5 dicas de otimização de sites para aumentar as suas vendas!

5 dicas de otimização de sites para aumentar as suas vendas!

5 dicas de otimização de sites para aumentar as suas vendas!

O SEO, ou Search Engine Optimization, é a estratégia de marketing digital aplicada a otimização de sites. Seu objetivo é melhorar o posicionamento do seu site e páginas nos mecanismos de buscas, como o Google e Bing.

Pensando no sucesso da sua página, listamos aqui 5 dicas de otimização de sites para você alavancar suas vendas e ter êxito nos negócios. Acompanhe!

Como a otimização de sites ajuda no aumento das vendas?

Desenvolver uma estratégia de otimização de sites poderá ser fundamental para consolidar uma presença online, melhorar o ranqueamento de palavras-chave nos sites de busca e aumentar o tráfego, gerando mais leads.

O posicionamento do site pode ser determinante nas vendas da empresa. O primeiro resultado do Google recebe 33% dos cliques, enquanto o décimo resultado, mesmo que na primeira página, fica com 2,4% do tráfego, segundo uma pesquisa da Search Engine Watch.

5 dicas para otimização de sites

Para ter um SEO eficiente no site, algumas técnicas podem ser empregadas visando tornar o site mais adequado às exigências dos mecanismos de busca e dos usuários. Confira:

1. Otimização para mobile

Atualmente, devido à relevância dos dispositivos móveis no comportamento de consumo, possuir um site otimizado para mobile é imprescindível.

A importância se deve não só ao alto tráfego realizado por mobile, mas também pelo peso dado a esse aspecto pelos serviços de busca. Algumas estatísticas do setor, segundo a Sociomantic, são:

  • No Brasil, 47% das pessoas usam a internet pelo smartfone diariamente;

  • De todo o tráfego da internet, 79% ocorre por meio de dispositivos móveis;

  • O gasto no e-commerce cresceu de R$ 13.2 bilhões em 2014 para R$ 27.3 bilhões em 2015;

  • Dos usuários de smartfones, 67% já realizam compras por mobile.

Esses dados permitem identificar a penetração do mobile no consumo e no dia a dia dos brasileiros, mostrando a relevância da atuação digital voltada para esses meios.

2. Meta tags

As meta tags são as marcações realizadas no HTML que permitem identificar alguns elementos importantes do conteúdo, facilitando a escaneabilidade do texto. Quando utilizadas corretamente elas permitem melhorar o posicionamento do site.

As meta tags não aparecem visualmente para o usuário, mas são determinantes em como o usuário e as ferramentas de busca “enxergam” o conteúdo. Em uma estratégia de SEO, existem algumas meta tags são mais relevantes para a otimização de sites, como:

  • Title Tag;

  • Meta Description;

  • Meta Keywords;

  • Meta Robots.

Para utilizar as meta tags corretamente, é fundamental ter uma equipe preparada, com conhecimentos de programação e SEO.

3. Landing pages otimizadas por testes A/B

As landing pages são os meios pelos quais o visitante, interessado em determinado conteúdo ou material, converte-se em lead. Isso é feito quando o usuário deixa suas informações de contato a partir de um formulário online.

otimização das landing pages consiste em um conteúdo claro, objetivo e fiel a oferta realizada. Entretanto, existem meios de tornar as landing pages ainda mais atraentes para os visitantes: os testes A/B.

Ao criar duas landing pages para uma mesma oferta e analisar qual apresenta um resultado mais satisfatório, é possível identificar tendências entre o público, aumentando o número de conversões e contatos realizados.

4. Marketing de conteúdo

A união do SEO com o conteúdo implica em trabalhar adequadamente as palavras-chave, permitindo que as ferramentas de busca identifiquem do que se trata o texto. Entre os fatores que devem ser levados em consideração, destacam-se:

  • Palavra-chave presente no título;

  • Otimização das imagens utilizadas na publicação;

  • Utilização URLs otimizadas;

  • Desenvolvimento de conteúdos relevantes, confiáveis e com autoridade.

Dessa forma, será possível ter diversas páginas no blog com potencial para serem ranqueadas nos mecanismos de busca, diversificando a presença online da empresa e as possibilidades de acesso ao site.

5. Velocidade do site

Outro aspecto importante da otimização de sites é a velocidade. Um tempo de carregamento elevado afasta os usuários e, consequentemente, diminuem as conversões realizadas. Diversas ferramentas permitem avaliar a velocidade de carregamento, além de apontar boas práticas para solução do problema.

E você, gostou desse conteúdo e quer acompanhar mais informações sobre marketing digital em primeira mão? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades da área!


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

Comentários: