10 Dicas para sua Empresa Conquistar Muito Mais Clientes na Internet

10 Dicas para sua Empresa Conquistar Muito Mais Clientes na Internet

10 Dicas para sua Empresa Conquistar Muito Mais Clientes na Internet

Nos dias de hoje, utilizar estratégias de marketing e comunicação são as melhores formas de interagir com o seu público. Como diz o ditado “A propaganda é a alma do negócio”, e todos nós sabemos que para uma empresa ter destaque na mente do consumidor, é necessário realizar uma boa divulgação dos seus produtos e/ou serviços.

Sabemos que a internet, hoje em dia, é um dos melhores veículos de comunicação para empresas de pequeno e médio porte por conta de diversas vantagens em comparação com a mídia tradicional.

Dentre as principais vantagens do marketing digital, podemos destacar: facilidade de segmentação do público-alvo em campanhas publicitárias, possibilidade de definir um orçamento compatível com o tamanho da empresa, mensuração dos resultados, análise de custo x benefício, quebra das barreiras geográficas, redução do tempo do ciclo de venda, dentre outras.

Pensando nisso, resolvemos listar 10 dicas para que a sua empresa consiga conquistar muito mais clientes utilizando ações de marketing na internet, vamos a elas:

1. Crie Landing Pages para seus produtos ou serviços

Uma das principais ferramentas em estratégias de alta conversão de resultados, Landing Pages são "páginas de pouso" ou páginas de destino onde o seu público acessa e é guiado a realizar uma conversão.

São páginas estrategicamente desenhadas para garantir uma identificação forte com o link que originou o clique do usuário (um Link Patrocinado, um banner, e-mail marketing, etc). São a segunda etapa de uma ação de marketing digital que objetivam puramente a conversão dos acessos em leads ou cadastros. Uma imensa vantagem de mercado para clientes que buscam aumentar os seus resultados pela internet em um curto espaço de tempo com um investimento reduzido.

2. Anuncie no Facebook com o Facebook Ads

Links Patrocinados no Facebook são uma forma eficiente de atingir diretamente o seu público-alvo. É uma estratégia que possibilita a empresa aumentar consideravelmente o tráfego qualificado de seu site ou fanpage, através de anúncios pagos promovidos na rede social.

A grande vantagem do uso de Facebook Ads como forma de complementar sua estratégia de Marketing Digital, é a possibilidade de segmentação do público que será impactado por este anúncio. Através de ferramentas de personalização e geo-segmentação, conseguimos desenvolver uma campanha de anúncios que seja exibida exclusivamente para um público de determinada idade, cidade, sexo e interesses, maximizando enormemente a eficiência da verba investida. 

O Facebook é a maior rede social do planeta e mais de 90 milhões de brasileiros estão cadastrados na plataforma do nosso amigo Mark. O seu cliente com certeza também está lá.

3. Invista em anúncios do Google Adwords

Nem preciso dizer que praticamente todas as pessoas que usam a internet acessam o Google, certo? Já percebeu que em quase todas as pesquisas que você realiza no buscador aparecem alguns links em destaque na parte superior e lateral direita da tela? Pois é, esses são os famosos links patrocinados do Google.

Com o Google Adwords é possível posicionar o seu produto ou serviço em destaque na ferramenta de busca, sem precisar indexar conteúdo de qualidade para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Desta forma o seu cliente poderá ser impactado pela sua empresa sempre que fizer buscas relacionadas aos seus produtos ou serviços.

Com o Google Adwords você define quanto quer investir, isso permite que empresas de todos os tamanhos utilizem essa estratégia de marketing digital para alavancar vendas.

4. Otimize suas ações para dispositivos móveis

Estudo recente, capitaneado pela F/Nazca em parceria com o Datafolha, identificou que 43 milhões de brasileiros acessam a internet através do celular. Outra pesquisa realizada pela Vivera Mobile confirmou que os smartphones já são o meio mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet mesmo em casa (36%), notebooks vem em segundo lugar com 32% e desktops em terceiro lugar com 25%.

Esses dados reforçam a importância dos dispositivos móveis para ações de marketing na internet. O problema é que, normalmente, as páginas que acessamos na grande rede não se adequam perfeitamente às pequenas telas dos celulares. Este é o motivo pelo qual a sua empresa precisa investir em sites e estratégias de marketing digital planejadas carinhosamente para aparelhos com telas menores. É fundamental investir em sites responsivos ou adaptados para smartphones para que você não perca o cliente por conta de uma experiência de uso abaixo do ideal.

5. Tenha formulários para captação de emails de clientes em potencial

Algumas pessoas acreditam que o uso do email vem diminuindo com o surgimento cada vez mais frequente de novas redes sociais e ferramentas de comunicação instantânea, porém gostaria de ressaltar que essa informação não deve ser encarada como um motivo para parar ou reduzir investimentos em ações de email marketing.

O email continua sendo a melhor forma de falar diretamente com o seu público na internet, 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email e 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou mais todo dia.

