Porque utilizar e-mails na sua estratégia de marketing digital?

Porque utilizar e-mails na sua estratégia de marketing digital?

Porque utilizar e-mails na sua estratégia de marketing digital?

O e-mail marketing está morto?

Utilizar ações de e-mail marketing na estratégia de comunicação da sua empresa não está com os dias contados, muito pelo contrário. A afirmação de que o email marketing está morto não poderia estar mais equivocada nos dias de hoje.

Continue lendo este artigo e provaremos, sem deixar dúvidas, porque investir em e-mail marketing pode continuar gerando excelentes resultados para  a sua empresa.

E-mail Marketing e Inbound Marketing 

No inbound marketing é muito comum utilizarmos estratégias de e-mail marketing durante a etapa Vender do processo.

É nesta etapa que a empresa se relaciona com os atuais e futuros clientes, na tentativa de concretizar vendas através de ofertas irresistíveis, continuar o processo de nutrição de leads ou para apresentar novos produtos e materiais ricos desenvolvidos pela organização.

Nesta fase do inbound marketing, a comunicação com os leads através de e-mails é a estratégia mais utilizada por lojas virtuais e outras companhias que já investem em marketing digital. Seja através de e-mails automatizados (fluxos de nutrição) ou através de e-mails individualizados com informações relevantes para os contatos cadastrados no mailing da organização.

Entenda porque E-mail Marketing continua gerando ótimos resultados

Para garantir que utilizar e-mail marketing continua sendo fundamental na sua estratégia de marketing digital, separamos algumas estatísticas muito interessantes que você pode conferir abaixo:

  • 92% dos usuários na internet tem ao menos uma conta de e-mail.
  • 72% checam sua caixa de entrada pelo menos 6x ou mais todo dia.
  • Existem mais de 3.5 bilhões de contas de e-mail criadas. Esse número equivale a 3x mais contas do que todas as contas do Facebook e Twitter somadas.
  • Clientes que recebem uma newsletter por e-mail gastam 83% a mais do que não cadastrados.
  • Em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam e-mail contra apenas 3% das redes sociais.
  • Em 2012, o e-mail marketing teve um ROI (retorno sobre investimento) de 4.000%.
  • 44% das pessoas que recebem e-mails promocionais realizaram ao menos 1 compra no ano passado.
  • 82% dos consumidores abrem e-mails de empresas.
  • A cada R$ 1,00 investido, R$ 44,25 é o retorno médio na estratégia de e-mail marketing.
  • 61% dos consumidores gosta de receber e-mails promocionais semanalmente.
  • Você não depende de ferramentas exclusivas de terceiros para entrar em contato com os seus leads.
  • Você tem acesso total aos dados e informações dos seus leads.

Como utilizar e-mails na sua estratégia digital

Existem vários tipos de e-mail que podem ser incluídos na estratégia de comunicação da sua empresa, abaixo listamos alguns exemplos que podem ser aplicados assim que você terminar de ler este texto:

E-mails de boas-vindas

Se o seu site, blog ou landing page possui formulários para capturar dados dos seus visitantes, uma boa forma de estreitar o contato com o seu lead logo após o preenchimento dos dados é utilizar uma sequência de e-mails automatizados. Desta forma o lead pode receber alguns e-mails com mais informações sobre o seu negócio e estreitar a relação.

Uma boa ideia é preparar uma sequência de 3 e-mails com intervalos de alguns dias entre eles.

No primeiro e-mail recomendamos que você agradeça ao lead pelo cadastro realizado. Essa mensagem será a primeira comunicação com quem se cadastrou no seu site, então essa é hora de encantá-lo com uma mensagem surpreendente.

O segundo e-mail deveria estimular a sua audiência a aumentar o engajamento com a sua marca. Uma boa forma de promover este relacionamento é apresentar os links das suas redes sociais, convidando o lead a seguir a sua organização no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e onde mais a sua empresa estiver presente.

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Finalizando, você pode disparar um e-mail perguntando sobre os interesses e opiniões do seu lead. Peça a ele para preencher uma pequena pesquisa informando quais tópicos ele gostaria de receber conteúdo qualificado. Ou solicite a ele que informe a sua data de aniversário para que você possa enviar uma oferta especial todo ano.

E-mail Marketing com ofertas

Se você tem um bom mailing, com informações personalizadas e interesses pessoais de cada alvo é extremamente positivo aproveitar esta audiência para enviar ofertas especiais de produtos e serviços ou e-mails com os novos lançamentos da sua companhia.

Lembre-se que nem todo lead cadastrado estará pronto para comprar algo da sua empresa, é importantíssimo separar leads de topo e meio de funil dos leads de fundo de funil, que já estão mais aptos para uma possível transação comercial.

E-mail Marketing com materiais ricos

Vai lançar aquele novo ebook? Está planejando um webinar ao vivo?

Não se esqueça de enviar para as suas listas de e-mail os novos materiais ricos produzidos pela sua empresa. Esta é mais uma forma de promover seus materiais para uma audiência que já está engajada com a sua marca.

