Entenda como e porque você deve anunciar no Youtube

Entenda como e porque você deve anunciar no Youtube

Entenda como e porque você deve anunciar no Youtube

Você já sabe como anunciar no Youtube? Sabe porque sua empresa tem de estar presente nesse canal?

Bom, para inicio de conversa o Youtube tem mais de 1 bilhão de usuários que geram bilhões de visualizações todo dia. Mais da metade desses usuários acessam a plataforma a partir de dispositivos móveis, estando conectados a qualquer momento. Desde março de 2014, o número de pessoas que assistem ao Youtube diariamente cresceu 40% ao ano.

Esses dados demonstram que existe um grande mercado potencial e que, provavelmente, seu cliente também está acessando e visualizando vídeos no Youtube. Portanto, divulgar os seus produtos e serviços onde o seu público-alvo está é um grande motivo para sua empresa anunciar no Youtube.

Confira agora 5 dicas para fortalecer a presença da sua empresa no Youtube.

Mas qual a grande vantagem de fazer anúncios no Youtube?

Alcance! Essa é a palavra-chave. Não adianta nada você ter um bom vídeo falando da sua empresa, produto ou serviço se seu público-alvo não recebe essa informação. Por isso, os anúncios servem para expandir o seu conteúdo, disseminar a sua informação, compartilhar suas experiências com as pessoas e trazer benefícios para quem precisa desse conteúdo.

Com anúncios na maior plataforma de vídeos online do mundo, seus espectadores podem encontrar seus vídeos e anúncios gráficos de diversas formas: enquanto estão assistindo outros filmes, pesquisando na busca do Youtube, clicando em vídeos sugeridos na página de exibição ou escolhendo um vídeo no “feed” da página inicial. Dessa maneira, pessoas que procuram diretamente pela sua empresa ou por conteúdos relacionados ao seu produto podem encontrar informações úteis de forma eficiente.

Curiosidades sobre o Youtube

O Youtube está disponível em 73 países e 61 idiomas, mas existem restrições de publicidade que impedem veiculação em países que ele não esta disponível.

Os anúncios dão acesso também a várias ferramentas de avaliação, como o Youtube Analytics, que apresenta dados relevantes sobre a sua campanha e o seu público alvo. Informações demográficas, níveis de engajamento, comparação de desempenho com vídeos semelhantes, entre outras métricas que permitem aprender mais sobre seu cliente e, com isso, melhorar a audiência dos seus anúncios.

Tipos de anúncios em vídeo no Youtube

Existem dois tipos de anúncios TrueView: In-stream e Discovery. Para os anunciantes é importante conhecer os diferentes formatos e como os usuários interagem com eles.

Anúncios TrueView In-stream

Devem ser utilizados quando o anunciante deseja exibir seu anúncio em vídeo antes, durante ou depois de outros vídeos no Youtube e na Rede de Display.

O pagamento é contabilizado quando o usuário assiste a 30 segundos do seu vídeo (ou o vídeo completo, se tiver menos de 30 segundos) ou então quando ele interage com seu vídeo, como por exemplo, cliques nas sobreposições de call to action (CTA), cartões e banners complementares.

Os anúncios são exibidos em vídeos no Youtube e em sites, jogos e aplicativos de editores de vídeo na Rede de Display.

Vale Ressaltar!

Existe também os anúncios in-stream não ignoráveis. Eles possuem de 15 a 20 segundos de duração, são contabilizados pelo custo de mil impressões e podem ser exibidos antes, durante ou depois de algum vídeo. A diferença básica com os anúncios TrueView in-stream e os in-stream não ignoráveis é que neste o espectador tem de assistir o anúncio na íntegra, enquanto naquele ele tem a opção de pular a exibição depois de 5 segundos.  

Anúncios Discovery TrueView

Neste formato, seus anúncios (de qualquer duração) serão exibidos quando as pessoas pesquisam no Youtube ou procuram vídeos em toda Web.

O pagamento ocorre quando um usuário clica no seu anúncio e começa a assistir ao vídeo.

Esses anúncios são exibidos no Youtube - ao lado de outros vídeos vídeos, nos resultados de pesquisa, em canais - e em sites parceiros da Rede Display do Google.

Como Anunciar no Youtube

Para ativar uma campanha de anúncios em vídeo basta você enviar o arquivo (seu arquivo deve estar publicado na sua conta no Youtube) para sua conta no Google Adwords. As campanhas de vídeo TrueView não aceitam outros tipos de formatos de anúncios, senão esse mencionado acima, pelo Youtube.

Para criar a campanha é necessário que escolha o formato de exibição In-stream ou Discovery. O Youtube só aceita a escolha de um formato por grupo de anúncios. Portanto, se pretende executar vários formatos numa mesma campanha, é obrigatório criar vários grupos de anúncios diferentes.

A equipe do Google Adwords aprova em até um dia útil e pronto, sua campanha começa a rodar e você já está apto a contar suas histórias ao mundo e vender o seu peixe!

Veja o vídeo (em inglês) abaixo, que ensina o passo a passo para criação de uma campanha de vídeo no Adwords.

 

Os vídeos conseguem se relacionar com seu público de forma mais envolvente que outros tipos de mídias. Isto porque oferecem um conjunto de imagem, som e movimento que desperta o emocional das pessoas, gerando mais engajamento para sua campanha.

Agora que você já percebeu todo o poder de anunciar no Youtube, não deixe de usar esta estratégia para a sua empresa. Nesses novos tempos digitais, com uma avalanche de informações por todos os lados, consegue êxito quem entrega o melhor conteúdo para sua clientela, onde ela estiver.

Acompanhe nosso blog para ficar antenado e aprender tudo sobre como otimizar suas vendas através de anúncios na internet.


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Autor:

Assistente de Marketing na Sigu Marketing Digital. Comunicóloga de formação, atua desde 2008 na área de marketing e afins.

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