Afinal, o que é nutrição de leads?

Afinal, o que é nutrição de leads?

Afinal, o que é nutrição de leads?

Muitas pessoas podem acessar o site da sua empresa para obter mais informações sobre os produtos ou serviços comercializados por você. E isso se repete no seu blog, em que os usuários descobrem os motivos de negociar com a sua marca, esclarecem dúvidas, e interagem por meio de comentários e compartilhamentos. No entanto, você sabe o que é a nutrição de leads?

Basicamente, é uma estratégia que tem como base ações diretas com a sua lista de contatos, e o seu principal objetivo é converter seus leads em vendas por meio do envio de informações úteis e constantes por e-mail. A ideia é que ele chegue ao fim do funil de vendas e se torne um cliente qualificado e fidelizado.

Quer entender melhor e saber tudo sobre a nutrição de leads? Então, continue lendo este post!

Quais são os benefícios da nutrição de leads?

Segundo uma pesquisa feita pela Forrester Research, investir em campanhas de nutrição de leads pode aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa por meio de contatos online. O custo de aquisição de novos clientes cai para 33%, ainda de acordo com o estudo.

Por meio dessas informações é possível notar que, além de lucrativa, a nutrição de leads não exige um investimento muito alto. O papel dessa estratégia, na realidade, é a de influenciar os consumidores a avançar para a etapa seguinte do funil de vendas, amadurecendo sua intenção de compra.

E para que o público-alvo ultrapasse as etapas do funil de vendas, é preciso investir no envio de conteúdos adequados, de acordo com cada estágio: aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e avaliação e, por fim, compra. Assim, os e-mails serão enviados de forma segmentada, envolvendo o lead com os assuntos que despertam gradualmente o interesse dele. Para isso, veja também estas 10 dicas para criar um conteúdo de qualidade.

Como nutrir meus leads?

O primeiro passo para que você nutra seus leads é solicitar, por meio de Calls To Action (CTA), que os internautas preencham um formulário com seus principais dados, como e-mail, idade, escolaridade, localidade e interesses. Com essas informações, é possível segmentar e atender a necessidade de cada consumidor.

Depois disso, chegou o momento de investir em uma campanha de e-mail marketing. Com uma periodicidade definida por você, serão enviados artigos, e-books, webinars, entre outros, para o e-mail dos clientes. Lembre-se: é fundamental que os assuntos abordados em cada material despertem o interesse legítimo do consumidor; por isso, evite a compra de listas de e-mail!

Como fazer uma campanha de nutrição de leads?

Para fazer uma campanha de nutrição de leads, o primeiro passo é identificar o conteúdo que sua empresa dispõe e de que forma ele pode ser aproveitado. Em seguida, pense nos e-mails e na forma em que os materiais serão enviados a partir do que você deseja divulgar.

Depois de definir o objetivo da campanha e ter em mente o perfil dos clientes, identifique quais foram os materiais que o visitante do site mais acessou. Feito isso, siga o funil de vendas e envie os materiais de acordo com as necessidades e interesses dos consumidores.

O envio desses materiais deve ser feito em uma periodicidade definida com cuidado. Um exemplo: se o ciclo de vendas do produto ou serviço é de 20 dias, o ideal é programar que a campanha tenha 15 dias de duração. Assim, é possível enviar cinco e-mails no total, um a cada três dias.

No corpo do e-mail, sempre mencione assuntos do e-mail anterior, para demonstrar que o conteúdo é aprofundado a cada mensagem. Feito isso, crie mensagens no sistema que você usa, monte o fluxo de nutrição e identifique a ordem em que elas serão enviadas.

Como devo mensurar os resultados?

Agora que você já entendeu a nutrição de leads, deve saber que a única forma de conferir se uma campanha está dando certo é mensurando os resultados, que devem estar atrelados aos objetivos definidos previamente. Por essas informações, é possível manter ou remodelar a sua estratégia até atingir os resultados esperados.

Esclareceu suas dúvidas sobre o que é nutrição de leads? E para ficar por dentro de mais assuntos como esse, não se esqueça de assinar a nossa newsletter!


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

Comentários: