6 métricas de marketing digital para ficar de olho

6 métricas de marketing digital para ficar de olho

6 métricas de marketing digital para ficar de olho

Há quem faça ótimas estratégias de marketing digital, mas e os resultados? Será que os objetivos estão sendo atingidos? Para responder a essas perguntas é preciso entender o que são as métricas de marketing digital e aprender a conferir esses dados nos relatórios de monitoramento e mensuração.

As métricas de marketing digital são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer estratégia, afinal, só é possível reformular e melhorar o seu planejamento quando você tem dados confiáveis indicando o que deu certo, o que precisa ser melhorado, qual o real custo de uma campanha, quanto ela teve de retorno etc.

Veja quais são aquelas que você não pode deixar passar nos seus relatórios!

1. Leads gerados

Metrificar a geração de leads é fundamental para você analisar se suas estratégias de atração são efetivas, afinal, não basta ter um número grande de visitantes que não são convertidos em leads qualificados.

Verifique a relação entre visitantes que abandonaram seu site e visitantes que se tornaram leads qualificados — inclusive os que chegaram até a conversão.

2. Custo de aquisição de clientes (CAC)

Essa métrica é utilizada para indicar qual o custo total investido na aquisição de novos clientes, Nessa conta estão inclusos os gastos com publicidade, ferramentas digitais, comissões, salários, trabalhos terceirizados, enfim, todas as despesas relacionadas ao trabalho.

O resultado dessa soma é dividido pela quantidade de clientes adquiridos em um determinado período de tempo e o resultado é o CAC.

3. Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é a métrica mais apreciada pelos investidores, pois indica qual foi o retorno obtido em relação ao investimento feito. A fórmula é simples: subtraia do retorno conquistado o valor do investimento inicial. Agora, pegue esse valor e divida pelo investimento inicial novamente, o resultado é o ROI.

  • ROI = (Retorno – Investimento inicial) / Investimento inicial

4. Fontes de tráfego

Essa métrica indica de onde estão vindo os usuários que entram no seu site. As fontes de tráfego podem ser de forma direta, quando o usuário digita no navegador a URL, de links de outros sites, de links de redes sociais, de uma mensagem de e-mail marketing, de anúncios de campanhas patrocinadas, de uma busca orgânica nos mecanismos de buscas etc.

Saber a origem do tráfego do seu site é fundamental para mensurar o desempenho das suas estratégias. Por exemplo, se você está investindo em um novo gerenciamento de redes sociais, é possível ver se o seu público está originando dessas mídias e se o investimento está sendo bem empregado.

5. Páginas por sessão

Saber quanto tempo um usuário permanece no seu site é importante, mas mais ainda é saber por quantas páginas ele navegou durante uma sessão. Isso porque se o maior percentual de visitantes navega por poucas páginas do seu site, isso pode indicar que eles não estão gostando do que viram ou que não seja do interesse deles, o que representa que suas estratégias de atração são falhas.

Um usuário que navega mais, consequentemente permanece mais tempo no site, o que indica que está interessado e pode ser mais bem trabalhado, com grandes chances de se tornar um lead qualificado.

6. Taxa de conversão (CVR)

Essa métrica é muito relativa, pois depende do que você determinou como objetivo no seu planejamento estratégico de marketing digital. Se o seu objetivo é aumentar o número de visitantes no site, essa será a sua taxa de conversão. 

Se o objetivo são as vendas concluídas, então o sucesso da taxa de conversão depende de um longo trabalho a ser feito com o cliente. E é preciso acompanhar cada etapa para saber o que está correspondendo e o que precisa ser melhorado para também melhorar a taxa de conversão.

Há outras métricas que também são importantes e a grande maioria delas é possível de ser mensurada por meio de relatórios e dados fornecidos pelo Google Analytics e outras ferramentas de análise

Você precisa de dados para melhorar seu negócio e não sabe quais as métricas de marketing digital que podem lhe auxiliar nessa missão? Deixe um comentário no post que podemos lhe responder.


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

Comentários: