5 Segmentos de Mercado Que Podem Aumentar e Muito as Vendas com Inbound Marketing

5 Segmentos de Mercado Que Podem Aumentar e Muito as Vendas com Inbound Marketing

5 Segmentos de Mercado Que Podem Aumentar e Muito as Vendas com Inbound Marketing

Você já se fez essa pergunta?

Será que estratégias de marketing digital e inbound marketing podem, de verdade, ajudar a alavancar as vendas da minha empresa?

Você para, reflete, pesquisa um pouco mais na internet, se cadastra em sites que abordam o tema, agenda uma reunião com sua agência de comunicação, lembra que seu concorrente já está colhendo resultados com ações de marketing na internet e mesmo assim não consegue ter certeza absoluta de que vale a pena investir em inbound marketing.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias e ações na internet, que tem como objetivo inicial atrair, voluntariamente, consumidores interessados nos produtos e/ou serviços da sua empresa, mesmo que eles ainda nem estejam pesquisando diretamente sobre seus produtos e/ou serviços.

É o oposto do outbound marketing, o formato tradicional de marketing onde as empresas tentam "empurrar" seus produtos a todo custo para os seus clientes, seja com propagandas na TV no intervalo do jornal, anúncios em revistas ou uma propaganda no Youtube bem no meio do mais novo vídeo do Porta dos Fundos.

Porque Investir em Inbound Marketing

Porque Investir em Inbound Marketing

Pesquisas comprovam que 93% dos processos de compra começam com uma busca online.

O seu cliente pesquisa bastante sobre o seu produto ou serviço antes de entrar em contato com a sua empresa. Antes de identificar que precisa do seu produto ou serviço, ele pesquisa como solucionar uma necessidade real. Por exemplo, um internauta que esteja querendo comprar um determinado modelo de carro, pode ter começado suas pesquisas na internet tentando identificar as vantagens e desvantagens de ter um carro ou uma motocicleta e não pesquisando um modelo específico.

Nesta hora estratégias de inbound marketing e marketing digital fazem a diferença para o seu negócio, pois garantem que o seu cliente encontre a sua empresa com mais facilidade e com muito mais antecedência na internet.

5 Segmentos de Mercado que Deveriam Investir Hoje em Inbound Marketing

Mesmo sabendo que todos (ou quase todos) os segmentos de mercado podem obter excelentes resultados com investimentos em estratégias de marketing digital, existem segmentos que deveriam começar a montar estratégia e realizar ações na internet imediatamente.

Se a sua empresa atua em um dos segmentos abaixo e ainda não investe em marketing digital, leia o texto até o final.

Concessionárias de Veículos Novos e Seminovos

A quantidade de modelos disponíveis no mercado para todos os bolsos e gostos, transforma a escolha de um automóvel em uma verdadeira aventura. Pesquisas do Google Brasil comprovam que em média 85% das pessoas que pretendem comprar um carro iniciam o processo de compra sem saber qual o modelo querem. 79% dos consumidores que utilizam sites de busca, declaram: “É o primeiro lugar que eu vou para pesquisar”. Se a sua concessionária ou revenda não estiver bem posicionada no Google para as principais palavras-chave relacionadas a compra de carro, como é que o seu cliente vai comprar carro com você?

Agências de Viagens e Turismo

O mercado de viagens e turismo tem um grande potencial para gerar ótimos resultados com estratégias de inbound marketing.

O segmento se beneficia de estratégias de atração, que podem envolver textos esclarecendo dúvidas sobre como emitir passaportes, como planejar melhor uma viagem e qual a melhor época para viajar para um determinado destino, por exemplo. Uma estratégia de landing pages com pacotes promocionais para destinos turísticos também é muito interessante para converter visitantes em leads.

Importante destacar que por ser uma área de atuação bastante concorrida, investir em links patrocinados no Google pode ser um desafio e tanto, já que com a alta concorrência nas palavras-chaves principais, os anúncios tendem a ter um custo médio por clique mais alto, caso a empresa tenha interesse em anunciar para os principais termos relacionados ao setor.

Instituições de Ensino (universidades, escolas, cursos)

Para instituições de ensino, ações focadas na fase de relacionamento podem ser um diferencial e tanto na decisão de compra do futuro aluno. Digamos que um estudante interessado em fazer determinado curso se cadastrou em algumas landing pages de escolas distintas. Digamos que a sua IE tenha uma estratégia de newsletter enviada com uma frequência adequada, com conteúdo interessante sobre coletânea de ações que sua instituição realizou, dados sobre os cursos, novidades sobre o segmento de atuação de sua IE, entre outros assuntos, sempre personalizados para os destinatários. Essa newsletter ajudaria o aluno a decidir mais rápido qual instituição escolher?

Hospitais, Clínicas de Saúde e Laboratórios de Exames

Quantas vezes você já pesquisou na internet sobre determinada patologia/sintoma ou sobre uma informação que constava no seu exame de sangue? Quantas outras pessoas você imagina que façam o mesmo na internet?

Os consumidores estão cada vez mais utilizando os mecanismos de busca, principalmente o Google, para encontrar informações relacionadas à saúde, não apenas para marcar exames ou consultas, mas também para entender melhor. Informações sobre as melhores formas de alimentação, como evitar determinadas doenças, sintomas, prevenção, dentre várias outras são bastante pesquisadas na internet.

Analisar os interesses do seu público-alvo e montar uma estratégia de marketing de conteúdo consistente pode ser vital para aumentar a atração de novos pacientes.

Empresas B2B

Para empresas que vendem seus produtos e serviços para outras empresas sempre existe uma dúvida sobre os resultados reais que o marketing digital pode trazer. Nesses casos, é importante lembrar que empresas não compram nada de outras empresas, pessoas é que fazem isso.

Empresas B2B podem se beneficiar de estratégias em todas as fases do inbound marketing. Marketing de conteúdo para atração de novos visitantes ao site. Landing pages com lançamento de produtos e promoções para converter visitantes em leads. Newsletter periódica e publicações em redes sociais para relacionamento com leads e clientes já cadastrados na base. Lead scoring para identificar os leads mais qualificados antes de encaminhá-los para a equipe de vendas.

Conclusão

Além dos 5 segmentos citados, temos vários outros setores que podem se beneficiar de estratégias de marketing digital e inbound marketing: empresas de tecnologia, varejistas diversos (lojas de roupa, calçados, acessórios, fitness, etc.), bares e restaurantes, empresas de serviços financeiros, startups, hotéis e pousadas, locadoras de veículo e muitos outros.

Inbound marketing é fundamenta para todo tipo de empresa que queira aumentar suas vendas e resultados.

O que vai diferenciar se a sua empresa terá sucesso ou não com marketing digital é a forma como você planejará as estratégias, executará as ações e acompanhará os resultados.


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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