Aprenda como calcular o ROI de campanhas nas redes sociais

Aprenda como calcular o ROI de campanhas nas redes sociais

Aprenda como calcular o ROI de campanhas nas redes sociais

Um dos conhecimentos mais importantes que um empresário ou profissional de marketing pode ter é saber como calcular o ROI de suas várias ações publicitárias — e isso inclui, é claro, o trabalho de campanhas em redes sociais.

O ROI é uma das métricas mais importantes do setor: é ele que ajuda a controlar, em números, o retorno que as ações de Marketing — especialmente as de redes sociais — geram para a empresa. Com essa informação, é possível planejar e executar melhor todas as campanhas, obtendo o melhor rendimento possível para o seu negócio.

Mas como fazer esse cálculo? É o que você verá no artigo de hoje:

Como calcular o ROI das suas campanhas em redes sociais

Para aprender como calcular o ROI de campanhas de redes sociais, precisaremos de dois itens essenciais: a fórmula do Retorno sobre Investimento e as ferramentas especiais para trabalhar nas redes sociais.

A fórmula do ROI é a seguinte:

ROI = (Faturamento – Investimento) / Investimento

O resultado final será o índice do ROI, que deverá então ser multiplicado por 100, para obter esse valor em porcentagens.

Com as fórmulas em mãos, o ideal é se munir também de boas ferramentas para conseguir os dados necessários para contextualizar seu ROI. Vamos ver algumas:

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta ótima para analisar o comportamento dos consumidores que são direcionados das suas redes sociais para seu site ou landing page.

Facebook Analytics

Essa ferramenta apresenta um relatório detalhado dos seguidores que sua empresa tem no Facebook, além do desempenho das suas ações por lá.

TrueSocial Metrics

Uma ferramenta muito boa para ajudar a calcular o ROI em redes sociais. Possui duas versões, uma gratuita e outra paga.

Dificuldades na hora de calcular o ROI das redes sociais

Quem tenta aprender como calcular o ROI de campanhas em redes sociais, logo se depara com um grave problema dessas ações: como calcular o ganho social nas redes?

A solução para esse problema está na correlação entre alguns indicadores de desempenho de campanhas em redes sociais e os ganhos efetivos no aumento de faturamento da empresa. Confira alguns desses indicadores abaixo:

Alcance

alcance mede o nível de “conhecimento” que o mercado tem da sua empresa. Quanto maior seu alcance, mais conhecida e valiosa é sua marca. Como medir esse alcance? Por meio de três fatores:

  • Total de seguidores;

  • Total de impressões de conteúdo;

  • Tráfego originado das redes sociais.

Engajamento

Quando falamos de redes sociais, o principal indicador de performance para analisar o desempenho da sua estratégia é o nível de engajamento obtido com seus seguidores. Engajamento pode ser traduzido como o nível de participação entre os consumidores e sua página.

Podemos medir o Engajamento por meio dessa fórmula:

  • Engajamento = (Interações / Alcance) * 100

Entendemos por interações a somatória de todas as interações que seu conteúdo teve nas redes sociais, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos, menções e novos seguidores. Já o alcance é o total de pessoas que viram o conteúdo.

Conversão de leads

Um dos fatores mais importantes para medir o ROI das redes sociais é medir a conversão de seguidores em leads e, posteriormente, clientes. É possível fazer a medição da conversão de leads por meio de duas funções dentro do Google Analytics:

As duas ferramentas analisam o caminho que um lead percorreu na sua estratégia até ser convertida e também medem quanto tempo essa pessoa passou em seus canais (como redes sociais) até ser convertida.

Como usar o resultado do ROI para melhorar a sua ação

Com todas as informações mencionadas neste artigo, será possível calcular o ROI das suas ações nas redes sociais de maneira bem detalhada, entendendo como um nível alto de engajamento pode, por exemplo, levar a uma taxa de conversão maior e mais vendas (aumentando o retorno do investimento).

Para tal, basta calcular e analisar todos os dados, procurando por correlações entre eles e entendendo como o trabalho de marketing nas redes sociais gera retorno financeiro para as empresas.

Agora que você aprendeu como calcular o ROI das suas ações em redes sociais, que tal deixar a sua opinião sobre o trabalho realizado pela sua empresa nas mídias sociais? Você considera esse trabalho satisfatório? Conte pra gente nos comentários abaixo!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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