5 ferramentas para mensurar os resultados da sua estratégia de marketing

5 ferramentas para mensurar os resultados da sua estratégia de marketing

5 ferramentas para mensurar os resultados da sua estratégia de marketing

O segredo para obter sucesso com a estratégia de marketing da sua empresa é bastante simples: acompanhar os seus números e tomar decisões inteligentes baseando-se neles. Mensurar os resultados obtidos com as suas campanhas é essencial para você saber se está perto ou longe dos seus objetivos e quais os melhores caminhos a seguir.

Felizmente, é possível contar com a ajuda de diversas ferramentas bem úteis que fazem este trabalho com eficiência. Elas são capazes de reunir os principais números necessários para avaliar a qualidade da sua atuação e, a partir deles, você consegue realizar um acompanhamento da sua performance.

Conheça 5 ferramentas para mensurar os resultados da sua estratégia de marketing:

1. Google Analytics

O Google Analytics é capaz de mensurar os resultados de múltiplos aspectos do seu site. Em suas camadas mais básicas, gera números de audiência e referentes às características demográficas do público frequentador das suas páginas.

Mas, com a devida configuração e empenho, ele pode entregar dados muito mais aprofundados como os caminhos usados pelos seus visitantes até determinada ação e quais dos seus canais de marketing direcionam mais vendas.

2. RD Station

As plataformas de automação de marketing foram uma das principais revoluções deste meio nos últimos anos e isso ocorreu por um bom motivo: elas entregam mais valor sem que você precise ter mais trabalho com isso.

Um exemplo é a RD Station, ferramenta brasileira que permite criar fluxos que filtram uma audiência grande até encontrar leads qualificados para os seus objetivos. Outra alternativa é a HubSpot.

3. Facebook Insights

Toda página criada no Facebook possui acesso a uma seção específica para o monitoramento de métricas de performance. Chamada de Facebook Insights, esta plataforma mostra a evolução da sua audiência, publicações de maior sucesso, cliques conquistados em seu conteúdo, reações positivas e negativas à sua atuação e mais.

Os dados são altamente confiáveis pois são gerados direto da fonte, pela própria rede social.

4. Scup

Mensurar os resultados das suas estratégias na internet não se restringe apenas a acompanhar a evolução de números ao longo do tempo. Você também precisa monitorar o que está sendo dito sobre a sua marca e produtos no ambiente digital e, felizmente, existem ótimas ferramentas que fazem este trabalho.

Um exemplo é o Scup, onde você insere os termos desejados e ele localiza menções a eles em várias redes sociais e até sites e blogs. A partir daí, você pode extrair novas ideias e gerar interações mais diretas.

5. OpSocial

Contar com ferramentas que agregam múltiplos dados para mensurar os resultados é um caminho bastante eficiente de otimizar seu tempo e recursos.

O OpSocial é capaz de reunir os números de diversas redes sociais em uma mesma interface, além de contar com a capacidade de monitorar termos em buscas pela web. A partir dele, você consegue gerar relatórios em PDF para manter um acompanhamento sobre sua performance ao longo do tempo.

A ferramenta certa pode ser determinante para você ser bem-sucedido no marketing digital da sua empresa. Escolha aquelas que se adaptam às suas necessidades e crie o hábito de mensurar os resultados das suas campanhas de forma eficiente. Você vai se tornar capaz de tomar decisões adequadas a respeito das suas ações e encontrar os caminhos ideais até o sucesso.

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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