Entenda como funciona a jornada de compra do cliente e aumente suas vendas

Entenda como funciona a jornada de compra do cliente e aumente suas vendas

Entenda como funciona a jornada de compra do cliente e aumente suas vendas

Você quer aumentar as vendas do seu negócio? Então saiba que, antes de colocar qualquer ação em prática, você deve primeiro se colocar no lugar do consumidor.

Entender como funcionam as decisões desde o momento em que o usuário não sabe que tem um problema até optar pela compra é a melhor maneira de alcançá-lo. Esse procedimento tem um nome: trata-se da jornada de compra do cliente.

Neste artigo, você entenderá como esse processo funciona e como ele pode auxiliar no aumento das vendas. Acompanhe!

Afinal, o que é a jornada do cliente?

Para que um consumidor feche um negócio, existem algumas fases pelas quais ele passa antes de, efetivamente, comprar. Trata-se dos estágios da jornada do cliente, sobre os quais falaremos a seguir.

Por que é importante conhecer essa jornada?

No universo do marketing online, é ainda mais importante conhecer a jornada do cliente. Isso porque o momento de se fazer uma oferta pode ser o diferencial entre uma desistência e uma venda.

Por isso, é necessário saber em qual estágio se encontra o seu consumidor. Assim, você não perderá clientes e aumentará as possibilidades de adquirir novos fazendo a oferta na hora certa!

Para exemplificar cada um dos estágios da jornada de compra, vamos supor que a sua empresa venda produtos para limpeza doméstica. A seguir, pensaremos segundo esse exemplo, sempre pelo ponto de vista do consumidor.  

Quais são os estágios da jornada de compra?

1. Aprendizado e descoberta

Imagine que, nesse estágio, a sua persona sequer sabe que tem um problema. Digamos que Pedro (nome fictício para designar a persona) nota que seu cãozinho está com pulgas. Ele acaba de descobrir um problema e começa a buscar no Google sobre o que gerou essa adversidade.

Tentar vender algo para ele nesse estágio é inútil, pois o prospect está mais preocupado com as razões do que propriamente com a solução do problema. O que a sua empresa deve providenciar é que, ao fazer a pesquisa, ele encontre o seu website.

2. Consideração da solução

É chegado o estágio em que o usuário já identificou o problema e sabe mais informações sobre ele. Logo, Pedro se sente preparado para buscar uma solução. Nesse caso, ele chegou até um post do seu blog que diz a melhor maneira de evitar as pulgas ser mantendo limpos o carpete e os tapetes.

Nesse momento, ele considera resoluções, mas ainda não está preparado para comprar o produto, pois está conceituando as opções de mercado e analisando os concorrentes.

3. Decisão de Compra

Nesse estágio, Pedro já pesquisou muito sobre o tema. Inclusive, baixou e-books gratuitos oferecidos pela sua empresa, tais quais “Como manter a casa limpa” e “Como manter limpos os móveis da sua casa”.

Sendo assim, ele possui uma certa identificação com a marca, confia nela, vendo sua empresa como autoridade no assunto. Nesse momento, há grandes chances de optar pelo seu produto, que é justamente a solução para os problemas dele!

Prontinho! Agora você entendeu como funciona a jornada de compra do cliente. Dessa forma, fica fácil elaborar estratégias que possam trazer benefícios ao seu negócio! Gostou desse artigo? Então, curta nossa página no Facebook e receba muito mais conteúdo relacionado!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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