5 dicas de como otimizar um funil de vendas

5 dicas de como otimizar um funil de vendas

5 dicas de como otimizar um funil de vendas

O funil de vendas é uma das mais eficazes estratégias de marketing digital, e seu objetivo é atrair, encantar e converter o usuário em cliente. Para obter os melhores resultados, porém, é necessário um plano de ação e uma execução impecável, utilizando todos os recursos disponíveis.

Existem diversas técnicas que podem ser úteis nesse processo. Se o seu objetivo é melhorar os resultados do seu negócio, não deixe de ler esse artigo. Listamos aqui 5 dicas imperdíveis sobre como otimizar um funil de vendas! Confira:

1. Invista em produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é a essência de toda a estratégia do funil de vendas. Em qualquer uma das etapas, ele será o alicerce para levar o usuário até a próxima fase até que, finalmente, ele feche um negócio.

No topo do funil, o tipo de conteúdo mais utilizado são os blog posts, que devem ser otimizados para mecanismos de buscas. A partir do meio do funil, é comum que sejam adicionados conteúdos mais específicos, como e-books, vídeos, apresentações de slides e infográficos.

2. Realize testes A/B para otimizar o funil de vendas

Os testes A/B funcionam de uma maneira simples: mudam-se alguns elementos de uma página ou mensagem e compara-se o desempenho entre essas páginas. Aquela que obtiver os melhores resultados é a mais efetiva para o seu negócio.

Esses testes podem ser realizados em todas as estratégias, como e-mail marketing, landing pages, redes sociais e materiais complementares. Alguns elementos que podem ser trocados são:

  • Cores de botões;

  • Chamadas para a ação;

  • Formato do conteúdo;

  • Disposição dos elementos;

  • Imagens;

  • Linguagem;

  • Tamanho do texto.

Vale lembrar que a utilização dos testes A/B deve ser feita com regularidade, pois os padrões, hábitos e costumes de consumo podem se modificar rapidamente.

3. Analise os resultados

A análise dos resultados de cada ação específica certamente pode ser uma grande vantagem competitiva para o seu negócio. No funil de vendas, as métricas são aliadas dos empreendedores, e podem auxiliá-lo a realizar ajustes através de análise e reajuste.

Alguns dos indicadores-chave de performance no funil de vendas são:

  • Taxa de conversão;

  • Taxa de cliques;

  • Tempo de permanência na página;

  • Custo por aquisição;

  • Alcance;

  • Taxa de downloads.

As plataformas de e-mail marketing e ferramentas como o Google Analytics dão o suporte necessário para o recolhimento de dados.

4. Nutra seus leads com conteúdo de qualidade

Para que uma estratégia de funil de vendas funcione, é necessário investir no conteúdo relevante para os seus leads. Pense nos problemas que afligem a sua persona e tente ajudá-la na resolução dos mesmos.

5. Faça uma pesquisa de mercado

Um bom método para definição da linha editorial do seu conteúdo é perguntar aos seus leads e clientes quais são os problemas por eles enfrentados. A pesquisa de mercado pode apontar diversas dúvidas em comum, e é uma boa ideia investir na produção de material que as solucionem.

Agora que você já sabe como otimizar um funil de vendas, que tal continuar aprendendo sobre marketing digital? Assine a nossa newsletter e receba muito mais conteúdo relacionado!


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

Comentários: