Anúncios no Google - Saiba Como Fazer sua Empresa Lucrar Mais com o Google Adwords

Anúncios no Google - Saiba Como Fazer sua Empresa Lucrar Mais com o Google Adwords

Anúncios no Google - Saiba Como Fazer sua Empresa Lucrar Mais com o Google Adwords

Atualmente, mais de 120 milhões de consumidores brasileiros tem (ou já tiveram) acesso à internet e por este motivo se tornou fundamental entender que a propaganda se expandiu de forma irreversível para a mídia online (Google, Facebook, Youtube, grandes portais, etc.). Em períodos mais turbulentos na economia brasileira e mundialse torna cada vez mais forte a ideia de que "a propaganda é a alma do negócio".

Na tentativa de lhe orientar e esclarecer as suas dúvidas a respeito dos modelos de links patrocinados do Google Adwords é que preparamos esse artigo. Temos certeza que para obter bons resultados com propaganda na internet não basta apenas investir em anúncios no Google, Facebook ou outro site da internet, é necessário planejamento adequado e análise constante dos resultados, afinal cada Real investido deve gerar sempre o maior retorno possível para sua empresa.

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O que é Google Adwords?

Chamamos de Google Adwords todas as propagandas veiculadas na busca do Google (Rede de Pesquisa), sites parceiros do Google (Rede Display) e no Youtube (Youtube Ads), que podem ser relacionadas à divulgação de produtos e/ou serviços de empresas, ongs ou pessoas físicas.

O termo link patrocinado também é amplamente utilizado pois cada um desses espaços para anúncios, normalmente, redireciona o visitante que clica no anúncio para um link específico. Estes anúncios podem enviar o visitante para o site da sua empresa ou para uma landing page de um produto ou serviço específico que tem muito mais probabilidade de satisfazer a necessidade do alvo e de gerar uma oportunidade de venda.

Como Funciona o Google Adwords?

O Google Adwords funciona de uma forma bastante simples, imagine que os espaços publicitários do Google, Youtube e de toda a rede de parceiros estão sendo leiloados na internet. Através de algoritmos complexos de segmentação de público-alvo é possível se habilitar para participar destes leilões e divulgar propagandas da sua empresa no Google Adwords.

Para que seus anúncios sejam exibidos, algumas informações importantes são avaliadas pelo Google para exibição das propagandas: palavras-chave, segmentação demográfica, índice de qualidade dos anúncios, custo máximo por clique, relevância e desempenho dos anúncios, etc.

Quais São os Tipos de Anúncios do Google?

Em termos gerais temos 3 tipos de links patrocinados no Google: anúncios gráficos, anúncios de texto e anúncios em vídeo.

Anúncios de Texto - Rede de Pesquisa

Anúncios de texto são as propagandas que vemos diretamente na busca do Google quando efetuamos qualquer pesquisa na ferramenta. Com certeza você já se deparou com eles ao utilizar o Google. Estas propagandas são exibidas logo acima dos primeiros resultados orgânicos e na lateral direita da busca.

Google Adwords Rede de Pesquisa

Anúncios Gráficos - Rede Display

Anúncios gráficos são exibidos em espaços previamente selecionados em sites parceiros e outras ferramentas proprietárias do Google (Youtube, Gmail, Google Maps, etc.). Existem diversos tamanhos e formatos para esse tipo de anúncio e podem ser utilizados banners estáticos ou animados.

Com custos relativamente baixos é possível exibir propagandas em grandes portais locais ou nacionais através da Rede Display do Google.

Google Adwords Rede Display

Anúncios de Vídeo - Youtube Ads

Os anúncios de vídeo são exibidos no Youtube, normalmente antes de iniciar a exibição de um vídeo ou durante vídeos mais longos, como se fossem comerciais de televisão.

Google Adwords Youtube Ads

Como eu Pago pelos Links Patrocinados?

No Google, os anúncios gráficos ou de texto podem ser cobrados por cliques (CPC, custo por clique) ou por quantidade de impressões (CPM, custo por mil visualizações). Os anúncios de vídeo são cobrados por visualização (CPV, custo por visualização).

Porque eu Devo Investir em Google Adwords?

01) Seu Cliente Está no Google

Em primeiro lugar, você deve investir em Google Adwords porque os seus clientes estão pesquisando sobre o seu produto ou serviço no Google e provavelmente o seu principal concorrente já esteja exibindo propagandas como resultado destas buscas.

02) Apareça Apenas para Quem Realmente Interessa

Ao anunciar no Google você pode definir exatamente para quais alvos você gostaria que o seus anúncios fossem exibidos. Essa segmentação pode ser feita por palavras-chave, interesses, sites específicos, canais específicos do Youtube, por cidades, estados, países, etc. É possível escolher até em quais horários os seus anúncios deverão ser exibidos.

03) Invista Quanto Você Quiser

Em terceiro lugar, o Google Adwords permite que você invista quanto você quiser em propaganda (a partir de R$ 40,00), qual outra mídia permite você fazer investimentos em propaganda com tão pouco dinheiro?

04) Mensure os Resultados

Com o Google Adwords você consegue avaliar exatamente quais os seus resultados em relação ao investimento realizado. Se você possui uma loja virtual, por exemplo, é possível monitorar exatamente quantas vendas foram realizadas a partir de anúncios do Google Adwords.

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Por enquanto é isso. Espero ter esclarecido as suas principais dúvidas sobre o Google Adwords com esse texto.

Em breve dissecaremos cada um dos principais detalhes relacionados aos links patrocinados na maior ferramenta de pesquisa do mundo.

Fique ligado!


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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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