Veja como a automação de marketing pode beneficiar seu negócio

Veja como a automação de marketing pode beneficiar seu negócio

Veja como a automação de marketing pode beneficiar seu negócio

Com o grande volume de informações hoje em dia, especialmente as veiculadas pela internet, não se espera mais que os processos empresariais ocorram manualmente. Cada vez mais ferramentas tecnológicas e procedimentos estratégicos estão sendo aplicados para automatizar o trabalho

O mesmo vale para a propaganda, com a automação de marketing ganhando força nos últimos anos.

O termo "automação" não se refere apenas às ações já rotineiras, como seguir de volta em redes sociais e disparar e-mails para os assinantes da sua newsletter. O procedimento vem se tornando mais elaborado, envolvendo a personalização da experiência dos clientes com base em estatísticas e padrões de comportamento.

A automação de marketing pode oferecer excelentes resultados para qualquer empresa. Veja alguns dos principais benefícios que este método pode trazer para sua companhia:

Funil de vendas mais eficiente

O funil de vendas é um dos métodos mais utilizados pelo setor de marketing para acompanhar o progresso das suas campanhas.

De forma geral, o planejamento de propaganda envolve conduzir o comprador por diferentes estágios do processo de compra, primeiro chamando sua atenção e tornando-o um lead, depois mostrando como o produto da empresa pode resolver um problema e, por fim, oferecendo o serviço diretamente.

A automação de marketing permite criar ações que atendam melhor a essas 3 camadas de clientes, nutrindo os leads, levando-os ao produto da empresa e depois completando a venda. Isso sem a necessidade de uma análise manual de cada cliente e suas particularidades.

Maior precisão para suas ações

Já existem vários algoritmos capazes de determinar o perfil mais provável do cliente com alto grau de precisão. Com essas ferramentas, o sistema agrupa os clientes em categorias de acordo com o seu comportamento e fornece o conteúdo que melhor se encaixa em cada uma delas.

Em outras palavras, um processo que antes era subjetivo e demorado se torna objetivo e ágil com a automação de marketing.

Redução do custo de aquisição de cliente

Não adianta muito ter um cliente a mais se o investimento feito para obtê-lo acaba com sua margem de lucro. Por isso, as empresas buscam reduzir cada vez mais o trabalho e o tempo entre a chegada de um cliente à empresa e o fechamento do contrato.

As ferramentas de automação de marketing cumprem esse objetivo de maneira excelente, pois retiram todo o gasto extra com vendas que não são concretizadas e, graças ao conteúdo disponibilizado, evitam os falsos leads, pessoas que buscam sua empresa sem saber exatamente o que precisam ou o que sua companhia fornece.

Automação de marketing para fidelização clientes

O retorno sobre investimento, ou ROI (Return On Investment), é um indicador forte do quanto vale cada cliente. Se alguém compra o seu produto e depois não volta, seu ROI foi baixo, pois só houve retorno uma vez. Porém, se o mesmo cliente continua comprando, colocando mais dinheiro na sua empresa, então o ROI dele é bem mais alto.

Com um sistema automatizado e eficiente, é possível reter clientes por mais tempo, aumentando a média de consumo dele. Como as ações de marketing já são feitas quase automaticamente, a máquina pode se encarregar de sempre fornecer algo interessante que fidelize o cliente.

Agora que você entende melhor o que é a automação de marketing, é hora de trabalhá-la em sua empresa. Ainda está com dúvidas sobre como começar? Então conheça também alguns erros de nutrição de leads e como evitá-los.


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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