Como os testes A/B podem ajudar nas conversões em redes sociais?

Como os testes A/B podem ajudar nas conversões em redes sociais?

Como os testes A/B podem ajudar nas conversões em redes sociais?

Um bom profissional de social media sabe que uma campanha bem-sucedida é resultado de verdadeiras práticas científicas. Ele está sempre conduzindo diferentes experimentos para encontrar maneiras melhores de converter visitantes em consumidores.

Uma das práticas mais consolidadas para a análise de campanhas de marketing digital são os testes A/B. Mas como implementá-los em uma campanha de social media e estudar maneiras melhores de converter a audiência em leads? Confira aqui as dicas que preparamos para você!

Importância de realizar testes A/B nas redes sociais

Testes A/B são um processo experimental para testar diferentes variáveis contra outras. Desta forma, você realiza comparações de um anúncio (A) com as variações dele (B) em um período de tempo. Não importa qual canal você esteja utilizando, os testes A/B são uma boa alternativa para encontrar a melhor combinação de ferramentas para atingir o resultado da campanha.

Cuidados essenciais para a implementação de testes A/B

Algumas práticas são essenciais para que você obtenha resultados significativos para sua análise:

Uma alteração de cada vez

Testando um elemento de cada vez, você terá mais precisão ao constatar quais mudanças foram as responsáveis pela obtenção de um bom ou mau resultado.

Tenha uma meta

Quando temos uma meta, podemos comparar o ganho esperado em relação ao esforço necessário para obtê-lo, avaliando a viabilidade do processo.

Faça testes simultâneos

Com uma variável por vez, procure testar as duas versões simultaneamente. Desta forma, você evita que fatores externos possam influenciar os resultados. Um aspecto essencial para a realização de testes A/B bem-sucedidos é o conhecimento sobre o público da marca.

Variáveis que devem ser analisadas nas redes sociais

Um mesmo anúncio pode ter performances distintas graças a mudanças simples, como a imagem usada ou mesmo a cor adotada. Confira quais são algumas das variáveis mais importantes a serem observadas na realização de testes A/B em redes sociais!

Imagem

A primeira coisa que as pessoas vêem em um anúncio é a imagem. Procure observar o contraste, as cores, como as pessoas reagem à presença de pessoas nas fotos, animais, bebês, dentre outros. Esta variável é essencial no Instagram.

Texto

Um texto de anúncio no Facebook é composto pela headline, corpo do texto e descrição. Verifique se a headline do texto contém cerca de 25 caracteres e se ela está atraente.

Procure explorá-lo no corpo do texto, no qual você explica a oferta, e adicione mais detalhes na descrição do link. Na descrição (texto que fica abaixo da headline), procure associar seu produto a uma autoridade ou causar uma sensação de urgência.

CTA

O Facebook oferece algumas opções de botões de chamada (CTA), como “Fale Conosco”, “Comprar Agora” e “Cadastre-se”. Veja o que ocorre com um anúncio que possua CTA em relação a um que tenha.

Layout

Eles podem variar de acordo com as redes sociais. O Facebook, por exemplo, oferece opções de anúncios em carrossel e outros formatos.

Tipos de audiência

Além de testar as variáveis da campanha, também é preciso realizar testes com a audiência para a qual você está projetando os anúncios. A localização, por exemplo, faz grande diferença para pequenos negócios. A idade, gênero, tipo de profissão, comportamento na internet e interesses também podem ser testados.

Horário de envio da mensagem

Postagens nas mídias sociais têm performances distintas de acordo com o horário em que são publicadas. Você precisa entender qual é o melhor horário do dia para encontrar o seu público.

Dispositivo

Seus usuários estão acessando as redes sociais pelo computador, smartphone ou tablet? Você só vai descobrir testando!

Realizar testes A/B é um processo de aprendizado contínuo. Se uma imagem obteve bons resultados em um anúncio no Facebook, ela pode obter bons resultados no Instagram ou em um post no blog da empresa. Como as redes sociais estão em constantes mudanças, sempre haverá otimizações a serem feitas.

Como um profissional de marketing, é seu papel buscar por maneiras cada vez melhores de comunicar suas mensagens e quantificar seus resultados! Quer continuar recebendo dicas fresquinhas para ter uma performance ainda melhor no marketing digital? Assine a nossa newsletter!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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