E-mails recorrentes (automatizados)

Além dos e-mails de boas-vindas, existem outras formas de utilizar e-mails automatizados na sua estratégia de marketing digital.

Aqui na Sigu, utilizamos bastante essa estratégia com clientes do ramo automotivo. Quando um visitante informa seus dados em uma landing page de um determinado veículo, caso ele confirme a inscrição na lista de e-mails, disparamos de forma automatizada uma sequência de 3-5 e-mails com mais informações sobre o modelo escolhido.

A sequência normalmente envolve 1 e-mail com mais informações sobre o veículo (destaques, principais atributos, diferenciais em relação à concorrência), 1 e-mail com depoimentos de clientes satisfeitos, 1 e-mail convidando o lead para fazer uma visita à concessionária ou um test-drive e um 1 e-mail final com uma oferta especial.

E-mails com pesquisas (nutrição de leads)

Uma outra forma de utilizar de forma positiva e-mails é com pesquisas de satisfação ou coleta de dados para nutrição de leads.

É possível disparar e-mails para as suas listas de leads solicitando o preenchimento de mais informações cadastrais que sejam relevantes para o seu negócio: data de aniversário, quantidade de filhos, salário médio, se possui carro ou casa própria, enfim, qualquer informação que lhe ajude a vender mais ou entender melhor as necessidades do seu cliente.

Você também pode optar por disparar pesquisas de satisfação para quem já fez negócios com a sua organização, para saber o que acharam do atendimento, da qualidade dos produtos adquiridos, dos prazos de entrega, dos preços praticados, etc.

A importância de uma ferramenta para disparo dos e-mails

Agora que você já compreendeu todo o potencial do e-mail marketing e já aprendeu como utilizá-lo da melhor forma para a sua empresa, é hora de entender como disparar estas mensagens da melhor forma possível, afinal, um dos grandes trunfos do marketing digital é utilizar a tecnologia como uma grande aliada para simplificar tarefas complexas.

Imagine ter que disparar centenas de e-mails personalizados com os nomes de cada um de seus clientes, um a um, ou ter que disparar manualmente um e-mail 3 dias após o cadastro de cada um dos seus leads em uma determinada landing page, tarefa quase impossível concorda?

É por esse motivo que devemos escolher uma ótima ferramenta para automação e disparo de e-mails.

Seguem abaixo algumas ótimas ferramentas disponíveis no mercado:

Mailchimp

Mailchimp é o software que utilizamos aqui na Sigu e o consideramos uma excelente ferramenta de automação de e-mails.

O Mailchimp possui um plano gratuito para até 2.000 e-mails cadastrados, que não inclui automação de e-mails, mas atende às necessidades básicas de qualquer pequena empresa.

A ferramenta tem versão completa em português, é extremamente confiável e possui diversas integrações com outros softwares do mercado.

Para saber mais sobre o Mailchimp, clique aqui.

Aweber

O Aweber também permite o envio de e-mails ilimitados desde o plano mais básico. Possui muitos materiais com dicas para otimizar seus e-mail marketing e planos com preços bastante competitivos.

Não possui um plano gratuito, mas permite um teste gratuito da plataforma durante 30 dias.

Para saber mais sobre o Aweber, clique aqui.

Constant Contact

O Constant Contact é outro competidor de peso neste mercado, assim como as 2 primeiras opções também permite o envio de e-mails ilimitados desde o plano mais básico. Possui excelentes materiais com dicas sobre como obter mais resultados com e-mail marketing e planos com preços bastante competitivos.

Permite que você importe contatos do GMAIL ou do Outlook, não possui um plano gratuito, mas permite um teste gratuito da plataforma durante 60 dias.

Para saber mais sobre o Constant Contact, clique aqui.

GetResponse

O GetResponse não fica atrás dos concorrentes e também permite o envio de e-mails ilimitados desde o plano mais básico. Permite integração com o Google Analytics e tem planos com preços bastante competitivos.

Possui uma ferramenta bacana para importação de contatos de outras ferramentas, não possui um plano gratuito, mas permite um teste gratuito da plataforma durante 30 dias.

Para saber mais sobre o GetResponse, clique aqui.

Conclusão 

Agora que você entendeu todo o potencial que o seu negócio está deixando de lado ao não utilizar e-mails na sua estratégia de comunicação digital, é hora de virar a chave e aproveitar estas ações no dia a dia da sua empresa.

E-mail marketing é uma estratégia que, quando bem implementada, tem um excelente ROI e deveria ser utilizada por todas as organizações que utilizam marketing digital.

Assine a nossa newsletter e acompanhe as últimas novidades sobre e-mail marketing aqui no Blog do Pinguim, tem muitas dicas bacanas vindo por aí. Fique ligado!

Referências:

http://viverdeblog.com/infografico-email-marketing/
http://blog.capterra.com/statistics-email-marketing-not-dead/
https://www.entrepreneur.com/article/251752
http://www.emailisnotdead.com/
https://www.mainstreetroi.com/is-email-marketing-dead-or-dying/


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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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