4 dicas infalíveis para aumentar a conversão de leads

4 dicas infalíveis para aumentar a conversão de leads

4 dicas infalíveis para aumentar a conversão de leads

Um dos grandes problemas de quem trabalha com marketing atualmente é aquele sentimento de que o retorno obtido não é satisfatório em comparação ao esforço realizado. Se esse é o seu caso, saiba que seu problema pode estar na sua taxa de conversão de leads.

No artigo de hoje, vamos descobrir o que é essa conversão de leads e como ela impacta diretamente o sucesso da sua estratégia de marketing, além de aprender algumas boas dicas de como otimizá-la.

Continue lendo para saber mais!

O que é a conversão de leads?

Toda estratégia de marketing tem como objetivo, direta ou indiretamente, aumentar as vendas e gerar um faturamento maior para a empresa. Para conquistar esse objetivo, as estratégias de marketing precisam conduzir os consumidores por vários estágios — conheça os novos perfis de consumidores!

Os consumidores, inicialmente desconhecedores de sua marca, devem ser levados por meio de ações de marketing para que passem a ter contato com seus produtos ou serviços, tornando-se conhecedores de sua empresa.

A partir daí, as estratégias de marketing mudam com o objetivo de converter esses conhecedores em leads, pessoas com o interesse de se tornarem clientes eventualmente. O último ponto de conversão é o de leads em clientes.

Como aumentar a conversão de leads?

Agora que já entendemos o que é a conversão de leads, é momento de conferir algumas ações que podem ajudar a otimizá-la. 

1- Otimizar cada parte do funil de vendas

O processo que descrevemos acima — no qual a empresa atua para conduzir o consumidor do estágio de desconhecedor até o estágio de cliente — é conhecido popularmente como funil de vendas.

Uma das melhores maneiras de melhorar a conversão de leads de uma empresa é otimizando cada estágio desse funil. Ao “alargar” as transições de desconhecido para conhecedor, e de conhecedor para lead, então é provável que mais leads sejam convertidos ao final.

2- Oferecer conteúdo de qualidade e relevante

O Inbound Marketing atua com a ideia básica de atrair os consumidores até a sua empresa através da oferta de conteúdo de qualidade e relevante. Quanto melhor for o conteúdo, melhor será sua presença online e maior a taxa de conversão de leads ao final.

Existem três características essenciais para seu conteúdo para otimizar a conversão: 

  • qualidade: um bom conteúdo deve ser bem escrito, bem apresentado, solucionar as necessidades iniciais do consumidor e aproximá-lo da próxima fase do funil de vendas;
  • segmentação: existem muitos perfis diferentes de consumidores para cada empresa e cada produto — um bom conteúdo deve ser segmentado e produzido exclusivamente para cada perfil possível, aumentando as chances de conversão;
  • planejamento e otimização: uma boa estratégia de conteúdo deve ser moldada para cada persona com antecedência e planejada em cada detalhe, com os seus resultados sendo medidos para que a estratégia possa ser aperfeiçoada.

3- Nutrir seus leads antes de convertê-los em clientes

Um dos processos mais importantes de um funil de vendas e marketingé o processo de nutrição de leads. Quando um consumidor se transforma em lead, ele já sabe que possui um problema e precisa passar por dois estágios:

  • aprender qual a solução para seu problema;
  • comparar alternativas para escolher a melhor opção do mercado.

Esse momento é crucial para o sucesso da sua empresa. Com a oferta de conteúdo qualificado focado nesses dois momentos, é possível aumentar sua taxa de conversão. Esse processo é chamado de nutrição de leads, já que fornece informações para que o consumidor possa fazer uma escolha mais consciente.

4- Treinar e capacitar sua equipe de colaboradores

Por melhor que seja um sistema de marketing ou de vendas, ele ainda precisará da intervenção humana. Colaboradores precisarão planejar as ações, produzir conteúdos, divulgar trabalhos, conversar com clientes, negociar, enfim: vender seu produto ou serviço.

E um sistema dificilmente será bem-sucedido se ele for operado por colaboradores sem capacitação para tal. Portanto, invista recursos no treinamento e aperfeiçoamento dos seus colaboradores para um sistema mais eficiente.

O trabalho para obter uma melhor conversão de leads é árduo e exige empenho em todos os setores, mas a recompensa é muito lucrativa. Qual método você usa hoje para melhorar sua taxa de conversão? Conte pra gente por meio dos comentários!


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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