8 dicas matadoras para fidelizar clientes com Marketing Digital

8 dicas matadoras para fidelizar clientes com Marketing Digital

8 dicas matadoras para fidelizar clientes com Marketing Digital

Marketing Digital é uma grande ferramenta para fidelizar clientes em qualquer tipo de negócio. Utilizando esse tipo de estratégia, é possível otimizar a comunicação com o consumidor, criar uma relação mais próxima com ele e suprir as suas necessidades de forma personalizada, próxima e, acima de tudo, mais humana.

No artigo de hoje, reunimos algumas dicas certeiras que vão levar a sua taxa de fidelização de clientes às alturas. E a melhor notícia: todas elas são acessíveis e fáceis de implementar. Vamos lá?

1. Tenha uma identidade forte 

Você já viu alguém usar uma camiseta ou adesivo no carro com a logomarca de uma empresa? Já se perguntou por que as pessoas fazem isso e por que com essas marcas, especificamente?

A resposta está na identidade marcante que elas foram capazes de criar. São marcas que deixaram de ser um desenho bonitinho estampando nas embalagens de produtos para se tornarem o símbolo de um estilo de vida: a aventura, a inovação, a saúde e cuidado com o corpo, entre outros.

E a sua empresa pode fazer o mesmo! A identidade da marca é construída com base em seus objetivos e nas bandeiras que levanta. Você pode, por exemplo, ter uma loja de alimentos naturais que defenda uma vida saudável ou uma papelaria em prol da educação.

Essa causa e essa paixão precisam estar em cada ação de Marketing Digital para que, aos poucos, construam a imagem da empresa e gerem empatia com o público. Levante a bandeira de seus clientes, os represente e eles terão prazer em ser fiéis à sua marca!

2. Ouça o feedback dos seus clientes

Quem não gosta de ser ouvido e ter sua opinião levada em conta, especialmente nos assuntos delicados que exigem reparos? 

Se o consumidor dedicou uma fração do seu tempo para um feedback construtivo, então o mínimo a se fazer é prestar atenção na opinião dada, avaliar a sua viabilidade e aplicá-la, se for possível e benéfica para a empresa. Se não for, é indispensável enviar um e-mail personalizado agradecendo a sugestão. 

No caso de feedbacks negativos, a regra é a mesma: o cliente está frustrado e gostaria de ser compensado ou, pelo menos, registrar sua insatisfação. Não tenha medo de reclamações. Considere-as atentamente, pois podem ser fontes de melhorias, e responda sempre agradecendo e encontrando uma solução adequada.

Essa atenção dada deixa claro para o cliente que ele é, sim, importante e que pode contar com sua empresa. O resultado? Confiança. E a confiança é um dos elementos mais importantes para um relacionamento longo!

3. Seja prestativo (de verdade) no atendimento aos clientes

Você já conferiu a qualidade do atendimento ao cliente da sua empresa? Pode ser que ali esteja uma das razões para a baixa taxa de fidelização de consumidores.

Muitas pessoas vão diariamente pedir ajuda e esclarecer dúvidas com o SAC de alguma empresa e recebem um serviço péssimo em retorno. Esse tratamento não só impede a fidelização de clientes, como os afasta.

Ninguém quer ficar sem retorno após mandar uma mensagem no Facebook ou receber uma resposta ríspida por e-mail após um longo e estressante dia de trabalho. Treine sua equipe para que ela não só responda, mas resolva os problemas, sempre com educação e simpatia.

4. Utilize estratégias de Marketing de Conteúdo 

O Marketing de Conteúdo também é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Ele funciona para atrair clientes, captar leads, converter e, finalmente, fidelizar clientes.

O conteúdo é um dos maiores responsáveis pelo excelente desempenho financeiro de um negócio online. Isso pode ser comprovado por meio das principais métricas utilizadas pelo Marketing Digital. Um estudo da Dragon Search Marketing, por exemplo, revelou que 61% dos consumidores são influenciados por ele. Além disso, 86% das organizações altamente eficazes têm alguém responsável pela estratégia de conteúdo, segundo o CMI. Por isso, invista o máximo nessa dica!

