Com o recente aumento do IPI para carros, a queda na venda de veículos no início de 2015 em comparação ao final de 2014 e a atual situação econômica do país exigem, cada vez mais, que lojas especializadas na venda de automóveis novos e usados adotem uma estratégia de marketing agressiva, com um investimento cada vez menor para aquisição de novos clientes.
Em momentos como esse, as empresas tendem a avaliar melhor os investimentos feitos em marketing e é aí que a internet surge como uma importante aliada para esse segmento do mercado. A maioria das empresas considera o investimento em estratégias online mais barato que o investimento em estratégias em mídias tradicionais, como rádio e televisão.
É com base na afirmação acima que separamos 10 ARGUMENTOS IMBATÍVEIS para que você, proprietário, diretor ou gerente de uma concessionária de automóveis, entenda, DE UMA VEZ POR TODAS, que a internet é um veículo que deve ser utilizado frequentemente na sua estratégia de marketing e não apenas nos momentos em que o mercado passa por dificuldades.
Todos os argumentos que apresento abaixo foram obtidos através de pesquisas realizadas diretamente pelo Google Brasil.

1. Mais de 120 milhões de brasileiros conectados a internet
Mais de 60% da população brasileira tem (ou já teve) acesso à internet através de um computador, tablet ou smartphone. A sua concessionária PRECISA estar presente na internet e manter contato com este universo gigante de consumidores.
2. 93% dos compradores conectados usam meios digitais na busca de informações sobre o mercado de auto
Já parou pra imaginar o que significa quase a totalidade de um segmento de mercado buscando informações sobre determinado produto através de uma plataforma de comunicação? Pois é, no mercado de automóveis é isso o que acontece. Quase todos os consumidores de carros pesquisam na internet sobre o que eles querem comprar, seja um veículo novo, seminovo, consórcio, financiamento, etc.
3. 77% utilizam sites de busca nessa pesquisa
Sergey Brin, um dos fundadores do Google, nos ensinou "Obtenha sucesso com a simplicidade.", por que insistir em complicar o seu processo de geração de leads? 77% dos compradores conectados à internet utilizam sites de busca. Já pensou em divulgar a sua concessionária no Google e atingir exatamente as pessoas que estão pesquisando sobre o seu produto?

4. 69% assistem vídeos para conhecer marcas, descobrir mais sobre os modelos e ver avaliações
Utilizar vídeos para apresentação de um novo modelo ou com dicas sobre determinado veículo é uma excelente forma de atrair a atenção do seu público-alvo. A linguagem audiovisual é mais fácil e atraente, além de ser um formato de conteúdo priorizado na busca do Google (vídeos publicados no Youtube). E se tudo isso não bastasse, o Youtube é o segundo maior mecanismo de busca da internet mundial, ficando atrás apenas do próprio Google.
5. 63% tentam contactar a concessionária através de meios online para tirar dúvidas e obter cotações
Cartas, fax e telefonemas são coisas do passado. Hoje em dias as pessoas querem se comunicar o mais rápido possível da forma mais simples possível. É tempo de permitir que o seu cliente entre em contato com a sua empresa através do Facebook e outras redes sociais, WhatsApp, chat online no seu site e outras formas de comunicação digital. Nos dias de hoje a sua empresa não pode se dar ao luxo de perder um cliente porque ele não tem condições de utilizar meios de comunicação tradicionais para entrar em contato.
6. 22% agendam o Test Drive online
Dá mesma forma que a maioria dos internautas preferem entrar em contato com concessionárias de veículos através da internet, uma parcela considerável desse público agenda Test Drive online. O seu site ainda não possui uma área para agendamento online de Test Drive? E a sua fanpage já possui uma aba com formulário para marcação? Avalie quantas oportunidades de negócios você poderá gerar com essa simples funcionalidade.

7. 70% gostariam de ser contactados pelas concessionárias por e-mail
O e-mail é a principal forma de contato direto entre uma empresa e os seus clientes na internet. Nas redes sociais a sua comunicação fica refém da plataforma que você está utilizando, seja ela Facebook, Twitter, Linkedin ou Pinterest. A comunicação por e-mail é rápida e atinge diretamente o seu público-alvo, sem depender de intermediários.
8. 86% dos usuários interessados em peças, manutenção e serviços automotivos que usam a internet fazem buscas procurando estabelecimentos de pós-venda
Se você pensava que os consumidores estão na grande rede procurando apenas veículos novos e seminovos, acredite, eles querem muito mais. Serviços, acessórios e peças despertam o interesse de 86% dos usuários que pesquisam sobre automóveis.
9. 46% tem alguma idéia da marca ou estabelecimento do serviço
54% dos internautas não tem uma ideia de marca ou estabelecimento para o serviço que ele está procurando. Ou seja, eles pesquisam e escolhem as marcas que melhor se comunicam com eles no momento da busca. Esta é uma oportunidade de ouro para posicionar a sua marca entre as primeira nas buscas do Google, seja com estratégias de SEO ou SEM.
10. 40% dos que recorrem à manutenção e outros serviços assistem vídeos online como fonte de informação
A comunicação na internet já engloba a utilização massiva de vídeos online há algum tempo. Não basta apenas ter informações em formato de texto e imagens sobre os seus produtos e serviços, é fundamental apresentar conteúdos multimídia para o seu público-alvo. Vídeos com dicas, podcasts, webinários. Os seus consumidores amam informação audiovisual, garanta que a sua empresa ofereça este recurso e mantenha os seus clientes satisfeitos na internet.
---
Pronto! Agora você entendeu porque a sua concessionária deve utilizar estratégias de marketing digital para alavancar vendas em momentos mais complicados como o que estamos vivenciando atualmente. Reuna a sua equipe, avaliem as necessidades do seu negócio, identifique oportunidades na internet e mãos a obra.
Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com tráfego pago?
Solicite uma Proposta