Retorno do investimento: o prazo e os números ideais para suas campanhas

Retorno do investimento: o prazo e os números ideais para suas campanhas

Retorno do investimento: o prazo e os números ideais para suas campanhas

Você já deve estar cansado de ouvir falar do ROI (o retorno do investimento). Nele, um capital inicial é investido em alguma iniciativa e cria-se retorno financeiro em vendas.

Quando se fala de ROI em campanhas de marketing digital, no entanto, a coisa é bem mais específica, porque essa métrica é bem mais quantificável em mídias online em comparação às offline.

Mas como medi-lo? Quais os prazos e números ideais? Descubra essas e outras respostas no post de hoje! 

Como medir o retorno do investimento digital

Campanhas publicitárias em ambientes digitais apresentam resultados mais confiáveis do que os da campanhas offline. Isso porque você consegue metrificar as reações e compará-las com resultados financeiros. É possível medir likes, visualizações,  comentários, etc. 

Digamos que você organize uma campanha pelo Facebook para vender seus carros. Você vai investir em impulsionamentos e ações para alavancar suas vendas. Então, haverá um número de vendas que você vai comparar com o mesmo período de outras épocas, certo? 

É possível medir o ROI digitalmente usando esta fórmula: 

(Faturamento total – Custo da campanha) / Investimento total

Vale ressaltar que esse cálculo só será válido se cada venda for acompanhada desde sua origem. Não inclua no cálculo outras fontes de renda que não as de marketing digital. 

Essa operação matemática vai gerar um número, mas como saber se ele é bom? Afinal, quanto é preciso receber de retorno? 

Número médio ideal

Antes de tudo, um retorno pode vir em diferentes escalas. Você pode receber reconhecimento, visitas, etc — todos ajudam a fortalecer sua marca, mas, na maioria das vezes, o mais importante são as vendas!

O ROI ideal é aquele que é adequado ao seu plano de negócios. E para formulá-lo, você deve pesquisar qual é o ROI médio de outras campanhas para estabelecer algum parâmetro. Em campanhas de Google AdWords, ele vai de 3 a 15, com média de 5. Já no SEO, ele vai de 5 a 20, sendo a média de 12,5.

Fora esses parâmetros, que variam de empresa para a empresa, existem duas dicas essenciais.

  • Se o seu orçamento for baixo, não deixe o ROI negativar. Se isso acontecer, trabalhe com o CVC (Ciclo de Vida do Cliente) para analisar quanto tempo um cliente leva para comprar e replique para outros leads; Se o seu cliente demora 4 dias para fazer uma compra, levante dados sobre como e porquê eles compram de você e tente repetir esses passos com outros leads.   
  • Se suas finanças estão boas, priorize formar uma carteira de clientes. Por exemplo, atraia o cliente para uma primeira compra, fazendo um desconto que zera o ROI. Quando o cliente comprar, trabalhe o Customer Relationship Management (CRM), fazendo-o ter um sentimento com relação ao seu produto. 

Definição do prazo 

Quem investe deseja retorno financeiro rápido, não é? O prazo, então, é o tempo que o investidor vai esperar para ter um retorno de seu investimento na campanha de marketing. 

A campanha vai acabar quando atender as expectativa ou quando o investidor pensar que essa campanha não atingirá as metas. E pode ser difícil tomar a decisão entre deixar de ganhar capital a longo prazo ou minimizar a perda de capital a curto prazo! 

Recomendamos não estabelecer um prazo por uma data. O prazo é determinado pelo aporte de capital. Se a sua empresa está começando a ter muitos problemas para fechar as contas, talvez o lucro futuro não compense a tentativa.  

Se não for possível cobrir as despesas de uma campanha ou se o retorno estiver sendo muito pequeno em relação ao planejado (abaixo da média estabelecida anteriormente), haverá um prejuízo constante —  bancado apenas pelo empreendedor. Ao longo do tempo, isso esgota as reservas financeiras do negócio — e talvez até as pessoais. Portanto, olho no caixa! 

Agora que você já conhece os prazos e números ideais para suas campanhas, que tal aprender a verificar o quanto o seu ROI se aproxima deste valor? Veja aqui como calcular o ROI de sua estratégia de marketing digital!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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