5. Interaja com os seus seguidores nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas incríveis de fidelização de clientes. Essas plataformas permitem não só que a sua mensagem seja entregue diretamente a eles, mas também possibilitam a interação — e a construção do relacionamento.

Converse, responda comentários, brinque, ajude, apoie. As redes sociais, muitas vezes, são como sentar em uma mesa para conversar com o cliente. Qualquer empresa esperta não pode perder essa oportunidade para fidelizar a clientela, concorda?

6. Crie um programa de fidelidade ou recompensa

O estudo Total Retail 2016, da PwC, mostrou que fazer parte de uma comunidade é uma das coisas que clientes mais valorizam em sua relação com as empresas. Não é à toa que 91% deles estão inscritos em algum programa de recompensa ou fidelidade.

A magia destes programas é que eles fazem seus clientes se sentirem especiais. Entre os benefícios, quem adere a estes projetos pode ter descontos em produtos e serviços específicos daquela empresa, ficar sabendo antes das novidades e promoções e ainda ganhar brindes. Quem não quer tanta regalia?

No Marketing Digital, várias ferramentas viabilizam um bom programa de fidelidade ou recompensas online. Com elas, os clientes podem, por exemplo, acumular pontos em um aplicativo que geram descontos, receber newsletters com lançamentos exclusivos, ou, até mesmo, ter uma rede social só para eles em seu site! As possibilidades são muitas e valem o investimento.

7. Use conteúdo produzido pelos clientes

Os usuários, nas redes sociais, amam contribuir. Eles enviam fotos para veículos de comunicação, fazem avaliações sobre empresas, compartilham suas experiências, comentam, curtem. Por que não aproveitar toda essa força?

O Marketing Digital permite, de forma simples, que você dê voz e visibilidade aos clientes. E eles, ao serem ouvidos e ganharem notoriedade, se sentem parte de algo maior — lembra do item cinco?

Incentive avaliações e estude transformar algumas delas em depoimentos para o site oficial. Aceite sugestões de postagens para seu blog. Peça que compartilhem fotos de seus produtos com uma hashtag. A possibilidade de contribuir e de ganhar alguns minutos de fama na web é um poderoso motivador — e fidelizador — de pessoas!

8. Use o e-mail marketing para fidelizar clientes no pós-venda

Uma das ferramentas mais poderosas do Marketing Digital para fidelizar clientes é o e-mail marketing. Basicamente, existem duas estratégias complementares de fidelização com o e-mail:

1ª estratégia: tente servir o cliente baseando-se na compra que ele já fez e antecipe suas necessidades

Imagine que a sua empresa venda impressoras e cartuchos de tintas e um cliente compre uma impressora específica. Além do e-mail agradecendo a compra, o que é uma prática comum e recomendada, é interessante enviar, por exemplo, um artigo com as melhores dicas para aproveitar aquela impressora assim que ela for entregue na casa do cliente.

Ou seja, a dica é fornecer conteúdo de qualidade com base na compra feita pelo cliente.

2ª estratégia: fique atento ao histórico de compras de cada cliente

Outra estratégia para fidelizar clientes com base no e-mail marketing é servir as necessidades do cliente com base no seu histórico de compras.

A ideia é simples: a maioria dos produtos gera a necessidade de outros produtos. Como assim? Vamos voltar no exemplo acima da impressora. Quem compra uma impressora precisa de mais alguma coisa? Cartucho de tintas, claro!

Uma boa ideia é enviar um e-mail a cada um ou dois meses lembrando ao cliente de que, talvez, a tinta dele esteja prestes a acabar e um link direcionando para a compra de alguns cartuchos de tintas compatíveis com o modelo comprado por ele.

Use o histórico de compras dos seus clientes para antecipar quais necessidades eles terão e, assim, oferecer soluções antes mesmo que ele comece a procurar por elas.

Essas foram nossas dicas matadoras para usar o Marketing Digital para fidelizar clientes. E, se você gostou, curta também a nossa página no Facebook


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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