Como construir uma forte presença online em 5 passos

Como construir uma forte presença online em 5 passos

Como construir uma forte presença online em 5 passos

Ao desenvolver um trabalho na internet, uma dúvida importantíssima surge: como construir uma presença online forte para a minha marca? Esse é um questionamento comum, no entanto, deve ser esclarecido bem rápido. A presença online deve ser o foco principal das suas estratégias, pois, junto dela vêm outras conquistas, como atração de novos clientes e sua consolidação como referência no mercado.

Ficou curioso para saber como construir uma presença online sólida e significativa? Então confira este passo a passo que preparamos para você!

1. Estude sua empresa e pesquise o mercado

O primeiro passo para construir uma presença online sólida é avaliar a situação atual da sua empresa, ressaltando os pontos positivos que podem ser explorados no ambiente web e analisando os pontos negativos — pensando especialmente em como lidar com eles se, por acaso, "caírem na rede".

Estude os seus concorrentes, como eles se apresentam na internet, quais canais usam, suas principais ações e as falhas. E aqui vale um alerta: nem sempre um concorrente no mundo offline estará entre seus concorrentes online.

Por exemplo, em campanhas de links patrocinados, os seus concorrentes são os que investirem mais, tiverem uma melhor estratégia de campanha e, consequentemente, conseguirem melhores posições e mais destaque nos resultados.

Nas buscas orgânicas, os concorrentes variam de acordo com os termos pesquisados (palavras-chave), assim, é preciso selecionar quais são as palavras-chave que sua empresa vai explorar no trabalho de presença online para saber quem serão os concorrentes.

2. Construa suas personas

Saber qual é o seu público-alvo é essencial, mas para ser mais certeiro e conseguir melhores resultados utilizamos no marketing digital as buyer personas, conceito criado por um programador chamado Alan Cooper.

Trata-se da criação de personagens semifictícios que representam o perfil do seu cliente ideal, assim, o público-alvo deixa de ser tão abrangente e é tratado como um único indivíduo, com características comportamentais e psicológicas.

As personas são importantes na construção da presença online porque elas permitem criar ações e mensagens que estão totalmente de acordo com as necessidades e desejos do seu potencial cliente, aumentando as chances de atraí-lo e conquistá-lo.

3. Produza conteúdo de valor

As pessoas estão na internet procurando informações, pesquisando sobre empresas que vão estabelecer algum contato ou produtos que pretendem adquirir. É nesse ambiente que sua empresa deve estar, mas não com uma propaganda de algum produto ou serviço, e sim oferecendo soluções, esclarecendo dúvidas e ensinando suas personas a realizarem algo.

Quando você oferece uma informação valiosa para a persona, surge nela um sentimento de gratidão e confiança. Assim, você conquista não só um cliente, mas alguém que vai propagar sua mensagem por acreditar no valor dela.

Com uma alta produção de conteúdo de valor, as pessoas vão te reconhecendo como autoridade na área, ou seja, como uma referência confiável no seu segmento.

4. Tenha uma identidade própria

Pesquisar e ver o que os outros estão fazendo na internet é ótimo para você analisar de que forma pode se posicionar nesse meio. No entanto, lembre-se de que boas ideias servem como estímulo para a criatividade e não para ser copiado.

Construa sua própria identidade digital. Ela deve ser utilizada no seu site, nos seus artigos, nas redes sociais, nas mensagens de e-mail marketing e onde mais sua empresa aparecer. É preciso que haja correspondência, que seu público veja e identifique que trata-se da sua empresa.

5. Elabore um cronograma pesado e constante

Se você quer construir uma presença online forte, então você precisa aparecer. Postar um artigo no seu blog por semana e fazer algumas postagens nas redes sociais aleatoriamente não vai te ajudar a conseguir os resultados esperados.

Tenha um cronograma de todas as ações de marketing digital que você vai executar. Planeje postagens constantes, compartilhe de um canal para outro, estimule o engajamento de seus seguidores e reserve materiais mais ricos de informação para práticas como landing page e e-mail marketing.

E então? Pronto para começar? Conte para nós o que achou do passo a passo de como construir uma presença online para sua marca! Deixe um comentário no post e compartilhe sua opinião e experiência no assunto. Participe!


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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