O que é uma persona e qual a sua importância no Marketing de Conteúdo?

O que é uma persona e qual a sua importância no Marketing de Conteúdo?

O que é uma persona e qual a sua importância no Marketing de Conteúdo?

Para quem quer montar uma estratégia de marketing digital própria, uma informação essencial é saber o que é uma persona e como aplicar esse conhecimento em sua estratégia.

As personas (ou buyer personas) estão no centro de qualquer estratégia de marketing bem sucedida, sendo as responsáveis pela segmentação correta das campanhas. Quer saber mais sobre o assunto e entender como aplicar esse conceito no seu negócio? Continue a leitura e confira!

O que é uma persona?

Para conseguir entender o que é uma persona, vamos fazer um breve exercício de imaginação. Imagine que você é um vendedor de água, e são oferecidos a você dois lugares onde você poderá montar sua barraca para fazer suas vendas: no meio do deserto ou perto de um lago.

Logicamente, você escolherá vender água no deserto, certo? O motivo? É mais provável que as pessoas no meio do deserto estejam com sede e dispostas a pagar por um copo de água do que pessoas que estejam próximas a um lago.

O conceito de persona foi criado pelo americano Alan Cooper e ajuda a entender por que a escolha do exemplo acima pareceu óbvia e como isso é peça central de uma boa estratégia de marketing.

Definição de buyer persona

A buyer persona pode ser entendida como uma personagem semi-ficcional (semi porque é baseada em dados e informações reais) que descreve o comprador ideal de um produto com base em suas características, problemas e necessidades.

Muitos empresários e até mesmo profissionais de marketing costumam confundir persona com público-alvo, um engano comum, mas muito sério (e com potencial danoso). Público-alvo é uma parcela da sociedade para a qual você vende seus produtos — essa parcela é definida com base em características próprias e não em necessidades ou problemas.

Diferença entre persona e público-alvo

Quer um exemplo para fixar melhor a diferença? Imagine uma empresa de colchões que monta uma nova estratégia de marketing para atuar com pessoas que não renovam seu colchão há muitos anos e agora dormem em colchões de baixa qualidade.

Essa empresa poderia montar sua estratégia ao redor de Pedro, 45 anos, casado há mais de 15 anos e que nunca trocou o colchão. Pedro acorda diariamente com dores nas costas e não sabe que seu velho colchão já não funciona mais como antes.

Pedro se encaixa no público-alvo dos homens casados de 45 anos, mas nem todos eles possuem os mesmos problemas ou necessidades de Pedro. Compreendeu a diferença?

Qual a importância da buyer persona?

Como vimos no exemplo anterior, a persona tem uma importância fundamental na montagem de uma estratégia de marketing. É por meio dela que a empresa pode entender perfeitamente quem são seus consumidores e como conversar com eles e vender seus produtos.

A utilização de uma boa persona em uma estratégia de marketing permite segmentar o público que vai ter acesso ao conteúdo publicitário e aumentar a sua eficiência.

Imagine agora uma emissora de TV que promete ter cerca de 1 milhão de pessoas na frente da televisão durante um jogo de futebol, por exemplo. A empresa de colchões do nosso exemplo pode comprar um anúncio no intervalo da partida por R$ 300 mil.

Porém, desse 1 milhão de espectadores, apenas 70% são homens. Dessa fatia, só 25% está na faixa dos 45 anos — e 40% desses são casados. Dentro desse grupo, cerca de 40% já trocou o colchão recentemente e mais 20% ainda não sente os efeitos no corpo de um colchão antigo.

Resumindo: do 1 milhão contratado, apenas 28 mil pessoas são compatíveis com o Pedro, persona do nosso exemplo. Sabendo disso, a empresa pode decidir não investir R$ 300 mil no anúncio na TV e investi-los em outra estratégia, mais eficiente.

Como montar uma persona?

Existem quatro passos simples que ajudam uma empresa a montar a persona ideal para seus produtos. Confira:

  1. Faça uma pesquisa de mercado;

  2. Cruze os dados com seus atuais clientes;

  3. Analise as informações em busca de padrões;

  4. Monte sua persona com base nesses padrões.

E aí, ficou claro para você o que é uma persona? Tem alguma experiência com o uso de personas na sua empresa? Conte pra gente nos comentários!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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