Como investir em marketing digital para otimizar o ROI da minha empresa?

Como investir em marketing digital para otimizar o ROI da minha empresa?

Como investir em marketing digital para otimizar o ROI da minha empresa?

Você quer otimizar o ROI da sua empresa? Está buscando a melhor alternativa com o Marketing Digital para te ajudar nessa árdua tarefa, mas ainda não sabe qual tipo de comunicação é mais indicada para o seu negócio?

Se você respondeu sim a essas perguntas, esse artigo é para você! Vamos te ajudar a entender melhor o funcionamento, alcance e especialmente, o RETORNO dos investimentos em mídias pagas na internet.

A comunicação de massa tem como característica a disseminação de informações, partindo de um único emissor,  para uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo. Na internet existem vários veículos que atuam como comunicadores de massa, basta ter uma grande quantidade de acessos diários e fornecer informações gerais para o grande público. São exemplos de veículos de comunicação de massa os grandes portais de notícias, que milhões de pessoas acessam diariamente.

Já a comunicação segmentada é um desdobramento da comunicação de massa com a mesma finalidade de disseminar informações, porém visando públicos mais específicos. Atinge uma quantidade menor de receptores ao mesmo tempo, um público mais sucinto e segmentado, através de um único emissor. Não dispersa a verba de mídia com um público fora do seu target. Algumas ferramentas de marketing digital como: Google Adwords e o Facebook Ads já permitem a criação de campanhas de marketing altamente segmentadas.

Campanhas de comunicação de massa são indicadas para campanhas onde a empresa busca se tornar reconhecida no mercado, fazer sua marca/produto/serviço ser reconhecida pelo público em geral. Por conta do grande alcance geralmente é um investimento muito custoso, com um valor de entrada muito elevado e quase proibitivo para empresas menores.

Já as campanhas de comunicação segmentada são muito utilizadas por empresas que estão focadas em conversão e vendas. Apresenta a grande vantagem de segmentação do público. E, no caso da utilização do Google Adwords e Facebook Ads, conta ainda com um grande diferencial: liberdade para escolher o valor da verba de investimento (aceita praticamente qualquer verba de orçamento) além de poder ser cobrada através de diversas formas; por clique, por impressão, por conversão, etc.

Como a minha marca pode estar presente em grandes portais de notícias, de forma segmentada e sem um custo alto?

Em termos de segmentação, alguns portais permitem que anúncios apareçam em específicas seções do site (ex. “Esportes”), permitindo - ainda que de forma muito limitada - uma segmentação por perfil de público. Já em termos de investimento, através da Rede Display do Google, o anunciante pode exibir banners gráficos em portais e sites parceiros do Google (que não são poucos), podendo escolher o valor de investimento e segmentação, da mesma forma como funciona em outros anúncios de links patrocinados.

 

Vale ressaltar também que Facebook, Google e Youtube são os sites mais acessados do Brasil, como pode ser visualizado neste ranking. Em outras palavras, potencialmente falando, podemos atingir mais pessoas através do Facebook, Google e Youtube do que investindo apenas mídia direta em grandes portais de notícias.

Podemos inclusive considerar que - pelo volume de acessos - esses três sites oferecem uma quantidade “massiva” de pessoas impactadas, porém de forma extremamente segmentada e com total liberdade de investimento.

Como investir em Links Patrocinados para obter o máximo de retorno para minha empresa?

Evidentemente é preciso avaliar cada caso individualmente, além da respectiva estratégia e objetivos de cada empresa. Mas, para a maioria dos casos, pode se afirmar que ao se escolher investir nos sites mais visitados do Brasil (Google, Facebook e Youtube), existe uma garantia melhor de retorno, uma vez que eles oferecem uma ótima relação custo x benefício, através de um ótimo equilíbrio de Volume de acessos x Custo por Clique x Segmentação.

Esses canais conseguem atender bem, tanto uma campanha de divulgação, como uma campanha com foco em conversão. Seja pela enorme quantidade de usuários, seja também pela facilidade de segmentação do público.

Também é crucial obter o máximo de retorno de seus acessos pagos. Para isso, sempre que possível direcione os acessos de seu público para uma página de pouso (uma Landing Page), especialmente desenvolvida para receber aquele público do anúncio. Landing Pages convertem 80% a mais do que sites especialmente por serem objetivas e feitas sob medida para o público que as acessa.

Se você ainda não investe ou desconhece o que são Landing Pages, clique qui e entenda a razão pela qual você precisa parar TUDO o que está fazendo agora, e começar a investir nessa poderosíssima estratégia de marketing digital.

Da Teoria à Prática! Veja um exemplo:

Recentemente fizemos uma campanha online para um cliente que tinha como objetivo a geração de leads qualificados para um produto específico.

A divulgação foi realizada através de links patrocinados que direcionavam o visitante para uma landing page com formulário que solicitava alguns dados pessoais do visitante caso ele se interessasse pelo produto - se você quer entender melhor sobre como criar uma Landing Page matadora, recomendo a leitura deste artigo.

No plano de mídia definido em parceria com o cliente, indicamos como mídia de publicidade trabalharmos com Google Adwords, Facebook Ads e anúncios diretos em 2 grandes portais de notícias.

Considerávamos que investir no Facebook e no Google seria o melhor caminho para a verba disponível, mas - em conversas com o cliente - foi decidido avaliar também os resultados em grandes portais.

Algumas semanas depois, tivemos como resultado, a tabela abaixo:

Mídia Leads Gerados Acessos % Verba Total Investida
Facebook Ads 47 5.322 8%
Grande Portal de Notícias 1 40 7.999 54%
Google Adwords 9 589 3%
Grande Portal de Notícias 2 2 2.056 35%

Notou a diferença? Os resultados comprovaram que um investimento segmentado para o público-alvo do cliente, no Google e Facebook, teve um custo x benefício (de acordo com o objetivo da campanha, que era conversões) muito maior do que investimentos aplicados diretamente em grandes portais de notícias.

Embora um dos portais tenha gerado 40 leads, o investimento necessário foi quase 7 vezes maior do que o investido no Facebook. No caso do segundo portal de notícias, o resultado foi ainda pior. Apenas 2 Leads gerados, com 35% da verba total investida em toda a campanha!

Através de números quantificáveis, conseguimos comprovar de forma clara que o melhor ROI de investimento da empresa foi através de investimentos com as ferramentas de publicidade do Facebook e Google e não através de anúncios veiculados diretamente em grandes portais.

Conclusão

Nem sempre a comunicação de massa é o melhor caminho para o seu investimento em marketing digital. Sua verba deve ser destinada a atingir o seu objetivo e não o máximo de pessoas possível de forma massiva e generalizada. Utilizando os recursos da internet ao seu favor, é possível investir menos e ter mais retorno através de uma sólida estratégia de links patrocinados dentro do marketing digital.


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Autor:

Assistente de Marketing na Sigu Marketing Digital. Comunicóloga de formação, atua desde 2008 na área de marketing e afins.

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