Entenda Porque sua Empresa Precisa de um Site que Funcione Perfeitamente em Dispositivos Móveis

Entenda Porque sua Empresa Precisa de um Site que Funcione Perfeitamente em Dispositivos Móveis

Entenda Porque sua Empresa Precisa de um Site que Funcione Perfeitamente em Dispositivos Móveis

No dia 21 de Abril de 2015, o Google alterou, significativamente, o critério de indexação de páginas da busca orgânica para exibição de resultados em dispositivos móveis. Esta atualização ficou conhecida internacionalmente como: Mobilegeddon, em uma clara referência aos "transtornos" que a mudança traria para sites que ainda não estavam preparados para funcionar bem em smartphones e tablets.

Com o lançamento do Mobilegeddon, o algoritmo do Google passou a priorizar sites e páginas que funcionam perfeitamente em dispositivos móveis nas buscas realizadas através destes equipamentos. Os resultados passaram, inclusive, a exibir uma etiqueta, informando se o aquela página é adaptada ou não para smartphones e tablets.

Mobilegeddon Exemplo de Resultado da Pesquisa

Porque o Google Mudou?

O Google alterou o seu algoritmo de buscas porque o mundo está cada vez mais mobile.

Pesquisas internacionais comprovam que o volume de acessos a sites através de smartphones e tablets, já ultrapassou a quantidade de acessos através de notebooks e computadores pessoais.

No Brasil, um estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou que 42,5 milhões de brasileiros acessam a internet usando dispositivos móveis e de acordo com os números, 82% dos brasileiros têm um aparelho celular. São 137 milhões de brasileiros que têm um celular.

Com base nessas informações, o Google teve a certeza de que era hora de valorizar a experiência do usuário em equipamentos com telas menores. E segundo seus próprios materiais de divulgação, o objetivo desta atualização é: "Fazer com que o site tenha uma aparência incrível em dispositivos móveis".

Mobilegeddon Exemplo de Resultado da Pesquisa

E Porque o Meu Site Também Precisa Mudar?

Imagine uma pessoa navegando em seu site utilizando um smartphone ou tablet. Ela consegue ler as informações com facilidade? Consegue encontrar exatamente o que ela está procurando sobre a sua empresa? Ou a navegação no seu site é muito complicada em dispositivos móveis?

Um site desenvolvido para computadores e notebooks pode ter sua navegação extremamente comprometida em dispositivos móveis. Uma versão não compatível com telas menores exige que o visitante faça malabarismos no equipamento para aumentar e reduzir o zoom da tela para ler textos, clicar em botões muito pequenos ou muito próximos uns dos outros, etc. Toda essa complexidade pode frustrar o usuário e é provável que ele abandone o seu site. Por outro lado, se o seu site é compatível com smartphones e tablets fica muito mais fácil para o usuário ler as informações e navegar entre as telas.

Nos Estados Unidos, 94% das pessoas com smartphones procuram informações locais nos seus telefones. Curiosamente, 77% das pesquisas em dispositivos móveis ocorrem em casa ou no trabalho, lugares onde provavelmente há computadores.

Os dispositivos móveis são fundamentais para seu negócio e a tendência é que sejam cada vez mais, não importa o tamanho da sua empresa. Garanta que seus visitantes tenham uma boa experiência quando acessarem o seu site através dos dispositivos móveis.

Mobilegeddon Exemplo de Resultado da Pesquisa

Como Descubro Se Meu Site É Mobile-Friendly?

É muito fácil identificar se um site está adequado ou não às normas do Google após implantação do Mobilegeddon.

O próprio Google lançou uma ferramenta que analisa o seu site e informa se está tudo ok ou se o seu site precisa passar por modificações para apresentar uma boa experiência para os usuários de dispositivos móveis.

Para acessar a ferramenta de Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google, basta acessar a URL abaixo:

https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

Após acessar a ferramenta, basta informar a URL do seu site e clicar em "Analisar". Após a verificação, será exibido um relatório na tela com diversas informações sobre o funcionamento das páginas em tablets e smartphones.

Já Fiz o Teste e os Resultados Não Foram Bons

Se os resultados da ferramenta de Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google não forem animadores, sugiro que você realize as atualizações solicitadas no seu site, mas se você quiser aproveitar essa oportunidade para redesenhar o site da sua empresa ou criar uma versão nova apenas para dispositivos móveis, existem as seguintes opções:

1) Desenvolver um Site Mobile

É possível desenvolver uma versão mobile para o site da sua empresa, voltada especificamente para celulares e tablets. Geralmente estes modelos são uma segunda versão do site para computadores pessoais e notebooks.

Vantagens

  • Pode ser personalizado para usuários móveis;
  • Deve ser a versão mais amigável do seu site para celulares, tablets e afins.

Desvantagens

  • Pode exigir bastante manutenção;
  • Pode gerar custos mais elevados para atualizar o conteúdo por se tratar de um outro site;
  • Existe o risco de precisar ser totalmente reformulado para atender a novos dispositivos.

2) Desenvolver um Site Responsivo

De forma simplificada, sites responsivos são sites desenvolvidos para se adaptarem a diferentes tamanhos de tela. Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que está sendo exibido. Então, se o usuário está em um equipamento com tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as informações mais importantes em primeiro lugar.

Vantagens

  • Um site flexível e que funciona em todos os dispositivos, adaptando-se ao tamanho da tela;
  • Esta é a configuração recomendada pelo Google;
  • Pode ser o melhor custo-benefício, uma vez que a maioria desses sites não irá precisar de muita manutenção em caso de lançamento de novos dispositivos.

Desvantagens

  • Custo inicial mais elevado;

Mobilegeddon Exemplo de Resultado da Pesquisa

Conclusão

Agora não tem mais volta, o Google bateu o martelo e definiu como prioridade máxima a experiência do usuário, independente do dispositivo que ele esteja utilizando.

Por conta disso, é importante que a sua empresa garanta que os visitantes do seu site tenham sempre a melhor navegação possível, preocupando-se com a leiturabilidade dos textos, facilidade de utilização dos botões, posicionamento e disposição de menus e outros detalhes.

Se você tiver qualquer dúvida sobre este assunto, estamos a disposição para lhe ajudar. Basta deixar um comentário logo abaixo ou entrar em contato.


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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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