Redes sociais: o que são e para que servem?

Redes sociais: o que são e para que servem?

Redes sociais: o que são e para que servem?

Facebook, Instagram, Twitter... Quem não conhece ou já ouviu falar em pelo menos uma dessas redes sociais? Muito difícil imaginar que alguém desconheça totalmente os vícios tecnológicos desta geração.

Podemos dizer que as redes sociais deixaram de ser apenas uma ferramenta de interação, busca de relacionamento e conversação e passou a exercer uma função social importante. Na sua origem, elas eram pensadas como forma de entretenimento e promoviam um contato maior entre as pessoas para amenizar as distâncias geográficas. Claro que esta interação não deixou de existir, mas elas [redes sociais] também são usadas hoje com mais seriedade. A busca de empregos, por exemplo, é uma nova função atribuída às redes.

Seja com objetivo profissional, apenas para o lazer ou relacionamentos, as redes sociais tornaram-se aliadas das pessoas a partir do momento que permitem uma maior conexão entre elas. O uso destas tecnologias, simples de serem administradas, traz muita comodidade aos usuários.

Conheça as principais funções de algumas redes sociais

Facebook: Segundo dados da Wikipedia, o facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004 e atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos; considerado a maior rede social em todo o mundo. Em média, 316.455 pessoas se cadastram, por dia. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site. Após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil.

YouTube: De acordo com a Wikipedia, o Youtube foi criado em fevereiro de 2005. É um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos. Foi fundado por três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos. É o mais popular site do gênero, com mais de 50% do mercado em 2006.

Qzone: Dados do site Scriptbrasil afirmam que o Qzone foi lançado em 2005. Este apresentou um grande potencial de crescimento dentro do mercado de redes sociais do mundo todo, com funcionalidades realmente interessantes. Com o QZone os usuários conseguem escrever blogs, criar diários, enviar fotos e escutar músicas, além de compartilhá-las com seus amigos.

Twitter: O site Wikipedia afirma que o twitter foi criado em Março de 2006. Esta rede social permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets”). As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las.

Linkedin: Segundo o site Oficina da Net, o Linkedin foi fundado em 2002 e seu lançamento ocorreu no ano posterior, na Califórnia. Seu principal objetivo é reunir profissionais de diversas áreas de atuação e permitir a interação entre eles.

Pinterest: De acordo com informações do blog Natanael Oliveira, esta rede social foi lançada em março de 2010. Desenvolvida por Raul Siciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann, o Pinterest é um tipo de painel, com layout simples e tem a função de compartilhar fotos e vídeos. Em janeiro de 2012, a comScore, empresa de pesquisa na área de marketing, informou que o site obteve um total de 11,7 milhões de usuários únicos, tornando-se o mais rápido site da história a quebrar a marca de mais de 10 milhões de visitas únicas


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

Redatora na Sigu

Comentários: