10 Argumentos Imbatíveis que Justificam o Investimento de Concessionárias de Veículos em Marketing Digital

10 Argumentos Imbatíveis que Justificam o Investimento de Concessionárias de Veículos em Marketing Digital

10 Argumentos Imbatíveis que Justificam o Investimento de Concessionárias de Veículos em Marketing Digital

Com o recente aumento do IPI para carros, a queda na venda de veículos no início de 2015 em comparação ao final de 2014 e a atual situação econômica do país exigem, cada vez mais, que lojas especializadas na venda de automóveis novos e usados adotem uma estratégia de marketing agressiva, com um investimento cada vez menor para aquisição de novos clientes.

Em momentos como esse, as empresas tendem a avaliar melhor os investimentos feitos em marketing e é aí que a internet surge como uma importante aliada para esse segmento do mercado. A maioria das empresas considera o investimento em estratégias online mais barato que o investimento em estratégias em mídias tradicionais, como rádio e televisão.

É com base na afirmação acima que separamos 10 ARGUMENTOS IMBATÍVEIS para que você, proprietário, diretor ou gerente de uma concessionária de automóveis, entenda, DE UMA VEZ POR TODAS, que a internet é um veículo que deve ser utilizado frequentemente na sua estratégia de marketing e não apenas nos momentos em que o mercado passa por dificuldades.

Todos os argumentos que apresento abaixo foram obtidos através de pesquisas realizadas diretamente pelo Google Brasil.

120 milhões de Brasileiros Conectados

1. Mais de 120 milhões de brasileiros conectados a internet

Mais de 60% da população brasileira tem (ou já teve) acesso à internet através de um computador, tablet ou smartphone. A sua concessionária PRECISA estar presente na internet e manter contato com este universo gigante de consumidores.

2. 93% dos compradores conectados usam meios digitais na busca de informações sobre o mercado de auto

Já parou pra imaginar o que significa quase a totalidade de um segmento de mercado buscando informações sobre determinado produto através de uma plataforma de comunicação? Pois é, no mercado de automóveis é isso o que acontece. Quase todos os consumidores de carros pesquisam na internet sobre o que eles querem comprar, seja um veículo novo, seminovo, consórcio, financiamento, etc.

3. 77% utilizam sites de busca nessa pesquisa

Sergey Brin, um dos fundadores do Google, nos ensinou "Obtenha sucesso com a simplicidade.", por que insistir em complicar o seu processo de geração de leads? 77% dos compradores conectados à internet utilizam sites de busca. Já pensou em divulgar a sua concessionária no Google e atingir exatamente as pessoas que estão pesquisando sobre o seu produto?

69% assistem vídeos para conhecer marcas, descobrir mais sobre os modelos e ver avaliações

4. 69% assistem vídeos para conhecer marcas, descobrir mais sobre os modelos e ver avaliações

Utilizar vídeos para apresentação de um novo modelo ou com dicas sobre determinado veículo é uma excelente forma de atrair a atenção do seu público-alvo. A linguagem audiovisual é mais fácil e atraente, além de ser um formato de conteúdo priorizado na busca do Google (vídeos publicados no Youtube). E se tudo isso não bastasse, o Youtube é o segundo maior mecanismo de busca da internet mundial, ficando atrás apenas do próprio Google.

5. 63% tentam contactar a concessionária através de meios online para tirar dúvidas e obter cotações

Cartas, fax e telefonemas são coisas do passado. Hoje em dias as pessoas querem se comunicar o mais rápido possível da forma mais simples possível. É tempo de permitir que o seu cliente entre em contato com a sua empresa através do Facebook e outras redes sociais, WhatsApp, chat online no seu site e outras formas de comunicação digital. Nos dias de hoje a sua empresa não pode se dar ao luxo de perder um cliente porque ele não tem condições de utilizar meios de comunicação tradicionais para entrar em contato.

6. 22% agendam o Test Drive online

Dá mesma forma que a maioria dos internautas preferem entrar em contato com concessionárias de veículos através da internet, uma parcela considerável desse público agenda Test Drive online. O seu site ainda não possui uma área para agendamento online de Test Drive? E a sua fanpage já possui uma aba com formulário para marcação? Avalie quantas oportunidades de negócios você poderá gerar com essa simples funcionalidade.

70% gostariam de ser contactados pelas concessionárias por e-mail

7. 70% gostariam de ser contactados pelas concessionárias por e-mail

O e-mail é a principal forma de contato direto entre uma empresa e os seus clientes na internet. Nas redes sociais a sua comunicação fica refém da plataforma que você está utilizando, seja ela Facebook, Twitter, Linkedin ou Pinterest. A comunicação por e-mail é rápida e atinge diretamente o seu público-alvo, sem depender de intermediários.

8. 86% dos usuários interessados em peças, manutenção e serviços automotivos que usam a internet fazem buscas procurando estabelecimentos de pós-venda

Se você pensava que os consumidores estão na grande rede procurando apenas veículos novos e seminovos, acredite, eles querem muito mais. Serviços, acessórios e peças despertam o interesse de 86% dos usuários que pesquisam sobre automóveis.

9. 46% tem alguma idéia da marca ou estabelecimento do serviço

54% dos internautas não tem uma ideia de marca ou estabelecimento para o serviço que ele está procurando. Ou seja, eles pesquisam e escolhem as marcas que melhor se comunicam com eles no momento da busca. Esta é uma oportunidade de ouro para posicionar a sua marca entre as primeira nas buscas do Google, seja com estratégias de SEO ou SEM.

10. 40% dos que recorrem à manutenção e outros serviços assistem vídeos online como fonte de informação

A comunicação na internet já engloba a utilização massiva de vídeos online há algum tempo. Não basta apenas ter informações em formato de texto e imagens sobre os seus produtos e serviços, é fundamental apresentar conteúdos multimídia para o seu público-alvo. Vídeos com dicas, podcasts, webinários. Os seus consumidores amam informação audiovisual, garanta que a sua empresa ofereça este recurso e mantenha os seus clientes satisfeitos na internet.

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Pronto! Agora você entendeu porque a sua concessionária deve utilizar estratégias de marketing digital para alavancar vendas em momentos mais complicados como o que estamos vivenciando atualmente. Reuna a sua equipe, avaliem as necessidades do seu negócio, identifique oportunidades na internet e mãos a obra.


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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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