Embora o Marketing Digital não seja uma ciência exata, ele nos oferece várias ferramentas para que possamos mensurar os resultados de nossas campanhas. No entanto, calcular o ROI para muitas empresas ainda é um desafio, pois muitas delas não sabem como fazer esse cálculo de forma precisa, o que acaba comprometendo o seu sucesso e gerando, muitas vezes, algum tipo de prejuízo.
Nesse post, falaremos um pouco sobre ROI, como deve ser feito seu cálculo em uma campanha de Inbound Marketing e outros assuntos pertinentes ao tema. Pronto para aprender sobre ROI? Então, vamos lá!
Primeiramente, o que é Inbound Marketing?
Para falar do ROI de uma campanha de Inbound Marketing, é necessário explicar primeiro o que é essa estratégia de Marketing Digital.
Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia utilizada pelo Marketing Digital para atrair potenciais clientes. Ele é uma das formas mais eficientes para gerar tráfego para o site das empresas e para aumentar suas vendas.
É o tipo de marketing permissivo, pois sua estratégia é ganhar o interesse das pessoas de forma espontânea, em vez de tentar empurrar um produto a qualquer custo.
Os meios utilizados para isso são, principalmente, blog posts, redes sociais, vídeo marketing, e-mails marketing, estratégias de SEO, entre outros que utilizam o Marketing de Conteúdo para chegar até as pessoas por meio da jornada do consumidor ou do funil de vendas.
Como calcular o ROI de uma estratégia de Marketing Digital?
Agora que já sabemos o que é Inbound Marketing e como ele funciona, então podemos começar a falar sobre nosso tema central: como calcular o ROI de uma campanha de Marketing Digital!
Para começar, ROI é uma sigla proveniente do inglês que significa “Return On Investment”, ou seja, Retorno Sobre Investimento.
Ele é uma métrica utilizada para avaliar a relação custo-benefício de uma campanha publicitária para mostrar se as conversões e o número de vendas geraram lucro ou prejuízo para a empresa.
Qual é a fórmula para o cálculo do ROI?
A forma mais básica para se calcular o ROI é a seguinte:
ROI = Receita gerada – (Custo dos produtos vendidos + Investimento na campanha) Custo dos produtos vendidos
Para encontrar o ROI, você deve subtrair da receita gerada durante o período da campanha todos os gastos e, em seguida, dividir esse resultado pelo custo total dos produtos. Esse número pode ser multiplicado por 100 para encontrar o valor em porcentagem.
Exemplo de cálculo do ROI
Situação:
Suponhamos que uma empresa que venda bolsas de couro resolveu investir em uma campanha de Marketing Digital. Cada bolsa possui um custo de R$ 45,00 e é vendida a R$ 150,00.
A empresa investiu cerca de R$ 5.000 e conseguiu vender 300 bolsas. Qual foi o valor do ROI nesse caso?
Vejamos como fica o cálculo:
Receita: 300 x R$ 150 = R$ 45.000
Custo dos produtos: 300 x R$ 45,00= R$ 13.500
ROI = R$ 45.000 – (R$ 13.500 + R$ 5000)/ R$ 13.500)
ROI = R$ 45.000 – R$ 18.500/ R$ 13.500
ROI =R$ 26.500/ R$ 13.500
ROI = 1,96 ou 196%
Assim, chegamos a um resultado de ROI de 196%, ou seja, o retorno da campanha foi excelente.
Desafio com o ROI em uma campanha de Marketing Digital
O que precisa ficar claro para quem deseja começar a investir em Marketing Digital é que é possível obter um retorno bastante significativo, como vimos no nosso exemplo. No entanto, esse retorno não vem da noite para o dia.
Estratégias de Marketing online geram resultados em longo prazo, ou seja, o crescimento acontece ao longo do tempo. Muitas vezes, é necessário modificar as campanhas, esperar o momento certo para investir e caminhar com paciência durante o processo.
O Marketing Digital é importantíssimo para o sucesso das empresas. Ele vale o que custa. Calcular oROI é fundamental e ele pode ser excelente, mas lembre-se: as metas estabelecidas não devem ser “engessadas”. Se for necessário modificá-las, modifique-as. O que importa é que com muito trabalho e persistência é possível atingir o alvo.
E aí? Pronto para calcular o ROI da sua campanha de Marketing Digital? Deixe seu comentário.
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