Uma das melhores estratégias de marketing digital para auxiliar a sua empresa a divulgar e vender seus produtos e serviços é investindo em um blog.
No entanto, apenas criar um blog e publicar textos periodicamente não é suficiente para obter os melhores resultados. É preciso aplicar algumas técnicas que permitam aos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo etc.) encontrar seus conteúdos com mais facilidade.
No post de hoje, selecionamos as 6 melhores táticas de SEO para blog que você deve colocar em prática para alcançar o sucesso com a sua estratégia. Confira!
1. Pesquise pelas melhores palavras-chave
A palavra-chave é um termo, ou um conjunto de termos, que ajuda o mecanismo de busca a entender do que se trata determinado conteúdo. Com essa informação, os buscadores conseguem entregar os melhores resultados para os usuários que pesquisam por assuntos relacionados àquela palavra-chave.
Levando isso em conta, antes de produzir um texto, é bom ter uma noção do volume de buscas da palavra-chave que você pretende usar. Por isso, utilize o planejador de palavras-chave do Google na hora de escolher o melhor termo que represente o seu conteúdo.
Utilize a palavra-chave ao longo do seu conteúdo de forma natural. Se não parecer forçado, use-a no título, nos intertítulos, na meta-description, na URL e no texto alternativo de imagens.
2. Escolha bons títulos
O título do seu post deve ser chamativo e refletir exatamente o que o leitor deve esperar do texto. Procure estimular a curiosidade e deixar claro no título que a sua publicação oferece uma solução para algum problema ou necessidade que o visitante possa ter.
Lembre-se que o título é o primeiro contato do leitor com o texto, então você deve fazer o possível para se destacar dos milhares de conteúdos que estarão competindo com o seu na web.
3. Estruture os textos corretamente
Uma estrutura de texto com título (heading tag h1) e intertítulos (ou heading tags h2, h3, h4...) permite que o mecanismo de busca entenda melhor a organização do seu post, além de facilitar a leitura do seu artigo.
Ou seja, os intertítulos deixam a publicação mais fluida e ajudam o usuário a localizar melhor os assuntos apresentados. Uma leitura fluida aumenta as chances de manter o usuário engajado com o texto, ajudando-o a encontrar o que deseja.
Utilize apenas uma heading tag h1 para representar o título do post (isso ajuda a deixar claro para o buscador qual é o tema do texto) e heading tags h2 para representar os intertítulos. Utilize h3 para intertítulos dentro de h2, e assim sucessivamente.
4. Lembre-se das meta-descriptions
A meta-description é aquela descrição que aparece logo abaixo do título e da URL do site nos resultados de busca.
Muitos usuários leem essa descrição antes de decidir se irão acessar a página ou não. Se o post não tiver meta-description, o mecanismo de busca criará uma automaticamente, o que nem sempre representa o conteúdo de uma página da melhor maneira.
Portanto, inclua a meta-description nos seus posts, tomando cuidado para que ela não tenha mais que 135 caracteres — os mecanismos de busca cortam descrições mais extensas.
5. Use URLs amigáveis
As URLs também contribuem para o mecanismo de busca determinar a relevância do seu post. Por essa razão, procure incluir termos relacionados ao título do artigo na URL, sem esquecer das palavras-chave, como vimos no tópico 1.
Tenha em mente que a URL deve ter uma boa aparência. Evite acentos e caracteres especiais, use hífen para representar espaços entre palavras e não deixe a URL ficar muito longa.
6. Insira um texto alternativo nas imagens
O chamado alt-text, ou texto alternativo, é um parâmetro utilizado para descrever as imagens na web. Esse parâmetro permite aos mecanismos de busca entenderem o que a imagem mostra, podendo, inclusive, listar o seu blog quando os usuários pesquisarem exclusivamente por imagens.
Além disso, o texto alternativo é importantíssimo para pessoas com deficiência visual. Elas utilizam programas conhecidos como leitores de tela para ouvir o que está aparecendo no computador ou em outro dispositivo.
E você, já seguia alguma dessas recomendações de SEO para blog? O que você já faz para deixar seu blog mais otimizado? Conte pra gente nos comentários!
Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com tráfego pago?
Solicite uma Proposta