Como Melhorar o Alcance Orgânico da sua Página no Facebook [INFOGRÁFICO]

Como Melhorar o Alcance Orgânico da sua Página no Facebook [INFOGRÁFICO]

Como Melhorar o Alcance Orgânico da sua Página no Facebook [INFOGRÁFICO]

O Facebook vem reduzindo o volume de pessoas atingidas pelas publicações da sua fanpage e vem fazendo isso há bastante tempo. Quem utiliza a plataforma como um canal de marketing digital continua sofrendo com esses ajustes.

Uma das razões pela qual o Facebook vem reduzindo o alcance orgânico das fanpages é estimular que os empresários invistam mais em anúncios e desta forma contribuam para o aumento do faturamento do nosso grande amigo Mark Zuckerberg.

Recentemente, tive a oportunidade de acessar um excelente infográfico abordando o tema. O material foi desenvolvido pelo pessoal da Quicksprout, uma das muitas empresas do especialista em marketing digital, Neil Patel.

Qual a Sua Desculpa para Não Ler Este Infográfico?

O infográfico original foi criado em inglês e pensando em ajudar empresários e outras pessoas na internet que não dominam completamente a língua do Sr. Obama, resolvemos traduzir o documento e disponibilizá-lo aqui no Blog do Pinguim. Isso mesmo, traduzimos este super-mega-blaster infográfico para a língua portuguesa e para você.

Agora não tem mais desculpas. Vamos nessa.

Para acessar o infográfico agora, clique aqui.

Você Não Está Sozinho

De acordo com a Ogilvy, o alcance orgânico do Facebook caiu mais de 49% desde Outubro de 2013. Atualmente, o percentual de fãs de uma página que recebem o conteúdo de forma gratuita está na casa dos 6%, ou seja, se a sua fanpage tem 1.000 fãs é provável que o seu conteúdo esteja sendo exibido no mural de aproximadamente 60 pessoas.

Para acessar o infográfico agora, clique aqui.

Porque o Alcance Orgânico Está em Declínio?

Existem algumas teorias sobre o que levou o Facebook a reduzir o alcance orgânico das fanpages.

O motivo mais divulgado pela própria rede social é de que o mural de notícias dos usuários não pode ficar lotado de conteúdo comercial. As pessoas estão no Facebook, principalmente, para interagir com seus amigos e familiares e não com empresas.

Uma outra razão, que pra mim faz muito mais sentido que a superlotação dos murais, é que o Facebook precisa ganhar dinheiro. Quanto mais pessoas forem atingidas pelas publicações gratuitas, menos as empresas anunciarão nos links patrocinados do FB e menos dinheiro eles arrecadarão.

O palestrante Jay Baer identificou que o alcance orgânico das páginas no Facebook vem caindo a medida que o valor das ações da empresa se elevam.

Para acessar o infográfico agora, clique aqui.

Como o Facebook Calcula o Que Aparece no seu Mural?

Assim como os algoritmos de pesquisa do Google, ninguém sabe exatamente qual a fórmula usada pelo Facebook para definir o que vai aparecer ou não no seu mural de notícias.

De acordo com Lars Backstrom, engenheiro do Facebook, existem aproximadamente 100.000 varíaveis que são avaliadas para definir o que vai aparecer no mural de cada usuário da rede social. Alguns destes elementos são de conhecimento público.

1) O Facebook avalia os tipos de publicações preferidas de cada usuário. Se você sempre curte vídeos, mas raramente interage com fotos, é bem provável que o seu mural exiba mais vídeos do que fotos.

2) Toda publicação que você reporta ou marca como spam é utilizada como uma das variáveis do algoritmo.

3) A forma que você interage com anúncios patrocinados influencia no conteúdo que será exibido no seu feed de notícias.

4) A velocidade da sua internet e o dispositivo que você está utilizando (celular, tablet, notebook, etc.) também impactam no que será exibido pelo Facebook para você.

Além disso, três pilares do EdgeRank continuam a fazer parte do algoritmo atual:

1) Afinidade: Quanto mais uma pessoa interage com uma fanpage, mais ela verá conteúdo daquela página no seu mural.

2) Peso: O Facebook prioriza publicações em formato de fotos e vídeos.

3) Decaimento: Quanto mais tempo uma publicação tiver em circulação na rede, menor é a probalidade dela ser exibida para você.

Para acessar o infográfico agora, clique aqui.

Como o Comportamento do Usuário Influencia?

Além das informações anteriores, sabemos que quanto mais pessoas interagem positivamente com determinada publicação, maior é a chance dela ser propagada para mais pessoas.

Por outro lado, quanto maior o número de usuários apresentando feedback negativo em uma publicação, menos ela será exibida na rede.

Para acessar o infográfico agora, clique aqui.

Preocupe-se Com o Que Realmente Importa

Por incrível que pareça, você não precisa se preocupar tanto com o alcance orgânico da sua fanpage. Existem métricas muito mais importantes para avaliar o desempenho da sua página no Facebook.

De acordo com Jon Loomer, especialista em Facebook, os indicadores que você deveria se preocupar no Facebook são: o volume de tráfego que a sua fanpage gera para o seu site e a quantidade de vendas que o Facebook ajudou sua empresa a realizar.

Para acessar o infográfico agora, clique aqui.

Aumente Organicamente o Seu Alcance

Use estratégias das Maiores Empresas do Mundo

De acordo com um estudo realizado pela PR Journal em 2014, as 3 melhores estratégias no Facebook são as seguintes:

1) Mostre ao seu público o que se passa nos bastidores da sua empresa.

2) Esteja sempre disponível para auxiliar clientes e fãs que desejam acessar e interagir com a sua empresa.

3) Tenha uma atitude positiva para tornar a experiência do cliente divertida e agradável.

Não Poste em Horários de Pico

Toda fanpage possui horários de pico de acesso, onde as pessoas interagem mais com o conteúdo publicado. Jon Loomer fez uma avaliação de publicações em horários de pouco conteúdo na rede e identificou que em alguns casos os resultados foram melhores do que nos horários de pico.

Compartilhe Fotos dos Bastidores da sua Empresa

Pessoas reais preferem histórias reais.

Um dos estudos de caso do infográfico identificou que 5 fotos originais da equipe de uma determinada empresa, durante uma viagem à África do Sul, obtiveram os melhores resultados no Facebook durante 2 semanas seguidas.

Envolva Seu Público com Perguntas

Não tente vender ou promover os seus produtos ou serviços no Facebook. Seu único objetivo deve ser ouvir o público.

Compartilhe Imagens Auto-Explicativas

Disponibilizar informações valiosas de forma clara é uma grande maneira de divulgá-las.

Pictogramas e Infográficos (como este) são grandes exemplos de imagens auto-explicativas.

Infográfico Completo

Abaixo apresentamos o infográfico completo em português. Se quiser conferir o infográfico original, em inglês, clique aqui.

Infográfico Facebook Alcance Orgânico

Agradecimentos especiais a nossa Pinguim Vanessa Orge.


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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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