O que precisa ser feito para que as estratégias de email marketing continuem sendo eficientes é um melhor tratamento na captação de alvos para suas listas de email. É fundamental separar pessoas interessadas no seu produto ou serviço, de alvos que nem sequer ouviram falar sobre a sua empresa.

Se você não tem uma estratégia de email marketing, nem que seja ao menos capturar emails no seu site, você está deixando dinheiro na mesa.

6. Relacione-se com seus clientes através de email marketing

Email marketing é uma forma de marketing direto, onde é possível criar relacionamento e informar ao cliente por meio do envio de e-mails.

As ações de email marketing tem um custo de manutenção muito baixo, você não precisará investir repetidamente em anúncios na internet para atingir o seu público-alvo, a partir do momento que você define as suas estratégias para aquisição de novos alvos, o próximo passo é criar conteúdo de qualidade para eles.

Uma outra grande vantagem do email marketing é que você fala diretamente com o seu cliente, nas redes sociais é necessário estimular uma pessoa para que ela interaja com a sua marca, através de emails você consegue atingir diretamente o alvo, sem precisar de intermediários.

7. Esteja presente nas principais redes sociais

A sua marca é um dos ativos mais importantes da sua empresa, as redes sociais permitem que você apresente sua marca para um grande público e proporciona a manutenção de uma comunicação frequente com as pessoas que se interessarem em seguir a sua empresa na rede, seja no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin ou qualquer outra rede social.

Tenha em mente que a maioria das pessoas está nas redes sociais buscando diversão e contato com amigos e familiares. Posicione sua empresa no Facebook, por exemplo, de forma que ela não invada a privacidade das pessoas com conteúdo meramente comercial. Combine ações de marketing com publicações bem-humoradas, que possam otimizar a imagem da sua empresa junto ao público daquela rede social.

Outra vantagem das redes sociais é que elas funcionam como mais um canal de atendimento ao cliente, permintindo que você seja informado diretamente sobre clientes insatisfeitos, necessidades de um cliente em específico, sugestões e opiniões de seus consumidores, etc. Desta forma, a sua empresa terá condições de responder com mais agilidade a todas as demandas do mercado.

8. Crie conteúdo de qualidade sobre o segmento de negócio em que sua empresa atua

Credibilidade. Essa é uma das palavras mais importantes para diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes na internet. Empresas que criam conteúdo de qualidade saem na frente. Em 1962, a Nestlé inovou trazendo receitas de doces nas embalagens de Leite Moça. O sucesso foi tão grande, que a marca não teve concorrentes para esse produto até os anos 80 e, ainda hoje, muitos falam “leite moça” para se referir a leite condensado.

Hoje, a estratégia continua basicamente a mesma: você atrai e cativa potenciais clientes através de conteúdo relevante, constrói uma relação de confiança com eles e então é possível estimulá-los a agir, comprando um produto ou serviço.

Uma estratégia de inbound marketing requer dedicação e paciência, afinal, confiança não se ganha da noite pro dia.

9. Permita que seu cliente fale com a sua empresa através do chat online

Quantas vezes você já acessou um site e teve uma dúvida que precisava ser respondida imediatamente? Quantas vezes você pegou o telefone e ligou para esclarecer essa dúvida? E se o site da empresa tivesse um chat online para você entrar em contato rapidamente?

Pois é, o Chat Online permite que o visitante do seu site entre em contato imediatamente com um colaborador da sua empresa, sem precisar sair do computador. Com a necessidade, cada vez maior, de recebermos respostas rápidas no mundo atual, essa ferramenta permite humanizar o seu site, colocando uma pessoa real a disposição do seu cliente durante toda a navegação.

Além da vantagem do atendimento imediato, o sistema de chat online também costuma ser mais barato quando comparado com uma central de tele atendimento – o que também é interessante para quem está ingressando agora no mercado de e-commerce e tem a intenção de reduzir despesas.

10. Monitore os resultados

Finalizando as nossas dicas de hoje, ressalto que não adianta investir em estratégias de marketing digital se você não souber o que está gerando bons resultados para sua empresa. E essa é uma das grandes vantagens das ações de marketing na internet em relação à mídia offline (tradicional). Na internet, todas as ações que você realiza são mensuráveis.

É possível saber quantos cliques um determinado anúncio no Google recebeu. Quais os horários que geram mais visitas ao seu site a partir de ações de email marketing. Quantas pessoas compartilharam uma publicação da sua empresa no Facebook e muitas outras estatísticas. Quantas compras foram realizadas durante a campanha? Quantas pessoas se cadastraram na promoção? Quantas vezes o seu site foi acessado através do link do email marketing? Todas essas informações podem ser obtidas através de diversas ferramentas e softwares de análise.

Avaliar e decidir quais ações devem ser mantidas ou impulsionadas e quais ações devem ser suspensas ou melhor avaliadas é um trabalho que a Sigu pode executar em parceria com a sua empresa. Fale conosco.


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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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