10 Excelentes Dicas para Criar o Site Mobile da sua Empresa

10 Excelentes Dicas para Criar o Site Mobile da sua Empresa

10 Excelentes Dicas para Criar o Site Mobile da sua Empresa

No segundo trimestre de 2014, foram vendidos mais de 13 milhões de smartphones aqui no Brasil. Isso significa que ter um site otimizado para celulares e outros dispositivos móveis deixou de ser opcional e passou a ser fundamental para a estratégia de marketing digital da sua empresa.

Alguns especialistas garantem que é um erro adaptar o seu site atual para smartphones e tablets, eles afirmam que o ideal é criar um novo site totalmente planejado para dispositivos móveis.

Vamos conferir agora algumas dicas para que a sua empresa tenha o melhor site mobile possível.

10. Uma Caixa de Pesquisa

Dispositivos móveis são menores e por este motivo a navegação em sites se torna menos simples. A navegação do usuário pode se tornar muito mais fácil se ele puder pesquisar rapidamente o que ele está querendo no seu site. Disponibilize uma caixa de busca que apresente apenas os resultados mais relevantes para maximizar a experiência de uso do seu site mobile.

9. Informe aos Visitantes como Alcançar os Objetivos

Tenha sempre botões de ação (call-to-action) visíveis e destacados na parte superior do seu site mobile. Essa estratégia irá ajudar a gerar conversões com mais frequência. Além disso, ajudará os visitantes a encontrarem o que estão procurando mais rapidamente.

8. Identifique o que os Consumidores Querem

Isso irá ajudar a criar um website que atende as necessidades dos visitantes. Não introduza conteúdo desnecessário nas páginas, foque no que faz os seus consumidores felizes. Usuários mobile querem ter uma experiência de navegação impecável e podem abandonar o seu site se ele for muito complexo para navegar.

7. Mantenha um Telefone para Contato Visível

Baseado em estatística do Google, 48% das buscas mobile são finalizadas com um telefonema e 29% geram uma compra. Isso demonstra a importância de se ter um número de telefone visível com a funcionalidade de click-to-call (clique para ligar) ativada. Adicionalmente, apresente informações sobre a sua filial mais próxima à localização do visitante, já que 94% dos usuários mobile estão buscando informações de locais próximos.

6. Ajude os Usuários a Encontrar os Produtos

Se você vende produtos online, você sabe o quanto é importante deixar uma primeira impressão. Por conta do tamanho de tela reduzido, é fundamental permitir que os visitantes encontrem o produto certo que eles estão procurando. Usar um conjunto de filtros detalhados e efetivos, definitivamente, fará a diferença e melhorará a experiência de navegação do seu site.

5. Analise o que Outras Empresas estão Fazendo

Essa dica é extremamente importante para você coletar ideias que podem otimizar a criação do seu site. Não se limite a analisar apenas empresas do seu segmento. Procure por organizações que lhe ajudem a ter ideias diferenciadas.

4. Design Responsivo nem Sempre é a Melhor Escolha

Um design responsivo é uma excelente maneira de se ter um site mobile, porém, nem sempre é o suficiente para gerar uma boa experiência de navegação. Você pode criar um site específico para dispositivos móveis, com uma URL alternativa e criar algo totalmente diferente para usuários de smartphones e tablets. Isso permitirá que você customize os botões de ação (call-to-action), textos, o menu do site e muitas outras funcionalidades, dependendo das suas necessidades.

3. Continue Otimizando o seu Site Mobile

Depois que o seu site estiver pronto e publicado, não esqueça de analisar os dados do Google Analytics e avaliar quais elementos não estão gerando os resultados esperados e merecem uma atenção especial. Faça as mudanças necessárias e analise o impacto que elas terão na performance do seu negócio.

2. Integre o Tráfego do seu site Mobile com Outras Plataformas

Muitas pessoas que visitam um site através de um dispositivo móvel gostariam de comprar posteriormente através de um computador desktop, diretamente na loja ou em outro momento do dia. O Google também menciona que mais de 50% do tráfego mobile da rede de lojas Walgreens é gerado por pessoas que já estão em uma de suas lojas.

1. Vá Além das Conversões do seu Próprio Site

Muitas empresas acreditam que as métricas que precisam ser analisadas em relação ao site mobile são apenas o custo por venda e a lucratividade média por venda. Entretanto, existem outros fatores que precisam ser considerados.

Conclusão

Você não deve ter um site mobile apenas porque você acha que precisa ter um site mobile. Avalie as 10 dicas que apresentamos e desenvolva um projeto de site para dispositivos móveis que realmente gere resultados para a sua empresa.

Fonte: Search Engine Journal


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Autor:

Sócio e diretor de tecnologia da Sigu Marketing Digital. Analista de Sistemas, atua desde 2002 na área, especialista na plataforma Microsoft ASP.NET.

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