Entenda o que é e como funciona o Inbound Marketing

Entenda o que é e como funciona o Inbound Marketing

Entenda o que é e como funciona o Inbound Marketing

Toda empresa busca atingir resultados expressivos quando faz um investimento em marketing digital. No entanto, para conseguir este bom desempenho é preciso que os profissionais envolvidos se mantenham atualizados em relação às estratégias e novidades mais recentes do segmento.

A metodologia do Inbound Marketing é uma destas novidades e, como sabemos da sua importância para organizações de todos os tamanhos, fizemos este post para mostrar o que é o Inbound e como ele pode ser útil no seu trabalho. Confira!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é a metodologia do marketing digital que trabalha com a produção e a divulgação de conteúdo útil para um público-alvo determinado, com objetivo de criar um relacionamento de médio/longo prazo com ele.

Com essa proximidade entre empresa e consumidor, a intenção é que se crie uma relação de confiança entre eles, de forma que a marca conquiste credibilidade e se torne referência naquele assunto para aquelas pessoas. Com isso, a tendência é que eles busquem a empresa novamente quando a intenção for efetivamente comprar o produto.

Como funciona essa metodologia?

O processo de funcionamento do Inbound Marketing é composto por quatro etapas: atrair, converter, fechar e encantar.

Atrair

O primeiro momento no processo do Inbound é dedicado à atração da atenção dos usuários para que eles visitem o site da empresa. Os elementos mais usados nesse momento são os conteúdos em formato de posts de blog, que além de chamarem atenção das pessoas nas redes sociais, podem também conquistar espaço nos buscadores.

Converter

A segunda etapa do processo é quando a empresa consegue transformar aqueles usuários visitantes do site em leads para o negócio. Isso significa que as pessoas vão fornecer alguns dados pessoais, como nome, telefone e e-mail, em troca de uma peça de conteúdo produzida por você. E-books, webinars e infográficos são muito usados aqui e, independentemente do que você escolher, a partir da conversão deve haver um trabalho de nutrição desse lead com mais conteúdo.

Fechar

nutrição dos leads com conteúdo que falamos acima serve para qualificar sua base de contatos, pois dessa maneira você só vai repassar ao time de vendas aquelas pessoas com maiores chances de fecharem negócio. O fechamento das vendas é justamente o objetivo da terceira etapa, quando os leads se transformam em clientes.

Encantar

Finalmente, depois que o lead vira um cliente, é hora de encantar esse usuário com uma boa experiência com seu produto ou serviço, de maneira que ele fique satisfeito e com isso possa também indicar sua empresa para outras pessoas. 

Quais as vantagens de aplicar o Inbound Marketing na sua empresa?

A principal vantagem do Inbound Marketing em relação ao Marketing Tradicional — ou Outbound Marketing — é, sem dúvida, o custo. Isso porque produzir e divulgar conteúdo é um processo mais barato e que não demanda necessariamente investimento em mídia. 

Além de gerar leads e potenciais novos negócios para a organização, o Inbound também auxilia a empresa na construção da sua imagem de marca, que se torna muito mais relevante e qualificada em relação ao seu público-alvo. 

Se compararmos com o Outbound, o Inbound se mostra também um método muito menos invasivo, pois em vez de interromper o que a pessoa está fazendo para exibir publicidade e tentar vender produtos, ele trabalha com conteúdos que ajudam as pessoas a resolverem problemas reais.

No final do dia, com o investimento em Inbound Marketing o seu processo de vendas será muito mais assertivo e eficiente, e sua empresa conseguirá atingir mais resultados com menos investimento.

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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