma consistente, é natural que mais pessoas entrem em contato com a sua marca através delas, e sua empresa deve estar preparada para responder com agilidade. Dessa forma, certamente seu público vai ficar mais satisfeito e confiante em relação ao seu negócio.

Invista em links patrocinados

Para ter melhores resultados e acelerar o processo de posicionamento da sua empresa na internet, é preciso investir em links patrocinados. Essa é a melhor forma de atingir seus potenciais clientes e potencializar a propagação dos conteúdos da sua empresa.

Links patrocinados são os anúncios pagos na internet, e as principais plataformas utilizadas para veiculá-los são o Google Adwords e o Facebook Ads. Cada uma tem suas peculiaridades, mas as duas são excelentes formas de auxiliar o seu negócio a alcançar um número maior de pessoas!

Nessa estratégia, você pode destinar uma verba mensal para os links patrocinados que seja compatível com a situação atual do seu negócio, tendo a liberdade de aumentar ou diminuir o investimento a qualquer hora.

Monitore seus concorrentes

Monitorar a concorrência também é muito importante para a sua estratégia de marketing na internet. Com o monitoramento dos seus competidores, você poderá tomar decisões específicas justamente para criar um diferencial competitivo.

Analise a forma como seus concorrentes se comunicam com clientes e prospects, e também como divulgam seus conteúdos, produtos e serviços. É importante que você saiba o que estão fazendo, o que funciona e o que não funciona em suas estratégias. A ideia não é copiar, mas sim se inspirar.

Essa não é uma tarefa complicada, só demanda pesquisa e dedicação. Existem sim ferramentas mais completas para ajudar com isso, mas uma simples análise no próprio site de um concorrente, pesquisas no Google e nas redes sociais você já vai conseguir coletar informações suficientes para analisar o posicionamento da outra empresa e pensar em como diferenciar-se.

Buscar um diferencial competitivo no ambiente online é fundamental para todos os negócios. Esperamos que o conteúdo desse texto tenha ficado claro e que você consiga aplicar as ações aqui mencionadas no seu negócio. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Conte para a gente aqui nos comentários!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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