Ter anúncios no Google Adwords é caro?

Ter anúncios no Google Adwords é caro?

Ter anúncios no Google Adwords é caro?

Quem se interessa por marketing digital certamente já ouviu comentários do tipo: "me falaram que o Google Adwords era mais em conta, mas estou achando caro". 

Para os que já conhecem ou trabalham com publicidade digital, esse tipo de percepção surpreende. Por que? A "campanha por clique" é, disparado, a mais efetiva do Adwords! Afinal, você só paga quando o cliente clica no seu anúncio, manifestando real interesse sobre a sua oferta. Já imaginou se as emissoras de TV só cobrassem o comercial quando o espectador  de fato os assistisse?

Há algumas práticas equivocadas, no entanto, que podem levar a esta percepção. Reunimos, a seguir, 3 dicas para evitar essas armadilhas:

1. Defina claramente seus objetivos de campanha

O Google Adwords oferece as mais variadas opções de anúncio, mas a configuração de sua campanha dependerá sempre das questões que valem para qualquer tipo de publicidade: qual seu objetivo, qual o seu mercado de destino, qual seu público-alvo? A clareza dessas respostas influenciará diretamente o custo/benefício de sua campanha e os resultados alcançados.

Suponhamos que sua empresa seja uma pizzaria de bairro e, erroneamente, você classifica como área de campanha todo o território brasileiro. Como o título de sua campanha é genérico — "A pizzaria do bairro" —, certamente muitos dos cliques de seus anúncios não levarão a nenhum resultado concreto, pois estarão fora de seu território de atuação.

Outra situação muito comum é a escolha malfeita de palavras-chave para a campanha. Alguém que vende tênis de corrida e os anuncia simplesmente com a palavra "calçados" perde uma enormidade de cliques, induzindo os consumidores ao erro — afinal, muitos poderiam estar em busca de outros tipos de calçados.

Nos dois casos, o investimento feito não vai gerar o retorno desejado, deixando a sensação — equivocada — de que investir no Google Adwords é caro.

2. Prepare seu site para receber os clientes

Todos querem aparecer no topo das páginas do Google ou nas melhores posições dos sites de seus parceiros, certo? No entanto, a concorrência é grande e o Google opera fazendo leilão desses espaços.

Campanhas bem preparadas obtêm as primeiras posições gastando menos. Campanhas mal planejadas ou executadas pagam mais caro e, ainda assim, nem sempre conquistam as melhores posições, gerando a tal impressão de que "Google Adwords é caro".

O segredo está em entender como o Google define os ocupantes das posições disponíveis. O esquema geral é de leilão, mas não basta apenas pagar mais: há também outros critérios que devem ser considerados para a alocação dos anúncios.

Seus anúncios são relevantes? Criam expectativas realistas? Clicando neles, o consumidor se dirige exatamente à página do produto desejado? Ele é atraente o suficiente para gerar boa taxa de cliques? Se você não sabe responder essas perguntas com precisão, temos publicado textos interessantes com dicas sobre a preparação de landing pages, ou dessas "páginas de destino", que vale consultar e conferir! 

Todos esses fatores são considerados pelo Google naquilo que ele denomina como Índice de Qualidade. A posição de cada anúncio será a resultante do quanto cada cliente está disposto a pagar x por esse fator de qualidade. Ou seja, quem faz o "dever de casa" e prepara adequadamente sua campanha, pode levar as melhores campanhas, pagando menos.

É possível, portanto, que alguém que não conheça esses fatores possa achar que "Google Adwords é caro". Nós, porém, já sabemos que não é bem assim.

3. Peça ajuda a quem mais entende do assunto

Se você ou alguém da sua empresa está achando que Google Adwords é caro, isso é sinal de uma estratégia inadequada. Nesse caso, o melhor a fazer é entrar em contato com um bom profissional ou uma boa empresa para lhe auxiliar nesse processo.

A nossa orientação é sempre a de buscar um Google Partner: são profissionais ou empresas especialmente treinados e certificados pelo Google, com um nível de capacitação diferenciado, capazes de auxiliá-lo no que for necessário para tornar a sua campanha efetiva e com o custo/benefício esperado.

E você, já teve alguma experiência anunciando no Google Adwords? Conhece alguém que já o fez? Como foram os resultados? Conte pra gente na seção de comentários!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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