Entenda Porque Você Deve Realizar Ações de Marketing Digital no Dia das Mães

Entenda Porque Você Deve Realizar Ações de Marketing Digital no Dia das Mães

Entenda Porque Você Deve Realizar Ações de Marketing Digital no Dia das Mães

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio nacional e uma excelente oportunidade para pequenas e médias empresas (PME) realizarem campanhas promocionais para um público segmentado ou reforçarem a imagem da sua marca através de ações bem planejadas utilizando a internet como plataforma.

Se você está pensando em aproveitar o Dia das Mães para vender mais ou se a sua principal motivação é homenagear as mamães nesta data que se aproxima, aconselhamos que você mantenha o foco, planeje com carinho as suas ações, execute o que foi previsto com perfeição e analise os resultados no final do processo.

Pesquisa recente do Google Brasil nos ajuda a conhecer melhor o perfil das mamães brasileiras e entender a importância de aproveitar o Dia das Mães da melhor forma possível. Antes de nos aprofundarmos no perfil das mamães, vamos entender o comportamento do consumidor atual.

O Mundo Mudou e Junto, o Comportamento do Consumidor

Hoje, já somos mais de 120 milhões de brasileiros com acesso a internet, 40 milhões destas pessoas já acessam sites, redes sociais e outros serviços online através de mais de um tipo de dispositivo (PC, Smartphone, Tablet, TV, etc.), os famosos usuários multitelas ou multi screeners. Além disso mais de 61 milhões de pessoas (e-consumers) já compraram através da internet, movimentando mais de 29 bilhões de Reais.

O Youtube se tornou o segundo maior site de pesquisa do mundo, ultrapassando Bing e Yahoo e tendo mais de 11 bilhões de vídeos assistidos online.

Mãe e Filho Internet Mobile

Mobile é a Bola da Vez

Em 2013, segundo dados do IDC, pela primeira vez o número de usuários de mobile phone (Smartphones e Tablets) ultrapassou o número de usuários de PCs e Desktops, e essa diferença vem aumentando ano após ano.

A Qualquer Hora, em Qualquer Lugar

A popularização dos smartphones permitiu que as pessoas tivessem acesso à internet a qualquer hora e em qualquer lugar. 60% dos usuários acessa a internet no trânsito, 18% dos entrevistados informou que utiliza serviços online no banheiro, 29% navegam na grande rede ao acordar e 45% perto da hora de ir dormir.

As pessoas acessam conteúdo quando e onde querem.

mae dirigindo filhos banco tras celular

As Mamães do Brasil

O Brasil possui mais de 53 milhões de mães e o dia a dia da maioria delas é bastante agitado:

  • 80% são responsáveis pelas decisões de compra da casa
  • 58% trabalham
  • 40% são consideradas chefes de família pelos demais moradores do domicílio, composto em média por 3.5 pessoas
  • 11% estudam

Analisando o perfil destas mulheres foi possível segmentá-las em 4 grupos de interesse: Esportistas, Vaidosas, Tecnológicas e Tradicionais.

Mais de 16 Milhões de Mães Praticam Esportes

No segmento das mamães esportistas, identificamos 16 milhões de mães que praticam esportes ou se exercitam regularmente, 12 milhões que gostam de fazer caminhadas e 22,5 milhões que procuram manter uma dieta balanceada.

Se a sua empresa comercializa produtos esportivos fique sabendo que as buscas no Google para os segmentos de roupas esportivas, calçados esportivos e artigos esportivos, cresceu mais de 40% no período anterior ao Dia das Mães de 2014, este intervalo que precede uma data comemorativa importante denominamos de Periódo de busca pré-compra.

Mae e Filha Maquiando

Mais de 30 Milhões Preferem Produtos de Higiene Pessoal de Melhor Qualidade

No grupo das mamães vaidosas, encontramos 15 milhões que procuram se manter atualizadas sobre moda, 30 milhões valorizam produtos de higiene pessoal de qualidade, mesmo que mais caros e 18 milhões que valorizam a opinião de outras pessoas sobre sua aparência.

Se o seu negócio se preocupa com a beleza das mulheres aproveite esta oportunidade, pois as buscas no Google para os termos roupa formal, sapatos, camisetas, maquiagem e perfumes, cresceu mais de 50% no período anterior ao Dia das Mães de 2014.

Mamães Tecnológicas Querem um Smartphone de Presente

Já são mais de 10 milhões de mães querendo ser sempre as primeiras a ter novos eletrônicos, cenário que historicamente era dominado pelos homens, passou a ser valorizado também pelas mulheres. No grupo das mamães tecnológicas, temos ainda 19 milhões que querem estar sempre em dia com as novas tecnologias e 12 milhões que usam 2 aparelhos ou mais para acessar a internet.

Se você atua no ramo de produtos e equipamentos tecnológicos, observe que as buscas no Google para os termos headphone, informática (tablet + notebook), TV, smartphone, cresceram mais de 30% no período anterior ao Dia das Mães de 2014.

Quem Disse que Elas Não Gostam de Cuidar da Casa?

Em tempos de lutas pela igualdade de gênero fica difícil adivinhar como as mamães se sentem em relação ao cuidado com o próprio lar, engana-se quem acredita que as mulheres abandonaram a casa. O que deve ter mudado, é que agora, cuidar da casa passou ser uma atividade compartilhada por toda a família (incluindo companheiro e filhos) e encarada não apenas como uma obrigação das mães/mulheres.

No grupo das mamães tradicionais, encontramos 24 milhões que consideram a cozinha como parte mais importante da casa, 27 milhões estão sempre procurando por ideias para melhorar a casa e 19 milhões que consideram cozinhar uma atividade fascinante.

Para estas mães, os termos de pesquisa que mais cresceram no Google foram: micro-ondas, flores e cestas, lava-louça, móveis, geladeira e fogão, que cresceram mais de 35% no período anterior ao Dia das Mães de 2014.

Mae na Cozinha

Impacte, Envolva, Responda

Se vocês está pensando em ter sucesso na sua estratégia de marketing digital para o Dia das Mães é fundamental ficar atento a estas três palavras-chave, principalmente se a sua estratégia envolve vídeos online no Youtube.

É fundamental que a sua campanha satisfaça as necessidades abaixo:

IMPACTE

  • Tenha coração
  • Tenha causa
  • Seja atemporal
  • Cause empatia

ENVOLVA

  • Seja instigante
  • Crie suspense
  • Faça as pessoas rirem
  • Se divirta

RESPONDA

  • Desperte curiosidade
  • Seja transparente
  • Traga informação
  • Seja confiável

Confira o Comercial da P&G sobre o Melhor Emprego do Mundo

Vai Perder Esta Oportunidade?

Apresentamos diversas justificativas para você executar ações de marketing na internet para o Dia das Mães, agora só depende de você. Envolva a sua equipe de colaboradores, definam o tema da campanha, planejem tudo com muito carinho, contratem os melhores parceiros para suprir as necessidades que vocês não poderão dar conta internamente, coloquem tudo no ar e colham os frutos após o encerramento do cronograma.

Nós da Sigu, podemos lhe ajudar no Dia das Mães, confira o presentão que preparamos para você. Clique aqui.

###

Além do Dia das Mães existem várias outras datas que podem ser aproveitadas por você para melhorar os resultados da sua empresa. Clique aqui e confira como garantir excelentes resultados para sua empresa nas outras datas comemorativas do calendário.


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

Solicite uma proposta



Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

Comentários: